Ata de Assembleia Geral Nº 03/2022

Aos vinte e três dias do mês de junho de dois mil e vinte e dois, na sede administrativa da ACERGS Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, situada na Rua Vigário José Inácio, 433 6º andar Centro Histórico na cidade de Porto Alegre, realizou-se de forma hibrida a Assembleia Geral Ordinária de número três, com inicio às dezenove horas e trinta minutos em primeira convocação para apreciação do balanço financeiro e relatório de atividades do exercício 2020. Estiveram presentes: Alexsander Almeida Maciel Celente, Ana Roselane Festugato, Bernadete Teixeira Vidal, Bianka da Silva Rauber, Bruno José Rauber, Claudio Luiz Flores, Elaine Antonia do Nascimento, Eliane Santiago de Oliveira, Gilberto Kemer, Glailton Winckler da Silva, Guaracy Machado Fernandes, Irena Szarblewska, Jailton Borges Goulart, Jorge Luis Silva de Jesus, Luiz Francisco Rios Moreira, Maicon Pierre, Maria Ivonete do Nascimento, Oneide de Souza Figueiredo, Rafael Martins dos Santos, Teresinha Clarice Garcia Couto, Vilma de Picoli.

Inicialmente, consoante normas estatutárias e regimentais, o Presidente do Conselho Administrativo senhor Glailton Winckler da Silva, tendo verificado o quórum, instalou a Assembleia Geral. Na sequência, realizou-se à leitura do Edital de Convocação. Após, a plenária escolheu Bruno José Rauber como. presidente e Eliane Santiago de Oliveira como secretária. Registramos também, a participação de Angela Margarete Selau Disegna, funcionária, e Livia Jobim Cardoso, colaboradora, para leitura dos documentos; para o suporte tecnológico da plenária hibrida, contamos com o apoio do funcionário Mauricio Wolker.

Após composição da mesa diretora, O senhor Bruno agradece a confiança da plenária, que optou por manter a formação da mesa diretora que conduziu os trabalhos da assembleia referente ao exercício de 2019, que foi realizada no mesmo dia. Dando continuidade, Bruno solicita a leitura do parecer fiscal financeiro de 2020. Maicon Pierre pede a palavra para fazer uma observação, no qual ele declara que estava na qualidade de relator da comissão fiscal que aprovou o parecer fiscal financeiro do exercício 2020. O associado informa que nesse balanço estão registrados os pagamentos realizados a empresa FB, destaca que a referida empresa está sobre análise do MP. Maicon informa ainda, que está reconsiderando o parecer, solicitando a devolução dele ao conselho fiscal deliberativo. Gilberto, 1° vice-presidente do conselho administrativo diverge do associado Maicon Pierre, informando que o parecer não é dele, e sim do conselho fiscal deliberativo. O caso está no MP por causa de covardes. Ele segue informando que não avalia o pedido do associado Maicon Pierre. O presidente Bruno questiona, apenas por questionar, senhora Bernadete, a senhora aceitaria que fosse rejeitado esse parecer? Bruno e reafirma a palavra do 1° vice-presidente do conselho administrativo e solicita a leitura do parecer. A associada Bernadete pede a palavra e informa que esse parecer foi aprovado e está valendo. O associado Rafael Martins se inscreve e informa, a peça está posta, a aprovação das contas está mais vinculada a contabilidade, informando que podemos avançar na leitura do parecer. O presidente informa que a opinião do relator não se opõe ao parecer do conselho fiscal deliberativo.

A Leitura do parecer é realizada pela colaboradora Livia.

Bruno informa que a assembleia é soberana na decisão, Rafael Martins reafirma a fala do presidente Bruno, informando que a assembleia pode inclusive, aprovar a prestação de contas, e discordar do parecer.

O contador Alexsander Rutkoski informa que irá realizar a leitura, porém com alguns comentários devido ao período da pandemia. Inicia a leitura do Balanço Financeiro 2020, que segue em anexo.

O associado Maicon Pierre questiona o contador Alexsander, informando que os valores lidos por ele não constam no parecer, Alexsander retorna a pergunta ao associado, questionando, mas os valores finais batem, não é? O associado. Maicon Pierre diz que então, ele vai verificar novamente.

Dando continuidade, Alexsander retoma a leitura.

O contador Alexsander finaliza a leitura do balanço financeiro do exercício 2020 e passa a palavra ao presidente da assembleia. Bruno submete à plenária a aprovação do balanço apresentado, Assembleia contou com 1 voto contrário, realizado pelo associado Maicon Pierre, mas balanço foi aprovado pelos demais votantes presentes. O associado Rafael Martins dos Santos questiona o associado Maicon Pierre, por qual motivo ele não aprova a contabilidade, solicitando uma fundamentação da decisão. Por Maicon não responder em seguida, o presidente Seguindo com o uso da palavra, encaminha a finalização da assembleia. O associado Maicon Pierre responde ao questionamento do associado Rafael Martins, informando que seu voto é contrário devido as contas estarem em análise do MP. Gilberto pede a palavra e informa que muitas instituições tiveram prejuízos devido a pandemia. Ele continua dizendo que se não fosse a pandemia, provavelmente o déficit financeiro da Instituição seria menor. Ele agradece aos colegas que estiveram com ele durante o ano de 2020, os associados que na época compunham a diretoria, o Glailton, Airto e Maicon Tadler. Estende os agradecimentos aos funcionários Angela e Mauricio, que mesmo em período de distanciamento social, estiveram dando suporte a gestão da época.

O presidente da assembleia solicita que sejam seguidos os mesmos tramites com o relatório de atividades do exercício 2020, conforme o de 2019. Quando foi solicitado que a leitura do presente relatório seja suprimida, informando que o documento será disponibilizado no endereço www.acergs.org.br, site da ACERGS.

A assembleia contou com a abstenção do voto do associado Maicon Pierre, mas relatório de atividades foi aprovado pelos demais votantes.

O presidente da assembleia agradece aos presentes e aos funcionários que se dispuseram a estar auxiliando durante as duas assembleias e parabeniza o conselho administrativo pela gestão referente aos balanços e relatórios apresentados.

A assembleia foi encerrada as 20:22 com a lavratura da ata pela secretária Eliane Santiago de Oliveira e pelo presidente Bruno José Rauber.

Porto Alegre/RS, 23/06/2022.

Bruno José Rauber

Eliane Santiago de Oliveira