Atas Deliberativo 2016

Ata  1, 12-01-2016

aos 12 dias do mês de janeiro do corrente, o senhor presidente do concelho deliberativo, Paulo Nunes, abriu os trabalhos do dia, e por indicação do conselheiro Bruno Rauber, Rafael Matos e sua indicação foi aceita pelo presidente do mesmo. foi escolhido para secretariar os trabalhos.
Foi deliberado e decidido por unanimidade pelo concelho, que toda a primeira terça-feira de cada mês este concelho se reunirá, para as deliberações. A exceção do mês de Fevereiro em que por consenso a reunião se dará na primeira quarta-feira do mês. As reuniões se darão sempre com primeira chamada as 18:00 e com segunda chamada as 18:30.
O presidente do concelho fiscal e deliberativo, passa a palavra ao presidente da ACERGS, Gilberto Kemer, que se fez presente. O presidente da ACERGS saudou os conselheiros eleitos e nos fez uma explanação da situação administrativa e financeira da entidade, colocando o Concelho Fiscal e Deliberativo a par da mesma.
Dando seguimento a ordem do dia, após deliberação, foi decidido por unanimidade que o senhor Paulo Nunes será o presidente deste concelho, e Rafael Matos foi eleito secretário do mesmo, também por unanimidade.
Dando seguimento, deliberou-se pela formação da comissão de sindicância, solicitada pela Assembleia Geral que tratará da análise das contas do ano de 2014,por maioria de 6 votos a 3, decidiu-se que ela será composta por 3 conselheiros, 1 membro do concelho administrativo, e um contador. A seguir, se auto indicaram para compor essa comissão de sindicância os seguintes conselheiros, Janete Vernes, Marilei de Campos e Rafael Matos.
Como último item da pauta, foi escolhida por deliberação a Comissão Fiscal deste concelho, com os seguintes membros, Celso Ramos , Nelson Plett e Paulo Nunes.
Não tendo mais nada a se deliberar na ordem do dia, o presidente encerrou  a reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata que segue assinada por mim e pelo presidente deste concelho, Porto alegre, 12 de Janeiro de 2016.
Secretário Rafael Matos:
Presidente Paulo Nunes:

Ata extraordinária 002 de 2016 do Conselho Fiscal e Deliberativo.

Aos 3  dias do mês de Fevereiro do corrente, o senhor presidente deste Conselho, Paulo Nunes deu início a esta reunião extraordinária, realizada em primeira chamada. Registra-se a ausência do conselheiro Bruno Rauber, previamente justificada. O presidente informou aos demais, que por motivo de atraso justificado do secretário deste conselho, Rafael Matos, gravará o início da reunião até a chegada do mesmo, para que não se necessite escolher um secretário eventual.
A seguir o presidente passa esclarecimentos fundamentais aos conselheiros sobre a formação das comissões de sindicância a serem instaladas.
Ficou determinado que: a comissão de sindicância 1, que trata do relatório circunstanciado 1,será composta pelos conselheiros: Bruno Rauber, Oneide Figueiredo Irena Szarblewsdaska presidente o conselheiro Bruno Rauber, a contar da data de 17 do corrente mês, contar-se-á 15 dias úteis para a apuração dos fatos.  A comissão de sindicância do relatório circunstanciado 2, será composta pelos conselheiros: Janete Vernes, Marilei Dutra de Campos e Nelson Pletsch, sendo o mesmo o presidente da comissão, tendo o prazo de 45 dias úteis para a conclusão da mesma.
Foi explanado pelo presidente, o quão importante é o sigilo dos membros deste conselho quanto as comissões de sindicância, sendo solicitado a todos os membros total discrição e
responsabilidade sobre os fatos tratados.
Em face da maioria dos conselheiros não haver se debruçado sobre a matéria da renovação do regimento interno, a mesma ficou para a próxima reunião.
Registra-se o desacordo da conselheira Marilei Dutra de campos quanto a troca de membros na comissão de sindicância 2.
Registra-se que em face da falta, previamente comunicada, do conselheiro Bruno Rauber, o presidente convocou a primeira suplente, Bernadete Vidal,, a mesma informou não ser possível a convocação a não ser em falta definitiva do titular.
Ficou previamente acertado que o novo regimento interno será votado na próxima reunião extraordinária.
Toma a palavra o conselheiro Nelson Pletch para tratar dos encaminhamentos sobre a comissão de sindicância. Ficou decidido que entra em substitutivo ao conselheiro Rafael Matos, o conselheiro nelson pletsch, que será presidente da mesma. Esta comissão terá a incumbência de analisar as contas do ano de 2014.
Em seguida se votou a ata da reunião passada, aprovada por unanimidade.
Não tendo mais nada a deliberar, o presidente deu por encerrada essa reunião.
Não tendo mais nada a registrar lavrei a presente ata, assinada por mim e pelo presidente deste concelho.
Rafael matos
Paulo Nunes.

Ata 03-2016 Extraordinária do Conselho Fiscal e Deliberativo.

As 18 horas e 30 minutos do dia 1 de março do corrente, o senhor Paulo Nunes presidente deste Conselho declarou aberta reunião extraordinária do mesmo.
Registra-se a ausência não justificada do conselheiro Nelson Pletsch.
Registra-se a presença a esta reunião do associado Luciano Reis Ninov.
O presidente explanou o andamento das comissões 1 e 2, que as mesmas estão nos seus processos normais de andamento, estando no aguardo a comissão 01 do parecer jurídico, e a comissão 02 do parecer contábil, para que ambas possam dar sequência aos seus trabalhos.
Após deliberação deste conselho, aprovou-se por unanimidade, solicitação do Conselho Administrativo para prorrogação de promoção relativa a mensalidades devidas.
Dando seguimento a pauta, procedeu-se votação para referendar novo Regimento da entidade, com votação nominal. Aprovado por unanimidade.
Por proposição do conselheiro Oneide de Sousa Figueiredo, o senhor presidente coloca em votação o relatório de atividades de 2014 aprovado com uma abstenção, do Conselheiro Bruno Rauber.
Os conselheiros acatam a sugestão do secretário Rafael Matos, e concedem um voto de louvor especial ao senhor Airto Viana Chaves, diretor de patrimônio e finanças desta entidade, pelo importante serviço prestado ao departamento esportivo da mesma, criando sem uso de recursos da entidade, baseado em sua força de vontade, dedicação e doações de pessoas amigas, um alojamento para os atletas desta entidade, para que a estadia dos atletas de fora seja plenamente confortável, e para servir os atletas locais que por ventura precisem.
Este conselho concede voto de louvor a equipe de atletismo da ACERGS, pela participação no Circuito Caixa de atletismo, que se realizou de 19 a 21 de fevereiro do corrente.
Fica determinado que na próxima reunião deste conselho, será apreciado o plano de ação
2016.
Nada mais tendo a considerar, o presidente encerrou a presente reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Paulo Nunes
Rafael Matos

Ata 004-2016 extraordinária do Conselho Fiscal e Deliberativo.

Porto Alegre 28 de Março de 2016.
Registra-se a presença dos seguintes membros do Conselho Administrativo: Gilberto Kemer, Altair Fagundes de oliveira e Airto Viana Chaves.
Registra-se a ausência justificada do conselheiro Oneide de Souza Figueiredo e a ausência não justificada da conselheira Marilei Luzia de Campos.
Registra-se a presença dos representantes da empresa Gramados América.
Aos 28 dias do mês de Março do corrente, por convocação do presidente do Conselho Administrativo, reuniu-se na Sede administrativa este Conselho, para tratar da seguinte pauta: proposta de arrendamento de parte do terreno da Sede Social. Deu início a reunião o senhor presidente do Conselho Administrativo, discorrendo sobre as conversas até então mantidas com os representantes da empresa Gramados América,.
Os sócios proprietários representantes da mesma, fizeram uma explanação para os membros deste conselho, sobre o projeto a ser desenvolvido na área, que será constituído de:
Melhoria e terraplanagem da área;
Construção de 3 quadras, com grama sintética, sendo duas de 1200 metros quadrados, e uma de 800 metros;
Reforma das áreas anexas, tais como vestiários, áreas de circulação, estacionamentos, iluminação e cercamento.
A área em questão é a que fica ao lado do salão de festas. Previsão de investimentos: R$500.000,00, investimento bancado integralmente pela empresa, sem nenhum envolvimento da ACERGS nas garantias, inclusive, sem envolvimento de patrimônio da entidade. Prazo do arrendamento: 15 anos. Aluguel mensal, aproximadamente de R$4000,000, corrigidos anualmente pelo IGPM, e cedência de 28 horários nobres de quadra para uso, ou disponibilização da ACERGS.
Foi proposto pelo conselheiro Nelson Pletsch, e a empresa ficou de avaliar a disponibilidade, da construção de uma quadra de Goalball, exclusiva para a entidade.
Este conselho por unanimidade aprovou a continuidade das negociações  entre a ACERGS e a empresa Gramados América.
Nada mais tendo a deliberar o presidente deste conselho, senhor Paulo Nunes, deu por encerrada a presente reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Paulo Nunes, presidente.
Rafael Matos, secretário.

Ata 005 Ordinária, do Conselho Fiscal e Deliberativo, Porto Alegre 5 de Abril de 2016.

Aos 5 dias do mês de Abril do corrente, as 18:15 minutos, o senhor presidente deste conselho declarou aberta esta reunião.
Registra-se a presença dos senhores membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, presidente, Guilherme Souza primeiro vice-presidente e Altair Fagundes de Oliveira, segundo secretário.
Como primeiro ato, foi dada a posse a Comissão de Sindicância permanente deste conselho, composta pelos senhores, Valdair da Rosa Silva, Volnei Benfica e Mário Bernardino Martins Nunes, conforme Artigo 38,,, do Estatuto, combinado com artigo 14, alíneas A e B do Regimento Interno, para mandato de 1 ano.
Registra-se o protesto da conselheira Marilei Luzia de Campos, por não ter sido consultada quanto a formação da Comissão de Sindicância permanente.
Após, o senhor presidente deste conselho prestou esclarecimentos sobre a formação da Comissão de Sindicância permanente.
Tomou a palavra para saudar a Comissão de Sindicância formada, e também este conselho, o senhor presidente do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer.
Foram postas em votação as atas das últimas 3 reuniões, aprovadas por unanimidade.
Determinou o presidente deste conselho, que as demandas de materiais, projetos, dentre outros, sejam encaminhadas a ele para que possa providenciar suas resoluções aos conselheiros que necessitarem.
Aprovou-se a convocação para a reunião de maio, do senhor tesoureiro da entidade, Airto Viana Chaves, e para a reunião de Junho do Senhor Glailton Winkler segundo vice-presidente de esporte e cultura, para prestarem esclarecimentos, sobre o trabalho desenvolvido em suas áreas. O presidente deste conselho, solicita aos seus pares, que encaminhem seus questionamentos, com antecedência de 10 dias da reunião, não devendo ultrapassar 3 questionamentos por conselheiro.
Após deliberação deste conselho aprovou-se o plano de ação 2016 do Conselho Administrativo.
Em seguida foi colocada em votação a previsão orçamentária do Conselho Administrativo para
2016, aprovada por unanimidade.
Registra-se a colocação da conselheira Marilei de Campos, sobre evento proposto pela mesma em 2015, o qual não foi aceito pelo conselho administrativo. Segundo alegação da mesma, o CTG 35, entraria com local e infraestrutura, a entidade se beneficiaria de divulgação do seu trabalho, e lucro de R$5000,00.
Foi posta em votação lista de pessoas físicas e jurídicas a serem homenageadas pelo Conselho administrativo no dia 1 de maio, e este conselho inclui os seguintes nomes: Adão Zanandréa, Scheila Rede e Marco Antônio Bertoglio. Aprovada por unanimidade.
Registra-se o aumento de prazo do relatório circunstanciado 2, para 120 dias.
Registra-se o aumento de prazo do relatório circunstanciado 1 para 35 dias, sobre o qual, o presidente desta comissão, conselheiro Bruno Rauber, prestou os devidos esclarecimentos sobre o aumento de prazo.
Registra-se voto de louvor a equipe de goalball da ACERGS pela participação no Regional Sul da modalidade, com destaque para a equipe feminina que foi campeã.
Registra-se voto de louvor a equipe de judô da ACERGS pela participação no Gramprix
Infraero, onde nossos atletas foram campeões na categoria iniciante, dentre outras colocações.
Registra-se voto de louvor ao conselheiro Bruno José Rauber pela graduação em Mestrado de fisioterapia da sua filha, senhora Bianca Rauber, secretária da entidade.
Nada mais tendo a deliberar, o senhor presidente deu por encerrada esta reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata, assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Paulo Nunes, presidente:
Rafael Matos, secretário.

Ata 006-2016 Extraordinária do Conselho Fiscal e Deliberativo.

Aos 3 dias do mês de Maio de 2016, o Senhor Presidente deste Conselho declarou aberta reunião extraordinária 006-2016 do Conselho Fiscal e Deliberativo.
Registra-se a presença do senhor Airto Viana Chaves, 1º Tesoureiro, que comparece por convite deste Conselho para responder questionamentos sobre a área financeira da entidade, e o Senhor Gilberto Kemer, Presidente do Conselho Administrativo, como convidado.
O senhor Presidente do Conselho Administrativo Gilberto Kemer, fez alguns esclarecimentos sobre projetos em andamento. De imediato o Senhor Presidente Paulo Nunes passou a palavra ao Tesoureiro da entidade para suas considerações, solicitando aos senhores e senhoras conselheiras que façam quaisquer questionamentos ao fim de cada esclarecimento prestado pelo tesoureiro às respectivas perguntas.
Após o senhor Airton Viana Chaves fez uma explanação sobre a área financeira respondendo os questionamentos encaminhados previamente pelos senhores Conselheiros.
O senhor Presidente deste Conselho registra e-mail enviado à suplente Sra. Bernadete Vidal convocando-a para suprir a vacância temporária no Conselho.
Registra-se o não comparecimento justificado dos Conselheiros Oneide de Souza Figueiredo e Irena Zbleusca.
Registra-se a falta não justificada da Conselheira Bernadete Vidal.
O Secretário deste Conselho, Sr. Rafael Matos, citou o Art. 50, Caput e Inciso I do Regimento interno, e que não mais fará alterações na Ata após a lavratura da mesma.
Foi prestado informações sobre o andamento dos processos circunstanciados neste Conselho pelos respectivos presidentes de cada Comissão.
Em seguida se colocou em votação a Ata 005/2016, que foi aprovada por unanimidade.
Não tendo mais nada a deliberar, o presidente deste conselho declarou encerrada a reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata, assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Paulo Nunes
Rafael Matos

Ata-007-2016 do conselho fiscal e deliberativo, extraordinária. Porto Alegre, 31 de Maio de 2016.

As 18:00 do dia 31 do mês de Maio do corrente ano, o senhor presidente declarou aberta Reunião extraordinária do conselho fiscal e deliberativo.
Ao iniciar os trabalhos, o senhor Conselheiro Bruno Rauber, procedeu a leitura dos documentos que compõe o processo, resultante do relatório Circunstanciado 001-2016 do Conselho Administrativo, onde a associada Líres Terezinha Antunes de Lima, é denunciada.
Após foi concedido 10 minutos a associada Lirs Terezinha Antunes de Lima, para suas alegações, e sustentação oral de sua defesa.
Após o presidente deste conselho tomou a palavra para algumas colocações feitas a senhora Líres Terezinha Antunes de Lima.
Registra-se a abstenção de voto do senhor secretário, conselheiro Rafael Matos, por não se considerar apto a votar, devido a ter sido citado, na ocasião onde ocorreram os fatos que levaram ao processo.
Após o presidente colocou em votação o relatório da Comissão de Sindicância, aprovado por 7 votos sim, e uma abstenção, o senhor presidente deste conselho, não votou por não ter havido empate.
Após o senhor conselheiro Bruno Rauber, prestou a associada Lires Terezinha Antunes de Lima, esclarecimentos sobre os direitos de recurso que lhe assistem.
Após o senhor presidente deste conselho prestou esclarecimentos sobre a advertência assinada pela associada Líres Terezinha Antunes de Lima.
a conselheira Marilei de Campos procedeu a leitura da advertência dada a senhora associada Lires Terezinha Antunes de Lima.
Não tendo mais nada a deliberar, o senhor presidente declarou encerrada essa reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata, assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Presidente: Paulo Nunes
Secretário: Rafael Matos.

Ata-008-2016 ordinária do Conselho Fiscal e Deliberativo, Porto Alegre 07 de Junho de 2016.

As 18:15 do dia 7 de Junho do corrente ano, o senhor presidente deste conselho deu por iniciada reunião ordinária do mesmo.
O presidente esclarece que devido a adversidades dos últimos dias o convite feito ao segundo Vice-presidente, esporte e cultura, senhor Glailton Wincler, foi transferido para a reunião a se realizar em 5 de Julho de 2016.
Foi lida Carta convite do SENALBA, para informação de todos quanto aos serviços disponibilizados.
O presidente esclareceu a este conselho, que no que toca a convocação de suplentes, seguirá o que diz o Regimento Interno da ACERGS, de acordo com os pareceres jurídicos que solicitou a respeito do tema. Comunica portanto, que os suplentes convocados que não se façam presentes, terão falta não justificada registrada em ata.
O Conselheiro Nelson Pletsch, presta esclarecimentos sobre o andamento do relatório circunstanciado 002-2016. O processo continua em posse do contador do SECRASO para emissão de parecer.
O senhor presidente do conselho comunica que foi concedido prazo adicional a associada Líres Terezinha Antunes de Lima, para apresentar seu recurso, referente ao Relatório Circunstanciado 001-2016, em virtude de situação excepcional. Sendo o mesmo estendido até 15 de Junho de 2016.
O presidente do conselho prestou esclarecimentos sobre o andamento do relatório circunstanciado 003, e nos põe a par do parecer da Comissão de Sindicância permanente, que recomendou o arquivamento do processo por não considerar matéria suficientemente substancial ao ponto de gerar processo disciplinar. Em votação nominal, foi aprovado o arquivamento do relatório circunstanciado com exceção do voto do conselheiro Rafael Matos, que votou pela continuidade do processo.
Aprovada a ata 006-2016, extraordinária, por unanimidade, com a retirada do texto que segue: “ O Secretário deste Conselho, Sr. Rafael Matos, citou o Art. 50, Caput e Inciso I do Regimento interno, e que não mais fará alterações na Ata após a lavratura da mesma.” Os demais itens não foram prejudicados.
Aprovada ata 007-2016, extraordinária, por unanimidade.
O senhor presidente comunica a este conselho o arquivamento do relatório circunstanciado 004-2016, arquivamento este solicitado pelas partes envolvidas.
Registra-se cumprimento ao senhor presidente deste conselho, Paulo Nunes, por ter sido eleito vice-presidente do CONDEPA.
Fica determinado por este conselho, que por não haver satisfação plena, quanto aos esclarecimentos prestados, quando do seu comparecimento junto a este conselho, o senhor tesoureiro, Airto Viana Chaves, será novamente convocado, com data a definir. A resolução foi aprovada com a exceção do voto do conselheiro Rafael Matos., e o conselheiro Oneide de Souza Figueiredo se absteve de votar.
Não tendo mais nada a deliberar, o senhor presidente deste conselho deu por encerrada a reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata, assinada por mmim e pelo presidente deste conselho.
Presidente: Paulo Nunes
Secretário: Rafael Matos.

Ata 009-2016 extraordinária do Conselho Fiscal e Deliberativo, Porto Alegre, 16 de junho de 2016.

As 18:30 do dia 16 de Junho do corrente ano, o senhor presidente declarou aberta reunião extraordinária deste conselho, com o fim de ouvir a apresentação do balanço financeiro do exercício 2015, a ser apresentado pelo senhor Alexander Rutekosky, contador da empresa GCA3.
Dando início o senhor Alexander Rutkosky procedeu a leitura do balanço, do exercício contábil 2015.
Após a leitura foi aberto espaço para esclarecimentos de dúvidas dos conselheiros junto ao contador, todos devidamente respondidos.
Não tendo mais nada a deliberar, o senhor presidente deste conselho declarou encerrada a reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata assinada por mim e pelo presidente deste conselho.

Presidente: Paulo Nunes
Secretário: Rafael Matos

Ata 010 extraordinária do Conselho Fiscal e Deliberativo. Porto Alegre 23 de Junho de 2016.

As 17 horas do dia 23 de Junho do corrente ano, o senhor presidente deste conselho, declarou aberta reunião extraordinária do mesmo, afim de analisar e referendar parecer da Comissão Fiscal deste conselho, quanto as contas de 2015.
Registra-se a ausência não justificada dos seguintes conselheiros: Irena Szarblwski, Marilei de Campos e Oneide de Souza Figueiredo.
Dando início a senhora Ângela, funcionária, procedeu a leitura do parecer emitido pela comissão fiscal deste conselho, relativo as contas do exercício 2015. O parecer foi acolhido por unanimidade pelo Conselho Fiscal e deliberativo.
Não tendo mais nada a deliberar, o senhor presidente declarou encerrada esta reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Presidente: Paulo Nunes
Secretário: Rafael Matos.

Ata 011-2016 extraordinária do Conselho fiscal e deliberativo.. Porto Alegre 05 de julho de 2016.

As 18:15 do dia 5 de Julho do corrente ano, o senhor presidente deste conselho declarou aberta reunião extraordinária do mesmo.
Registra-se a presença da conselheira suplente Santa Marta Nunes,, como assistente da reunião.
Registra-se a ausência justificada da conselheira Janete Vernes.
Ficou decidido por este conselho, que a segunda chamada das reuniões se dará sempre 15 minutos após a primeira chamada.
Foi interposto recurso pela associada Líres Terezinha Antunes de Lima quando ao Relatório Circunstanciado 001, o mesmo foi indeferido por decisão monocrática do presidente deste conselho.
Foi interposto recurso quanto ao relatório circunstanciado 003 pelo Conselho Administrativo, o mesmo foi indeferido por decisão monocrática do presidente deste conselho.
Registra-se discordância e descontentamento do conselheiro Rafael Matos com a decisão monocrática do presidente deste conselho de indeferir o recurso interposto pelo Conselho Administrativo quanto ao relatório circunstanciado 003.
O presidente deste conselho pede que se registre o seguinte: a colocação feita pelo conselheiro Rafael Matos quanto ao recurso interposto pelo Conselho Administrativo referente ao relatório circunstanciado 003, não deve ser considerada pois a presidência deste conselho considera o mesmo parte interessada no processo.
O presidente prestou esclarecimentos quanto ao relatório circunstanciado 002-2016, que se encontra no aguardo de parecer do departamento jurídico do SECRASO-RS.
Registra-se a colocação do conselheiro Bruno Rauber: pede que se registre o seguinte: é inaceitável que coordenadores de departamentos da ACERGS sendo eles:, Maicon Tadler, Vanessa Cuba e Bruna Schatschneider, não estejam com suas obrigações sociais em dia.
Não tendo mais nada a deliberar, o senhor presidente deu por encerrada a reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Presidente: Paulo Nunes.
Secretário: Rafael Matos.

Ata 012-2016 ordinária, porto alegre, 2 de Agosto de 2016.

Aos 2 dias do mês de Agosto do corrente ano, as 18:15 o presidente deste conselho deu por iniciada reunião ordinária do mesmo, em segunda chamada.
Registra-se falta justificada do conselheiro Celso Ramos.
Registra-se falta não justificada dos seguintes conselheiros: Marilei de Campos e Oneide de Souza Figueiredo, bem como da conselheira suplente Bernadete Vidal, que foi convocada para suprir ausência.
As atas 009, 010 e 011, foram aprovadas por unanimidade.
Aprovado por unanimidade, convite ao senhor primeiro vice-presidente, Guilherme dos Santos Souza, para prestar esclarecimentos sobre sua área de atuação.
O conselheiro Bruno Rauber lembra que até o último dia útil de Agosto, deverá ser encaminhado pelo presidente do Conselho Administrativo ao presidente deste conselho, balancete semestral da entidade.
Não tendo mais nada a deliberar, o presidente deste conselho deu por encerrada esta reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Presidente: Paulo Nunes
Secretário: Rafael Matos

Ata 013-2016 extraordinária, porto alegre 12 de setembro de 2016

Primeira chamada: 18:00
Segunda chamada 18:15
As 18:15 do dia 12 de setembro do corrente ano, o senhor presidente deste conselho deu por iniciada reunião extraordinária do mesmo.
Registra-se a ausência não justificada dos seguintes conselheiros: Oneide de Souza Figueiredo e Celso Ramos.
Registra-se a presença do senhor, primeiro vice-presidente, Guilherme Souza, que comparece a convite desse conselho, para nos esclarecer sobre sua área de atuação na entidade.
Os conselheiros saudaram o senhor primeiro vice-presidente, em seguida deram início a fase de perguntas.
O senhor Guilherme Souza fez uma breve explanação sobre suas áreas de atuação, são elas: serviço social, braile, orientação e mobilidade, psicologia e atividades da vida diária, esta última, por hora, não está em vigor por falta de recursos.
Em seguida os conselheiros dirigiram questionamentos ao senhor primeiro vice-presidente, que os esclareceu a todos.
Registra-se protesto veemente do conselheiro Bruno Rauber, pela violação das atribuições estatutárias do presidente do Conselho Administrativo, em não ter repassado o balancete semestral, ao presidente deste conselho até o último dia útil do mês de Agosto.
O presidente deste conselho informa que o relatório circunstanciado 002-2016, está aguardando parecer jurídico do SECRASO.
Não tendo mais nada a deliberar, o presidente deste conselho deu por encerrada a reunião.
Não tendo mais nada a registrar, lavrei a presente ata, assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Presidente: Paulo Nunes.
Secretário: Rafael Matos.

Ata-015-2016 ordinária, porto alegre 06 de Dezembro de 2016

Primeira chamada 18:00
Segunda chamada 18:15
As 18:15 do dia 6 de Dezembro do corrente ano de 2016, o senhor presidente deste conselho deu por iniciada reunião ordinária do mesmo.
Registra-se ausência justificada dos conselheiros Marilei de Campos e Celso Ramos.
Registra-se a presença do senhor presidente desta entidade, Gilberto Kemer.
Registramos a presença do senhor segundo vice-presidente Glailto Winkler, para esclarecimentos relativos a sua área dentro da entidade.
O presidente deste conselho prestou esclarecimentos sobre o relatório circunstanciado 002-2016. Que aguarda parecer jurídico do SECRASO.
O presidente deste conselho determina o seguinte: a partir de janeiro de 2017 todas as justificativas de faltas de conselheiros deverão ser encaminhadas por escrito, respeitando estritamente os dispositivos regimentais e estatutários.
Fica alterada a reunião ordinária de janeiro de 2017 para a segunda terça-feira de janeiro, a saber dia 10 de janeiro de 2017.
Não tendo mais nada a tratar, o presidente deste conselho deu por encerrada a presente reunião,
Não tendo mais nada a registrar lavrei a presente ata assinada por mim e pelo presidente deste conselho.
Presidente Paulo Nunes
Secretário: Rafael Matos.

Ata Extraordinária 016/2016 do Conselho Fiscal e Deliberativo.

Porto Alegre 20 de dezembro de 2016
Primeira chamada às 18h15min
Segunda chamada às 18h30min
Aberta reunião pelo Sr. Presidente, o mesmo solicita a Conselheira Irena Szarblewsqa para secretariar a mesma.
Registre-se a não presença justificada dos conselheiros Rafael Matos e Celso Ramos.
Registre-se o protesto do Conselheiro Bruno Rauber pelo atraso na prestação de contas do 1º Semestre.
Registra-se a presença do Sr. Alexander Rutekosky, da empresa GCA3, que prestará informações sobre o Balanço do 1º Semestre.
Registra-se a presença do Sr. Presidente do Conselho Administrativo Gilberto Kemer.
O Sr. Alexander Rutekosky explicou que em função de alterações no funcionamento do Livro Caixa buscando o aperfeiçoamento para melhor prestação de contas, ocasionou o atraso na prestação das mesmas;
Após as explicações técnicas, o Sr. Alexander Rutekosky foi questionado pelos membros do Conselho respondendo plenamente as questões formuladas.
Registra-se também esclarecimentos do Sr. Presidente do Conselho Administrativo quando se fez necessário.
Satisfeitos com os questionamentos e as respostas, os Conselheiros aprovaram por unanimidade a Prestação de Contas do 1º Semestre de 2016.
Nada mais tendo a registrar, lavrei a presente Ata que segue assinada por mim, Irena Szarblewsqa, e pelo Sr. Presidente Paulo Nunes.