Ata de Assembleia Geral Nº 04/2022

Aos onze dias do mês de agosto de dois mil e vinte e dois, na sede administrativa da ACERGS Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, situada na Rua Vigário José Inácio, 433 6º andar Centro Histórico na cidade de Porto Alegre, realizou-se de forma hibrida a Assembleia Geral Ordinária de número quatro, com início às dezoito horas e trinta minutos em segunda convocação para apreciação do balanço financeiro e relatório de atividades do exercício 2021. Lista de presença segue em anexo.

Inicialmente, consoante normas estatutárias e regimentais, o Presidente do Conselho Administrativo senhor Glailton Winckler da Silva, tendo verificado o quórum, instalou a Assembleia Geral. Após, a plenária escolheu Bruno José Rauber como presidente e Eliane Santiago de Oliveira como secretária. Registramos também, a participação da colaboradora Livia Jobim Cardoso, para leitura dos documentos.

Ao abrir os trabalhos, o presidente Bruno diz:

–Estatuto rege que um dos compromissos do associado é se manter em dia com as mensalidades sociais, e pergunta ao associado que não participa das assembleias gerais, como irá cobrar algo do conselho administrativo?

Bruno solicita a Lívia que leia a lista de presença, quando é questionado pelo senhor Evaldo Dorneles, que solicita que seja feita a chamada nominal, como é feito em todas as assembleias.

Após chamada nominal confirmando o  quórum, Lívia realiza a leitura do edital de convocação da assembleia geral para apreciação do balanço financeiro e do relatório de atividades do exercício 2021.

Dando seguimento, o presidente da assembleia solicita que o contador Alexsander Rutkoski realize a leitura do balanço financeiro do exercício em análise.

Durante a leitura, o senhor Evaldo Dorneles questiona:

–Por que duas cobranças de assessoria jurídica?

O senhor Alexsander Rutkoski responde:

–São  serviços diferentes, um é de assessoria contábil e o outro é de assessoria jurídica. O senhor Alexsander Rutkoski retoma a leitura, e quando está discorrendo referente ao déficit financeiro da sede social, o senhor Oneide Figueiredo diz: –Relembrando, que o déficit relativo a sede social se deve ao ano de pandemia, o qual não se podia locar o salão. A leitura do balanço é retomada.

O senhor Evaldo Dorneles questiona:

–O porquê de termos pago uma multa trabalhista? O contador Alexsander Rutkoski responde:

–Que foi devido ao ex-funcionário Cleiton, que realizou uma denúncia no ministério público contra a associação. O contador Alexsander  segue com a leitura, quando o senhor Oneide Figueiredo questiona:

–Referente ao condomínio , que virou o ano com um déficit de R$77.000,00 interrogando se o valor permanece o mesmo ou se sofreu acréscimo?

Gilberto Kemer, presidente do conselho administrativo do exercício em análise cumprimenta a todos e diz, antes de responder, informo:

–Que em relação ao projeto de cultura que consta no balanço, se realizou apenas a primeira fase. Que com a troca de governo, a continuidade foi vetada, devido a ele ter vínculo empregatício com o estado, mas não com a secretaria de cultura. Ele declara que com a verba recebida a partir desse projeto, foram adquiridos bens duráveis para o auditório. Quanto a gratificação, provavelmente refere-se a alguma bonificação paga ao funcionário Mauricio Wolker, ao auxiliar na formatação para a produção  de material braile. Em relação a multa trabalhista, existiu em virtude de termos demitido funcionários em ano de pandemia, período que não era autorizado realizar demissões, acarretando em multa. Já o  valor relativo ao condomínio segue sendo reajustado, pois a instituição priorizou pagar os funcionários. O senhor Oneide Figueiredo questiona:

–Esse ano o condomínio está sendo pago em dia? O senhor Glailton da Silva informa, que de janeiro para cá, com exceção de março, todos os meses foram pagos.

O senhor Maicon Pierre questiona, nesse valor do débito do condomínio consta os anos anteriores? O contador Alexsander Rutkoski informa que sim. Ao ser finalizada a leitura do balanço financeiro, Bruno solicita a leitura do parecer que foi aprovado pelo conselho fiscal e deliberativo. Dando continuidade, ele informa que o balanço é estatutário, a comissão fiscal fornece um parecer que é aprovado ou não pelo conselho fiscal deliberativo, que avaliou e encaminhou a assembleia. Bruno solicita a colaboradora Lívia que realize a leitura do parecer do balanço financeiro das atividades do exercício 2021 que segue em anexo.

Após a leitura do parecer, bruno solicita que seja feita a correção onde diz que: (o balanço foi aprovado, deve constar, o parecer foi aprovado).

Bruno solicita que se alguém tem algo contra o documento que acabara de ser lido, que possa pedir a palavra. O senhor Evaldo Dorneles pede que seja feita uma votação nominal.

O senhor Oneide Figueiredo pede a palavra, solicitando que a votação seja nominal.

Bruno atende os associados e solicita que a votação seja nominal.

Ana Roselane  Festugato se abstém
Evaldo da Silva Dorneles – não aprova
Grazieli de Oliveira Dahmer – aprova
Irena Szarblewska – aprova
Maicon Pierre – não aprova
Maria Ivonete do Nascimento – se abstém

Vilma de Picoli – aprova

Parecer do balanço fiscal foi aprovado com treze votos a favor, dois contra e duas abstenções.

O senhor Maicon Pierre salienta que o parecer é uma peça a parte do balanço. Solicitando que seja submetida a aprovação do balanço fiscal. O presidente solicita, caso seja de interesse do associado, que justifique se seu voto for contrário.

Votação nominal do balanço do exercício 2021.

Ana Roselane  Festugato aprova
Evaldo da Silva Dorneles – não aprova
Grazieli de Oliveira Dahmer – aprova
Irena Szarblewska – aprova
Jailton Borges Goulart – aprova
Maicon Pierre – não aprova
Vilma de Picoli – aprova

Balanço fiscal foi aprovado com quinze votos a favor e dois contra.

O senhor Maicon Pierre questiona se pode enviar seu parecer por e-mail ou deve responder durante a assembleia, dando continuidade à sua fala, informa que irá enviar seu posicionamento por e-mail.

o senhor Glailton da Silva solicita a palavra, questionando se pode enviar algum parecer por e-mail? Bruno informa que a solicitação tem de ser registrada em ata durante a assembleia.

O associado Maicon Pierre informa que a sua justificativa é a mesma da última assembleia, informando que os balanços de 2020 e 2021 coincidem no mesmo erro.

Bruno informa que precisamos analisar o relatório de atividades, informando que fará a chamada novamente. Ele informa, que acha desnecessário que seja lido o relatório, pois o conselho fiscal e deliberativo já o aprovou. O senhor Evaldo Dorneles e o senhor Maicon Pierre informam que não receberam o relatório, e que o mesmo deve ser lido. Gilberto Kemer pede a palavra e agradece ao trabalho do contador Alexsander Rutkoski e sua equipe, durante o tempo em que esteve à frente da instituição.

O Alexsander agradece as palavras e informa que sempre que possível estará junto da ACERGS.

Maicon Pierre pede a palavra e questiona:

–Como vamos aprovar uma peça onde somente os conselhos tiveram acesso, inclusive, ele informa que não constam atas do conselho administrativo no site da Instituição. Glailton da Silva sugere que seja feita a leitura do relatório. Oneide Figueiredo informa, que é importante a leitura, até para que quem sabe, alguém possa se encaixar para auxiliar nas atividades da ACERGS.

Lívia realiza a leitura do relatório de atividades do exercício 2021.

Bruno agradece e parabeniza Lívia pela leitura do mesmo. Questiona os participantes, referente a leitura do documento. O senhor Evaldo Dorneles informa que foi importante a leitura do relatório, declarando que não sabia que a ACERGS oferecia tantos serviços. Maicon Pierre questiona, por que não foi citada a campanha dos sócios mantenedores no relatório de atividades? Gilberto Kemer informa que consta no item captação de recursos.

Bruno solicita que seja feita a votação nominal pertinente ao relatório de atividades.

Ana Roselane  Festugato – aprova
Evaldo da Silva Dorneles – aprova

Jorge Luis Silva de Jesus – aprova
Maicom Pierre – se abstém, informando que faltou clareza nas informações apresentadas.
Maria Ivonete do Nascimento – aprova
Vilma de Picoli – aprova

Relatório de atividades foi aprovado com quatorze votos a favor e uma abstenção.

Bruno agradece a presença de todos, pede desculpas pelas dificuldades enfrentadas e parabeniza os associados que participaram da assembleia geral. A associação é nossa, não dos outros, se o associado não se coloca em dia, o que ele vai exigir da associação.

A assembleia se encerra as 20:28 com a lavratura da ata pela secretária Eliane Santiago de Oliveira e pelo presidente Bruno José Rauber.

Porto Alegre/RS, 11/08/2022.

Bruno José Rauber