Atas 2019

Ata Nº. 1263 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia 15 de janeiro de 2019, ás 18 horas e 15 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão ordinária, presentes: presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato; Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente; Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; Airton Viana Chaves, tesoureiro; Bianca da Silva Rauber, suplente de tesoureiro, participando por meio de whatsapp, grupo Diretoria ACERGS e João Luiz Pinto Costa, secretário-geral suplente, responsável por secretariar a reunião, que delibera sobre a seguinte pauta: 1. Equipe de projetos, ; 2. Metodologia de reabilitação; 3. Plenárias; 4. Contribuições associativas,; 5. Provimento secretaria-geral; 6. Solicitação de equipamentos de informática junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul; 7. Senhas para atendimento; 8. Reunião SED, aluguel terreno Vila Nova; 9. Readmissão de sócio; 10. Deliberação de coordenação e acessoria.

 Quanto a equipe de projetos, , metodologia de reabilitação, O Diretor Maicon Tadler fez um relato acerca das atividades inerentes à empreendedorismo e empregabilidade, trazendo à baila esforços envidados em ministrar treinamento a colaboradores que atuam na captação de recursos imprescindíveis para garantir a saúde financeira da Associação. Narrou documento minutado por ele e o secretário João Luiz Pinto Costa, no sentido de resguardar a entidade frente a ações trabalhistas. Nomeou um por um dos treinandos, quais  sejam: Graziele de Oliveira Daner, Alessandro Alves, Luciane Ferreira Dávila, Maicon Pierre da Silva e Welman Josic Melo Brito; Maicon ainda, externou uma expectativa muito positiva com o pleito em curso. O Diretor Glailton Winckler da Silva, manifestou que empreendedorismo e empregabilidade não são sinônimos, no que concordou Maicon Tadler, ao mesmo tempo em que esclareceu saber que ambos não são a mesma coisa e que tais rubricas estão afetas ao seu setor, ou seja a 1ª Vice-Presidência. De modo, que ao relatar um novo fluxo de trabalho para a reabilitação na Associação de cegos do Rio Grande do Sul, onde a psicologia deve interagir com todas as oficinas, não fazendo terapia, mas avaliações que auxiliem o restante do programa, o qual todos concordaram.

Quanto as contribuições associativas em atraso deliberou-se descontos de cinquenta por cento do valor da dívida se pago em uma parcela, em até 10 parcelas, o desconto será de vinte e cinco por cento, sendo o prazo final o fim do corrente ano. Para sócios em dia pagando a anuidade de 2019 até o último dia útil de fevereiro em uma parcela, terão desconto de dez por cento.

Quanto metodologia de reabilitação, no dia 09/01/2019 o primeiro Vice-Presidente, Maicon Tadler, acompanhado da Assistente Social Pâmela, participou de uma reunião na SEDUC com a equipe pedagógica, uma vez que houve notícia de que os alunos deficientes visuais estariam sendo aprovados no ano letivo sem assimilar o conhecimento necessário para tanto, bem assim não estariam participando das classes de educação física e a falta de material acessível no NEJA da Rua André Belo; Diante deste cenário a ACERGS foi oferecida como uma possibilidade de prestar assessoria aos respectivos órgãos públicos, uma vez que tem estrutura e profissionais capacitados para tal demanda. Também ficou proposta para a Associação de cegos do Rio Grande do Sul elaborar projeto frente a educação para prestar formação para os profissionais da educação e por parte do Estado ficou o compromisso de colocar a disposição dos alunos do NEJA computador na unidade mencionada, possibilitando-lhes assim o mínimo acesso ao conteúdo didático.

 Quanto a plenárias, representam a Associação de cegos do Rio Grande do Sul no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEPEDE)  Gilberto Kemer e Bianca da Silva Rauber. O revezamento nas representações no Conselho Municipal da Pessoa com deficiência de Porto Alegre (COMDEPA) e Conselho Municipal do Idoso (COMUI), entre Maicon Tadler e Airto Viana Chaves. Quanto a provimento à Secretaria Geral, A vaga de secretário-geral restou lacônica, uma vez que a titular do cargo, Sra. Marilei Luzia Lopes de Campos veio a falecer no dia 20.12.2018, interregnum entre a eleição do Conselho Administrativo em 09.11.2018 e a data da posse da Diretoria eleita, em 07.01.2019 e sendo assim o Presidente Gilberto Kemer trouxe à consideração que o Estatuto da ACERGS estabelece que em caso de vacância dos cargos de Presidente e Vice cumpre se realizar nova eleição para prover o cargo vago, no entanto é omisso para os demais cargos. Diante disto, suscitou a necessidade de se realizar, por analogia,  novo pleito eleitoral para suprir a vaga de primeiro secretário-geral. O posicionamento do Presidente restou acolhido. Entretanto, no dia 17.01.2019 a matéria voltou à baila no grupo de whatsapp Diretoria ACERGS, quando o Presidente Gilberto Kemer aventou qual seria o prazo preclusivo para se enviar a matéria ao Conselho Deliberativo e Fiscal, sendo que na ocasião o mérito da questão voltou aos debates sufragando a questão procedimental, sendo que tais debates delongaram-se durante aquele dia, restando aprovada as proposições  do Conselheiro Maicon Tadler, no sentido de se encaminhar a matéria ao Conselho Fiscal e Deliberativo para o referendum. Quanto a solicitação de equipamentos de informática junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, quando o Presidente Gilberto Kemer ingressou em férias, lobo após o ato de posse da nova diretoria em 07.01.2019, o Presidente em exercício Maicon Tadler e o Secretário Geral suplente João Luiz Pinto Costa, encaminharam o ofício 001/2019  ao Ministério Público do Rio Grande do Sul solicitando a doação de equipamentos de informática em desuso, objetivando incrementá-los às oficinas de tecnologias assistivas. Ciente os demais Membros aquiesceram com a demanda.

 Quanto a senhas para atendimento, foi informado pelo Secretário Geral João Luiz Pinto Costa a implementação de tal expediente; O Diretor Glailton Winckler da Silva sustentou problemas no espaço físico concernente ao atendimento ao público, uma vez que segundo ele, as pessoas aglomeram-se no local conversando, fazendo vendas e por vezes até discutindo o que tumultua o ambiente. O Diretor Maicon Tadler concordou com outra manifestação de Glailto no sentido de que pessoas que circulam, ou ficam sentadas na sala da recepção, circulam livremente pelas dependências da Associação, ingressando em salas de trabalho interno, inclusive tumultuando o bom andamento das oficinas. O Membro João Luiz Pinto Costa sustentou que é imprescindível a existência de uma área de convivência para os associados e que se deveria instalar uma catraca para impedir o livre acesso ao interior da Associação. Os demais Membros concordaram quanto ao posicionamento, mas Maicon entendeu que a compra de uma catraca seria muito oneroso e que a mesa de trabalho do funcionário Murilo deveria ficar ao lado da porta de entrada do recinto, mas tal proposição restou rechaçada pelos demais, inclusive Airton Viana lembrou que para atender tal propósito, haveria dificuldades como por exemplo, mudar os pontos de informática e telefone, bem assim tomadas de eletricidade. Restou mantida a área de convivência no atual espaço físico por enquanto e a busca de outros meios para limitar o acesso indiscriminado ao interior da área restrita.

 Quanto a reunião relativa a aluguel terreno Vila Nova. Airto Viana Chaves ao final da pauta, quando a tesoureira suplente, Bianca da Silva Rauber , que participava da reunião, por whatsapp, já havia se retirado do ato, relatou  que quanto  ao imóvel da ACERGS localizado no bairro Vila Nova que não está alugado, visto encerramento do contrato com empresa de transporte coletivo, encontra-se vias de ser novamente alugado, uma vez que uma empresa do ramo de supermercado mostrou interesse em alugar faixa do pátio para fazer estacionamento da loja. O Conselho Administrativo autorizou Arton Viana Chaves a proceder tratativas visando uma possível celebração de contrato de aluguel com a interessada pelo valor de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos Reais) mensais Diante das sérias dificuldades que a Associação está passando no âmbito das finanças, tanto que a taxa condominial do prédio onde está sediada a entidade, encontra-se com 4 meses de inadimplência, bem como falta de recursos para fazer frente a outras despesas como folha de pagamento funcional, telefone e energia elétrica. Diante do avançado da hora e da gravidade e complexidade do assunto, os Membros deliberaram em marcar outra reunião que tenha esta pauta como único tema, ficando agendada esta reunião para o dia 22 de janeiro às 16 horas.

 Quanto a readmissão de sócio, foi aprovada a readmissão da ex-associada, Ana Otília Goveia.

 Quanto a deliberação de coordenação e acessória, ficou decidido que Wellman Britto é o novo coordenador do departamento de empreendedorismo. Do mesmo modo que Rafael Martins dos Santos continuará a frente da comunicação e do Pedal da Associação de cegos do Rio Grande do Sul. No entanto, não ficou decidido quem irá compor a comissão de eventos da Associação de cegos do Rio Grande do Sul, cogitou-se que a equipe de projetos poderia assumir e caso seja de interesse devem apresentar proposta na próxima reunião.

Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral Suplente, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 15/01/2019.

      Gilberto Kemer   

João Luiz Pinto Costa .

Ata Nº. 1264 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

        No dia 22 de janeiro de 2019, ás 16 horas e 30 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, 6º andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão extraordinária, Gilberto Kemer, Presidente, presidindo este ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Ayrton Viana Chaves, tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário geral, que deliberam sobre a seguinte pauta: 1 Situação financeira da Associação de cegos do Rio Grande do Sul.

 O tesoureiro Ayrton Viana Chaves, trouxe à consideração a delicada situação financeira da ACERGS, relatando não haver verbas suficientes para pagar a folha de pagamento dos funcionários da associação relativa ao mês de janeiro deste ano, que chega perto de R$18.000,00 (dezoito mil Reais), bem como saldar outros compromissos como taxa condominial, que, aliás, encontra-se inadimplente há quatro meses com valor mensal de R$3.300,00 (três mil e trezentos Reais).

 Com relação aos funcionários, decidiu-se que no dia 30 do corrente mês, seria realizada uma reunião com os funcionários com o objetivo de colocá-los a par dos fatos, em especial no que tange ao pagamento dos salários deste mês. Airto comprometeu-se de marcar uma reunião na sede da Vila Nova com o escopo de tratar do assunto aluguel do pátio da sede Vila Nova, sendo que este assunto seria conversado em almoço no dia vinte seis de janeiro com o proprietário de um supermercado interessado em alugar o espaço para estacionamento da sua empresa. O valor do aluguel mensal a ser cobrado gira em torno de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos Reais). Tendo em vista a necessidade de se contrair empréstimo bancário para adimplir as dívidas, tornou-se imprescindível superar a negativação da Associação junto ao cadastro de inadimplentes da Serasa e sendo assim Airto comprometeu-se a encaminhar a João Luiz  comprovantes de pagamentos e demais documentos inerentes a dívidas contraídas pela Associação, mas posteriormente quitadas junto a empresas falidas. Tal demanda visa ajuizar ação para se obter alvará judicial para retirar a Associação do rol de devedores da Serasa e poder buscar empréstimo bancário. Maicon foi autorizado a realizar um movimento de ação entre amigos no intuito de arrecadar fundos para fazer frente às despesas e dívidas da Associação.

Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 22/01/2019.

           Gilberto Kemer   

João Luiz Pinto Costa