Após 7 anos, Goalball Masculino da ACERGS volta ao cenário nacional

Os times Masculino e Feminino da modalidade de Goalball da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) participaram nos dias 08 a 11 de maio do Regional Sul de Goalball 2019 na cidade de Foz do Iguaçu/PR, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), onde participaram 10 equipes masculinas e 5 femininas que buscavam o título desta etapa regional e alguns times a vaga para participar da Copa Loterias Caixa de Goalball – Séie B.

Com foco no objetivo de conquistar a vaga para a etapa nacional da modalidade, os times da ACERGS iniciaram seus confrontos no dia 09, no feminino, as meninas venceram o time EEEJAA de Rio Grande/RS, porém o masculino perdeu para a forte equipe do IRM.

Na segunda partida o time feminino vence com tranquilidade as meninas da ADEA, o masculino venceu os paranaenses da ADEVIMAR. Na sexta-feira dia 10 pela manhã o time masculino, em uma partida disputada, “lance a lance”, ganhou da ADEVIFOZ, já as meninas empataram com a equipe catarinense da ADEVLASC. No turno da tarde os times da ACERGS vencem por “Game” (com a diferença de 10 gols a partida finalizada) no masculino a EEEJAA e no feminino a ADEVIFOZ.


Com estes resultados o time masculino classificou-se para a Semifinal e garantiu a vaga para o brasileiro série B que era seu principal objetivo e o time feminino classificou-se para a grande Final do Regional, valendo também a desejada vaga.
As semifinais do naipe masculino ocorreram no mesmo dia a noite, o time da ACERGS fez uma partida difícil contra a ACESA, mas acabou perdendo e indo para disputa do terceiro lugar no dia seguinte.


No último dia da competição (11) na primeira partida os meninos da ACERGS já com a vaga garantida entraram em quadra em busca do Bronze, porém não conseguiram vencer a experiente equipe da AMACAP, ficando em quarto lugar. Devido a uma lesão o atleta Ronaldo não pode participar desta partida.

No feminino, apesar de ter ficado em primeiro lugar na fase de grupo, na grande Final, após uma partida disputadíssima as meninas da ACERGS foram vencidas pela ADEVLASC, ficando com o vice-campenato, no entanto a busca pela vaga ficou para 2020.

Confira os resultados:
Feminino
ACERGS 10 a 0 EEEJAS
ACERGS 11 a 1 ADEA
ACERGS 3 a 3 ADEVLASC
ACERGS 10 a 0 ADEVIFOZ
Final – ACERGS 3 a 7 ADEVLASC

Masculino
ACERGS 3 a 13 IRM
ACERGS 13 a 11 ADEVIMAR
ACERGS 18 a 16 ADEVIFOZ
ACERGS 11 a 1 EEEJAA
Semifinal – ACERGS 6 a 14 ACESA
Disputa do 3 Lugar – ACERGS 1 a 11 AMACAP

Dois atletas da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul destacaram-se como artilheiros da competição, no Masculino o jogador Ronaldo Félix com 35 gols e no Feminino a atleta recém convocada pela seleção brasileira Mônica Lorena Xavier dos Santos com 24 gols.

Após 7 anos de muitas dificuldades para se estruturar e obter bons resultados, o time masculino da ACERGS retorna ao cenário do Goalball nacional para disputar a Copa Loterias Caixa de Goalball – Série B que irá ocorrer de 10 a 13 de outubro no Centro de Treinamento Paralimpico em São Paulo/SP.

Para o feminino, resta preparar -se para o Regional em 2020. Já para ambos também terá mais duas etapas da Copa Sul de Goalball.

A participação neste evento foi uma ação do Departamento de Esportes e Cultura da ACERGS.

Descrição da Foto: Imagem em orientação paisagem. Dentro da quadra da competição, estão reunidos para o registro fotográfico a Comissão Técnica e os atletas dos times feminino e masculino da ACERGS, uniformizados e segurando a bandeira do Rio Grande do Sul e o banner da instituição.
Fim da descrição.

Departamento de Esportes e Cultura ACERGS
2° Vice-Presidente – Glaiton Winckler da Silva
E-mails: esportes@acergs.org.br – cultura@acergs.org.br
Fone/Whatsapp: (51) 985283270

Comunicação ACERGS
Coordenação Rafael Martins dos Santos
Texto: Matheus Baldin de Lucas

Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo
201

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.