Ata Assembleia Geral nº 02/2022

Aos vinte e três dias do mês de junho de dois mil e vinte e dois, na sede administrativa da ACERGS – Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, situada  na Rua Vigário José Inácio, 433 6º andar Centro Histórico na cidade de Porto Alegre, realizou-se de forma hibrida, a Assembleia Geral  ordinária de número dois,  com início ás dezoito horas e trinta minutos em  segunda convocação para apreciação do balanço financeiro e relatório de atividades do exercício 2019. Estiveram presentes: Alexsander Almeida Maciel   Celente, Ana Roselene Festugato, Bernardete Teixeira Vidal,  Bianka da Silva Rauber, Bruno José Rauber, Claudio Luis Flores,  Elaine Antonia do Nascimento, Eliane Santiago de Oliveira,  Gilberto Kemer, Glailton Winckler da Silva, Guaracy Machado Fernandes, Irena Szarblewska, Jailton Borges Goulart, Jorge Luis Silva de Jesus, Luis Francisco Rios Moreira, Maicon Pierre da Silva,   Maria Ivonete do Nascimento, Oneide de Souza Figueiredo,  Rafael Martins dos Santos, Teresinha Clarice Garcia Couto, Vilma de Picoli.

Inicialmente, consoante normas estatutárias e regimentais,  o Presidente  do Conselho Administrativo senhor Glailton Winckler da Silva, tendo  verificado o quorum, instalou a Assembleia Geral. Na sequência, realizou-se à leitura do Edital de Convocação. Após, a plenária escolheu Bruno José  Rauber como presidente e Eliane Santiago de Oliveira como secretária. Registramos também, a participação de Angela Margarete Selau Disegna, funcionária, Livia Jobim Cardoso, colaboradora, para leitura dos documentos: para o suporte tecnológico da plenária hibrida, contamos com o apoio do funcionário Mauricio Wolker.

Após composição da mesa diretora, o associado Maicon Pierre questiona a impossibilidade de a associada Eliane secretariar a Assembleia, por ser conselheira na gestão atual. Colocação contestada por Gilberto, 1º vice-presidente do conselho administrativo, que informa que ela não faria parte do exercício em análise, explanação que foi acolhida por Bruno.

Dando continuidade, Bruno inicia pedindo a leitura do parecer  fiscal e financeiro de 2019, que é lido pela senhora Angela.

Dando seguimento, o Contador da instituição senhor Alexsander Rutkosk, realiza a leitura do balanço Financeiro do exercício 2019.

O Contador Alexsander finaliza a leitura do balanço 2019.

O presidente Bruno questiona se alguém tem algum parecer contra a Prestação de contas que acaba de ser lida.

Registramos a solicitação de abstenção por parte do associado Maicon Pierre, entretanto, contabilidade foi aprovada pelos demais votantes.

Dando continuidade a plenária, o presidente solicita a leitura do relatório de atividades do ano de 2019.

A colaboradora Lívia inicia a leitura do Relatório de Atividades, quando  Glailton, presidente do conselho administrativo pede a palavra, solicitando ao presidente da Assembleia, que a leitura do presente relatório seja suprimida, informando que o documento será disponibilizado no site da ACERGS, endereço: www.acergs.org.br

Bruno acolhe a solicitação feita pelo presidente do conselho administrativo, informando que não temos como desaprovar algo que já foi aprovado pelos órgãos públicos, o Gilberto, 1º vice-presidente do conselho administrativo informa que o próprio conselho fiscal e deliberativo  aprovou o relatório. O associado  Maicon Pierre pede a palavra e solicita que se abstenha das votações. Gilberto, 1º vice-presidente do conselho administrativo solicita que conste em ata, que o associado Maicon Pierre está pedindo abstenção para participar da votação para uma Prestação que fora aprovada pelo próprio quando  membro do conselho  fiscal e deliberativo que redigiu o parecer referente ao exercício aqui apresentado. O presidente da plenária questiona aos presentes da necessidade da leitura do documento, todos concordam com a não leitura do relatório, o qual foi aprovado pela maioria dos votantes, registrando-se apenas uma abstenção, por parte do associado Maicon Pierre.

O presidente bruno finaliza a assembleia relativa ao relatório de atividades e o balanço financeiro do exercício 2019 agradecendo a presença de todos.

A assembleia foi encerrada as 19:27, com a lavratura da ata pela secretária Eliane Santiago de Oliveira e pelo presidente Bruno José Rauber.

Porto Alegre, RS, 23/06/2022.

Bruno José Rauber

Eliane Santiago de Oliveira