Atas 2019

Ata Nº. 1263 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia 15 de janeiro de 2019, ás 18 horas e 15 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão ordinária, presentes: presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato; Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente; Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; Airton Viana Chaves, tesoureiro; Bianca da Silva Rauber, suplente de tesoureiro, participando por meio de whatsapp, grupo Diretoria ACERGS e João Luiz Pinto Costa, secretário-geral suplente, responsável por secretariar a reunião, que delibera sobre a seguinte pauta: 1. Equipe de projetos, ; 2. Metodologia de reabilitação; 3. Plenárias; 4. Contribuições associativas,; 5. Provimento secretaria-geral; 6. Solicitação de equipamentos de informática junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul; 7. Senhas para atendimento; 8. Reunião SED, aluguel terreno Vila Nova; 9. Readmissão de sócio; 10. Deliberação de coordenação e acessoria.

 Quanto a equipe de projetos, , metodologia de reabilitação, O Diretor Maicon Tadler fez um relato acerca das atividades inerentes à empreendedorismo e empregabilidade, trazendo à baila esforços envidados em ministrar treinamento a colaboradores que atuam na captação de recursos imprescindíveis para garantir a saúde financeira da Associação. Narrou documento minutado por ele e o secretário João Luiz Pinto Costa, no sentido de resguardar a entidade frente a ações trabalhistas. Nomeou um por um dos treinandos, quais  sejam: Graziele de Oliveira Daner, Alessandro Alves, Luciane Ferreira Dávila, Maicon Pierre da Silva e Welman Josic Melo Brito; Maicon ainda, externou uma expectativa muito positiva com o pleito em curso. O Diretor Glailton Winckler da Silva, manifestou que empreendedorismo e empregabilidade não são sinônimos, no que concordou Maicon Tadler, ao mesmo tempo em que esclareceu saber que ambos não são a mesma coisa e que tais rubricas estão afetas ao seu setor, ou seja a 1ª Vice-Presidência. De modo, que ao relatar um novo fluxo de trabalho para a reabilitação na Associação de cegos do Rio Grande do Sul, onde a psicologia deve interagir com todas as oficinas, não fazendo terapia, mas avaliações que auxiliem o restante do programa, o qual todos concordaram.

Quanto as contribuições associativas em atraso deliberou-se descontos de cinquenta por cento do valor da dívida se pago em uma parcela, em até 10 parcelas, o desconto será de vinte e cinco por cento, sendo o prazo final o fim do corrente ano. Para sócios em dia pagando a anuidade de 2019 até o último dia útil de fevereiro em uma parcela, terão desconto de dez por cento.

Quanto metodologia de reabilitação, no dia 09/01/2019 o primeiro Vice-Presidente, Maicon Tadler, acompanhado da Assistente Social Pâmela, participou de uma reunião na SEDUC com a equipe pedagógica, uma vez que houve notícia de que os alunos deficientes visuais estariam sendo aprovados no ano letivo sem assimilar o conhecimento necessário para tanto, bem assim não estariam participando das classes de educação física e a falta de material acessível no NEJA da Rua André Belo; Diante deste cenário a ACERGS foi oferecida como uma possibilidade de prestar assessoria aos respectivos órgãos públicos, uma vez que tem estrutura e profissionais capacitados para tal demanda. Também ficou proposta para a Associação de cegos do Rio Grande do Sul elaborar projeto frente a educação para prestar formação para os profissionais da educação e por parte do Estado ficou o compromisso de colocar a disposição dos alunos do NEJA computador na unidade mencionada, possibilitando-lhes assim o mínimo acesso ao conteúdo didático.

 Quanto a plenárias, representam a Associação de cegos do Rio Grande do Sul no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEPEDE)  Gilberto Kemer e Bianca da Silva Rauber. O revezamento nas representações no Conselho Municipal da Pessoa com deficiência de Porto Alegre (COMDEPA) e Conselho Municipal do Idoso (COMUI), entre Maicon Tadler e Airto Viana Chaves. Quanto a provimento à Secretaria Geral, A vaga de secretário-geral restou lacônica, uma vez que a titular do cargo, Sra. Marilei Luzia Lopes de Campos veio a falecer no dia 20.12.2018, interregnum entre a eleição do Conselho Administrativo em 09.11.2018 e a data da posse da Diretoria eleita, em 07.01.2019 e sendo assim o Presidente Gilberto Kemer trouxe à consideração que o Estatuto da ACERGS estabelece que em caso de vacância dos cargos de Presidente e Vice cumpre se realizar nova eleição para prover o cargo vago, no entanto é omisso para os demais cargos. Diante disto, suscitou a necessidade de se realizar, por analogia,  novo pleito eleitoral para suprir a vaga de primeiro secretário-geral. O posicionamento do Presidente restou acolhido. Entretanto, no dia 17.01.2019 a matéria voltou à baila no grupo de whatsapp Diretoria ACERGS, quando o Presidente Gilberto Kemer aventou qual seria o prazo preclusivo para se enviar a matéria ao Conselho Deliberativo e Fiscal, sendo que na ocasião o mérito da questão voltou aos debates sufragando a questão procedimental, sendo que tais debates delongaram-se durante aquele dia, restando aprovada as proposições  do Conselheiro Maicon Tadler, no sentido de se encaminhar a matéria ao Conselho Fiscal e Deliberativo para o referendum. Quanto a solicitação de equipamentos de informática junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, quando o Presidente Gilberto Kemer ingressou em férias, lobo após o ato de posse da nova diretoria em 07.01.2019, o Presidente em exercício Maicon Tadler e o Secretário Geral suplente João Luiz Pinto Costa, encaminharam o ofício 001/2019  ao Ministério Público do Rio Grande do Sul solicitando a doação de equipamentos de informática em desuso, objetivando incrementá-los às oficinas de tecnologias assistivas. Ciente os demais Membros aquiesceram com a demanda.

 Quanto a senhas para atendimento, foi informado pelo Secretário Geral João Luiz Pinto Costa a implementação de tal expediente; O Diretor Glailton Winckler da Silva sustentou problemas no espaço físico concernente ao atendimento ao público, uma vez que segundo ele, as pessoas aglomeram-se no local conversando, fazendo vendas e por vezes até discutindo o que tumultua o ambiente. O Diretor Maicon Tadler concordou com outra manifestação de Glailto no sentido de que pessoas que circulam, ou ficam sentadas na sala da recepção, circulam livremente pelas dependências da Associação, ingressando em salas de trabalho interno, inclusive tumultuando o bom andamento das oficinas. O Membro João Luiz Pinto Costa sustentou que é imprescindível a existência de uma área de convivência para os associados e que se deveria instalar uma catraca para impedir o livre acesso ao interior da Associação. Os demais Membros concordaram quanto ao posicionamento, mas Maicon entendeu que a compra de uma catraca seria muito oneroso e que a mesa de trabalho do funcionário Murilo deveria ficar ao lado da porta de entrada do recinto, mas tal proposição restou rechaçada pelos demais, inclusive Airton Viana lembrou que para atender tal propósito, haveria dificuldades como por exemplo, mudar os pontos de informática e telefone, bem assim tomadas de eletricidade. Restou mantida a área de convivência no atual espaço físico por enquanto e a busca de outros meios para limitar o acesso indiscriminado ao interior da área restrita.

 Quanto a reunião relativa a aluguel terreno Vila Nova. Airto Viana Chaves ao final da pauta, quando a tesoureira suplente, Bianca da Silva Rauber , que participava da reunião, por whatsapp, já havia se retirado do ato, relatou  que quanto  ao imóvel da ACERGS localizado no bairro Vila Nova que não está alugado, visto encerramento do contrato com empresa de transporte coletivo, encontra-se vias de ser novamente alugado, uma vez que uma empresa do ramo de supermercado mostrou interesse em alugar faixa do pátio para fazer estacionamento da loja. O Conselho Administrativo autorizou Arton Viana Chaves a proceder tratativas visando uma possível celebração de contrato de aluguel com a interessada pelo valor de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos Reais) mensais Diante das sérias dificuldades que a Associação está passando no âmbito das finanças, tanto que a taxa condominial do prédio onde está sediada a entidade, encontra-se com 4 meses de inadimplência, bem como falta de recursos para fazer frente a outras despesas como folha de pagamento funcional, telefone e energia elétrica. Diante do avançado da hora e da gravidade e complexidade do assunto, os Membros deliberaram em marcar outra reunião que tenha esta pauta como único tema, ficando agendada esta reunião para o dia 22 de janeiro às 16 horas.

 Quanto a readmissão de sócio, foi aprovada a readmissão da ex-associada, Ana Otília Goveia.

 Quanto a deliberação de coordenação e acessória, ficou decidido que Wellman Britto é o novo coordenador do departamento de empreendedorismo. Do mesmo modo que Rafael Martins dos Santos continuará a frente da comunicação e do Pedal da Associação de cegos do Rio Grande do Sul. No entanto, não ficou decidido quem irá compor a comissão de eventos da Associação de cegos do Rio Grande do Sul, cogitou-se que a equipe de projetos poderia assumir e caso seja de interesse devem apresentar proposta na próxima reunião.

Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral Suplente, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 15/01/2019.

      Gilberto Kemer   

João Luiz Pinto Costa .

Ata Nº. 1264 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

        No dia 22 de janeiro de 2019, ás 16 horas e 30 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, 6º andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão extraordinária, Gilberto Kemer, Presidente, presidindo este ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Ayrton Viana Chaves, tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário geral, que deliberam sobre a seguinte pauta: 1 Situação financeira da Associação de cegos do Rio Grande do Sul.

 O tesoureiro Ayrton Viana Chaves, trouxe à consideração a delicada situação financeira da ACERGS, relatando não haver verbas suficientes para pagar a folha de pagamento dos funcionários da associação relativa ao mês de janeiro deste ano, que chega perto de R$18.000,00 (dezoito mil Reais), bem como saldar outros compromissos como taxa condominial, que, aliás, encontra-se inadimplente há quatro meses com valor mensal de R$3.300,00 (três mil e trezentos Reais).

 Com relação aos funcionários, decidiu-se que no dia 30 do corrente mês, seria realizada uma reunião com os funcionários com o objetivo de colocá-los a par dos fatos, em especial no que tange ao pagamento dos salários deste mês. Airto comprometeu-se de marcar uma reunião na sede da Vila Nova com o escopo de tratar do assunto aluguel do pátio da sede Vila Nova, sendo que este assunto seria conversado em almoço no dia vinte seis de janeiro com o proprietário de um supermercado interessado em alugar o espaço para estacionamento da sua empresa. O valor do aluguel mensal a ser cobrado gira em torno de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos Reais). Tendo em vista a necessidade de se contrair empréstimo bancário para adimplir as dívidas, tornou-se imprescindível superar a negativação da Associação junto ao cadastro de inadimplentes da Serasa e sendo assim Airto comprometeu-se a encaminhar a João Luiz  comprovantes de pagamentos e demais documentos inerentes a dívidas contraídas pela Associação, mas posteriormente quitadas junto a empresas falidas. Tal demanda visa ajuizar ação para se obter alvará judicial para retirar a Associação do rol de devedores da Serasa e poder buscar empréstimo bancário. Maicon foi autorizado a realizar um movimento de ação entre amigos no intuito de arrecadar fundos para fazer frente às despesas e dívidas da Associação.

Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 22/01/2019.

           Gilberto Kemer   

João Luiz Pinto Costa

Ata Nº. 1265 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS. No dia vinte nove de janeiro de dois mil e dezenove, às dezesseis horas e trinta minutos, em primeira convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber, Tesoureira Suplente e João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral suplente, secretariando este ato, que deliberou acerca da seguinte pauta da segunda reunião ordinária deste mês: aprovação da ata número 1263. Câmara de imagem, e-mail acergs, Plano de Ação e Previsão Orçamentária, exame de proposta de novo sócio, cursos de idiomas, ação entre amigos, torneio xadrez Arroio do Sal e anuidade FBXDV Federação Brasileira de Xadrez de Deficientes Visuais. – Aprovada ata número 1263; Sobre câmara de imagem, O responsável por verificar as imagens nas câmaras é o funcionário Maurício Walker, mas quem pode autorizar diligências para verificar nas imagens capturadas pode ser Qualquer diretor, mas terceiros necessitam de autorização e no caso quem dá a autorização é Maicon que fica responsável por deferir, ou indeferir justificadamente demandas da verificação de câmeras e João Luiz fica responsável por fazer modelo de requerimento a ser adotado pela recepção.  Sobre e-mail acergs, O presidente está responsável por abrir os e-mail do arroba acergs e não quer mais ficar com tal demanda, Bianka assumiu a tarefa. Sobre plano de ação e previsão orçamentária fica a matéria para a próxima reunião. Sobre novo sócio, é posto a exame proposta de sócio por parte de Éverton Sanches Brunberg, aprovado. Rejeitada a proposta do Membro João Luiz acerca de cursos de idiomas, bem como de captar Bolsas; melhor, neste sentido, foi postergado o início da busca de bolsas. Sobre ação entre amigos, já foi mandado por Maicon imprimir blocos de talões para o pleito ação entre amigos para obter recursos para a Instituição, o objetivo é arrecadar fundos para a associação fazer frente ás despesas correntes, serão disponibilizados blocos para os Membros da Diretoria que tiverem interesse em vender. O valor da cautela é de cinco Reais cada número. Sobre torneio de xadrez em Arroio do Sal, FADERS Fornece van e motoristas para conduzir o pessoal a Arroio do Sal, mas pede uma colaboração para pagar um motorista, visto que um dos seus motoristas está em férias, pede cento e trinta Reais. Não foi autorizado pagamento pela Associação. A anuidade para federação brasileira de Xadrez deverá ser paga até vinte sete de fevereiro, o que será adimplido.

Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 29/01/2019.

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 Gilberto Kemer   

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João Luiz Pinto Costa .

Ata Nº. 1266 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do SUL ACERGS

        No dia 12 de Fevereiro de 2019, ás 17 horas e 15 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão ordinária; Presentes: presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato; Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente; Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; Airto Viana Chaves, tesoureiro; Bianca da Silva Rauber, suplente de tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário Geral, responsável por secretariar a reunião, que delibera sobre a seguinte pauta:

  1. Ata 1265; 2. minuta do contrato de aluguel sede Vila Nova; 3. Eventos e promoções sociais; 4. E-mail acesso @acergs; 5. Direito de voto para suplente; 6. Sigilo das informações; 7. Assessoria de relações Institucionais; 8. Vinculação terapia musical e educação somática; 9. Comissão de seleção e acompanhamento; 10. Carga horária do recepcionista; 11. Horário e intervalo dos funcionários;: 12. Proposta de novo Layout;

Registros:

  1. Doação de computadores, caixas de som e impressoras pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul;  14. Contato telefônico com a empresa credora envelopel; 15. Contrato de aluguel do estacionamento da sede da Vila Nova; 16. Evento praia acessível.
  2. Com relação a ata da reunião de 29.01.2019, ata 1265 , resta aprovada.
  3. Com relação a previsão orçamentária e plano de ação aprovados pelos membros, sendo autorizado o Presidente enviá-los ao Conselho deliberativo.
  4. Minuta do contrato de aluguel sede Vila Nova, tal minuta será encaminhada amanhã pelo Presidente aos Membros, via e-mail e whatsapp.
  5. Com relação a eventos e promoções sociais, comemoração ao dia do trabalhador, primeiro de maio, será criada uma comissão para organizar o evento, sendo possível que tal comissão seja utilizada nos outros eventos do ano. Serão estabelecidos previamente atribuições e critérios para as atividades da comissão. Gilberto Kemer e Airto Viana Chaves irão coordenar esta comissão. 
  6. Com relação e-mail acesso @acergs , Bianca que na reunião anterior ficou responsável por abri-lo, referiu dificuldades em abrir a caixa a partir de sua residência, sendo que desistiu de se manter com a atribuição. Assim, a atribuição de acessar os e-mails será delegada funcionários Ângela e Murilo, sendo que a primeira abre de manhã e o segundo a tarde.
  7. Com relação a carga horária do Recepcionista: O funcionário Murilo que atualmente tem carga horária de 30 horas, será mantido com a mesma carga horária e o apoio ao esporte será decidido em futura reunião.
  8. Horário e intervalo dos funcionários: Quanto ao intervalo dos funcionários, para que se evitem que ultrapassem  os 15 minutos estabelecidos com conversas na sala de AVD, será escalonado em grupos, para que os serviços não sejam interrompidos. Uma turma das 15 horas e 30 minutos às 15 horas e 45 minutos e outra, das 15 horas e 45 minutos às 16 horas. Maicon define a escala e comunica os funcionários.
  9. Acesso à sacada: A sacada ficará fechada, decisão de cinco votos a favor contra um. Só poderão acessar a sacada a(o) funcionária(o) de serviços gerais para realização da limpeza os membros deste Conselho Administrativo.
  10. Confraternizações: Foi decidido que as confraternizações poderão ocorrer apenas após às 17:00 horas, salvo as que ocorrerem dentro das oficinas e sem envolver os funcionários. A realização de toda e qualquer confraternização deverá ter a autorização de um dos diretores..
  11. Com relação a proposta de novo Layout,  Maicon propõe que deverá ser alterado o layout da administração de forma a que todos trabalhem no mesmo espaço físico, tornando assim possível a melhor visualização e dinâmica da informação e do serviço. Ressalvam-se as partes técnicas como as oficinas. Os conselheiros examinarão a matéria com mais vagar, providenciando estudo de formato de novo layout, para apresentação e deliberação em sessão futura..
  12. Com relação a Registrar doação de computadores, caixas de som e impressoras pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Foi aprovada, segundo informação do Membro João Luiz, a doação de 10 computadores tipo PC, 10 caixas de som e duas impressoras pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul..
  13. Com relação a empresa envelopel, ao contrário do que se sabia, não está falida e sendo assim os membros João luiz, Maicon e a funcionária Ângela fizeram contato telefônico com tal empresa, combinando de mandar por e-mail os documentos que comprovam o pagamento das duplicatas, sendo que a empresa irá encaminhar carta de anuência..
  14. Com relação à Praia Acessível, não há interesse no evento promovido pelo COMDEPA, Prefeitura de Porto Alegre e ONG Caminhadores RS e, que, acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro na praia do Lami. A não participação da ACERGS dá-se por conta da inexistência de disponibilização e oferta de infraestrutura e suporte mínimo, por parte das promotoras, às Instituições..
  15. Quanto a sigilo dos assuntos tratados em reunião, o Presidente pede cuidado para que não sejam divulgados indiscriminadamente.
  16. Quanto a voto de membro suplente, o estatuto reza que o suplente somente vota na ausência do titular. Para Airto e Maicon, o suplente vota se trabalha de forma ativa e mantendo uma rotina de trabalho presencial na Entidade. Assim, decidiu-se pelo direito a voto do suplente nas sessões, desde que observado o critério e requisito infra transcrito…
  17. O presidente informou a nomeação do associado Paulo Nunes como Assessor de Relações Institucionais da associação, no entanto, Maicon ressalvou algumas condutas inadequadas do associado, sendo que Glailton também considerou estranho, visto que ele havia feito convite para que o mesmo associado assumisse a assessoria da cultura..
  18. Ficou registrado a reunião com o proprietário do mercado Farol, o qual sinalizou positivo o aluguel do espaço para estacionamento pelo valor de R$7.000,00 (sete mil Reais)..
  19. Maicon e Glailton interpelaram o presidente quanto as oficinas de Terapia Musical e Educação Somática, com a intenção de reestruturar as oficinas ou para a reabilitação ou para a cultura. Nesse sentido ficou decidido conversar com os oficineiros para entender o objetivo das oficinas e, encima do alferido, definir-se-á a qual setor/área ficarão atreladas as atividades. Glailton informou que a oficineira Beatriz da Educação Somática se afastou para tratamento de saúde.

Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 12/02/2019.

Gilberto Kemer   

João Luiz Pinto Costa .

Ata Nº. 1267 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia vinte seis de Fevereiro de dois mil e dezenove, às dezessete horas e trinta minutos , em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário JoséInácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente e GlailtonWinckler da Silva, segundo Vice-Presidente; João Luiz Pinto Costa – Secretário Geral, não se fez presente por conta de estar em período de férias e Airto Viana Chaves – Tesoureiro, em virtude de compromissos familiares. A sessão deliberou acerca da seguinte pauta:

  1. Aprovação da ata 1265; 2. Comportamento recepção;3. Proposta empresa Estratégia1 Consultoria; 4. Proposta cartão de todos; 5. Evento 8de março; 6. Reunião conselho fiscal e deliberativo; 7. Assembleias CBDV; 8. Fluxo de agendamento e atendimento; 9. Utilização das impressoras braile; 10. Funcionário José; 11. Alugueis sede Vila Nova; 12. Títulos protestados; 13. Corrida 1ª etapa circuito SESC 2019 Atlântida sul,
  2. Aprovada ata 1265 de 29 de Janeiro de 2019.
  3. Comportamento recepção: Foi relatado pelo 1º vice presidente, Maicon Tadler, que no dia 19 de Fevereiro por volta das 12:00, houve um bate boca entre o prestador de serviços Anderson Floriano e o associado Jorge Clodoir Maidana, o qual, acusava Anderson de “ladrão” e que estaria roubando uma senhora que comprava um elástico para bengala; Ficou decidido encaminhar termo circunstanciado para o Conselho Fiscal e Deliberativo. Ainda sobre o comportamento das pessoas na recepção, Maicon e Glailtoninformaram, que no dia 21 de Fevereiro estavam analisando as câmeras de monitoramento e verificaram outros comportamentos inadequados por parte dos associados e usuários Sérgio Renato Gomes Pires e Maila Bruna Nascimento e Aline Lima dos Santos e Everton Sanches Blumberg, o que também entendeu-se ser causa de encaminhamento de Relatório Circunstanciado ao Conselho Fiscal e Deliberativo.
  4. O presidente informou que o professor Márcio Zapican (proprietário da empresa Estratégia1 Consultoria), entrou em contato para propor a locação do auditório para realização de palestras e cursos. O aluguel se daria em um repasse de 30% (trinta por cento) de todas as inscrições para os cursos mais a disponibilização de 10% (dez por cento) das vagas de cada curso para a ACERGS. O presidente Gilberto Kemer, vai pedir proposta formal e será decidido em próxima reunião.
  5. Maicon informou de uma proposta de representantes do Cartão de Todos, afim de beneficiar os associados e a instituição com a parceria. Será realizada uma reunião com os representantes e haverá deliberação em outra reunião do Conselho Administrativo.

5. Para o dia Internacional da Mulher, ficou decidido que o presidente juntamente com o serviço social, buscarão palestra sobre direitos e defesa da mulher, o evento contará com a participação dos massoterapeutas do departamento de empreendedorismo e se dará um mimo para as colaboradoras da instituição.

6. Ficou decidido que o presidente do conselho administrativo fará convocação de uma reunião com os membros do conselho fiscal e deliberativo e os membros do conselho administrativo.

7. A participação da ACERGS na assembleia da CBDV dependerá de que Glailton indique alguém para representar a instituição, o mesmo receberá procuração de autorização para a representação.

8. O novo fluxo de agendamento e atendimento terá início no dia 06 de março, Maicon e Glailton explicaram como funcionará as marcações e como se dará os atendimentos. O presidente informou que existe a possibilidade da saída do funcionário da recepção por questões pessoais e que em quanto não se consegue remunerar outro profissional a alternativa é suprir o setor com voluntários. O presidente sugeriu que Elaine aprenda as atividades básicas, Glailton ficou de procurar outros voluntários para suprir horários vagos da Elaine. Não obstante, houve concordância de suprir o cargo com pessoas com deficiência visual.

9. Maicon interpelou a decisão do presidente, quanto a operação das impressoras Braille, ficarem apenas com ele e Elaine, visto que há necessidade de impressões de materiais para a oficina Braille. O presidente continuou com a decisão e caso esse fluxo não funcione será reavaliada a decisão.

10. Maicon informou que na tarde do dia 26 de Fevereiro acompanhou o funcionário José Jaques da Silva em consulta com médico do trabalho , o qual afastou o funcionário por 30 dias, devendo ser encaminhado para o INSS. O médico identificou no prontuário apresentado, problemas cardíacos, hipertensão e problemas respiratórios.

11. O presidente informou a respeito dos alugueis do salão e galpão da sede social, os quais tem preços inferiores ao de mercado e oferece mais vantagens do que outros. Ficou decidido que o aluguel do salão será de R$ 1.000,00 (um mil Reais), do galpão R$ 500,00 (quinhentos Reais) e caso o locatário alugue os dois espaços pagará R$ 1.200,00 (um mil e duzentos Reais).

12. Maicon informou que a proprietária da empresa Contgrafica ainda não emitiu carta de anuência porque está viajando e a mesma o fará quando retornar, o que deve acontecer entre 11 e 15 de março. A empresa Envelopeu não enviou a carta, mesmo depois de constantes ligações. Maicon e Gilberto combinaram de ir até a empresa a fim de buscar o documento.

13. Foi informado por Glailton, que no dia 23 de Fevereiro aconteceu a 1ª etapa do Circuito SESC de Corridas. A participação da ACERGS no evento contou com 7 atletas e apoio de guias do grupo Sexto Sentido.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Geral eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 26/02/2019.

Gilberto Kemer   

Maicon Tadler.

Ata Nº. 1268 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia primeiro de Março de dois mil e dezenove, às dezessete horas e trinta minutos, em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário Jose Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, GlailtonWinckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves, tesoureiro e Bianca da Silva Rauber, suplente de tesoureiro; o Secretário Geral João Luiz Pinto Costa constou ausente em razão de estar em período de férias. A sessão deliberou acerca das seguintes pautas:

1. Senário financeiro; 2 Quadro de funcionários; 3 Articulação política

1 O presidente iniciou a reunião pedindo um posicionamento dos membros quanto a questão do que vem sendo feito para sanar obrigações atrasadas e como está o andamento das projeções dos próximos dias. Maicon informou que o funcionário Maurício teria que receber férias ainda no dia de hoje, sob risco de multa. Então continuou informando que autorizou as férias do funcionário que é no valor de R$ 768,38 (setecentos e sessenta e oito Reais e trinta e oito centavos), valor que será pago com o resultado da “ação entre amigos”. Também relatou que foi utilizado todo o valor de reposição de bengalas, R$798,00 (setecentos e noventa e oito Reais), para completar o pagamento do parcelamento junto ao INSS. Já na semana passada havia sido sacado R$ 1.300,00 (um mil e trezentos Reais) da conta do Departamento de Empreendedorismo para pagamento das taxas de lixo, as quais impediam a renovação da Certidão Negativa de Débitos Tributários Municipais. O 1º vice-presidente também informou que há uma fatura da Embratel no valor de aproximadamente R$ 56,00 (cinqüenta e seis Reais), todos os meses e que já está atrasada desde Dezembro de 2018, a qual os outros diretores desconhecem, fatura essa, que se refere a ligações interurbanas. No entanto os telefones da ACERGS são bloqueados para esse tipo de ligação. Do mesmo modo que a fatura de internet aumentou para R$ 440,00 (quatrocentos e quarenta Reais) e que a fatura de telefone é de R$ 112,00 (cento e doze Reais). Ficou decidido que Airto e Maicon irão verificar a situação desta conta junto à Embratel. Airto informou que entregou o contrato de locação em mãos do proprietário do mercado Farol, devido o mesmo não ter recebido, mesmo após muitas tentativas por e-mail e whatsapp. O novo contato será feito no dia 06 de Março, onde se buscará marcará data para a assinatura do contrato. Também informou que a funcionária Marilene é a única que não tem salário atrasado, devido ser um valor de menor monta, mas que no 5º dia útil de Março não terá para pagar ninguém, o que totalizará 2 meses de salário atrasado. Também comentou a possibilidade de fazer acordo dos atrasados com o funcionário Murilo, o qual está deixando a ACERGS. Airto informou que foi no banco Bradesco que representa a empresa Contgrafic, a qual a proprietária disse que ao voltar de viagem fará a carta de anuência.

2. Glailton colocou em discussão a possibilidade de dar folga para os funcionários na próxima semana, devido o clima organizacional estar péssimo e os funcionários estarem vindo trabalhar todos os dias sem nenhuma perspectiva de recebimento de suas remunerações. Também cogitou-se a possibilidade de reduzir a carga horária de abertura da ACERGS nesse período, visando a folga e a diminuição das despesas com energia, consumo de materiais de limpeza, entre outros. Isso ficará para próxima reunião. Maicon informou que o funcionário José, está afastado e que a partir do dia 15 será encaminhado ao INSS para auxílio doença. Decidiu-se pagar vale no valor de R$ 700,00 (setecentos Reais) para a funcionária Ângela Selau, valor que saiu do caixa geral e do caixa do esporte. Ficou resolvido que no dia 06 não haverá expediente, apenas o Conselho Administrativo se reunirá. Ficou decidido que a recepção será operada por voluntários deficientes visuais e que deverá ser feita adaptações para que eles possam exercer as atividades, a carga horária não podendo ultrapassar 8 horas semanais. Quando normalizar a situação financeira pretende-se contratar um profissional deficiente visual para a função, a fim de valorizar as pessoas com deficiência visual e aumentar essa categoria de funcionários no quadro funcional da Associação.

3. Maicon informou que o projeto captado pelo COMUI, está com seu processo fluindo, porém existe uma burocracia que limita a velocidade do repasse do dinheiro, mas que ao sair contemplará a ACERGS quase em sua totalidade até o final do ano. Informou que parte da falha também é da Instituição que em alguns casos demorou a repassar as documentações solicitadas, de forma correta.

Glailton ainda, pediu para Maicon relatar a experiência com o SECRASO, o qual informou que em conversa com uma advogada que representa  a ACERGS, tentando desembargar uma conta bancária da ACERGS, disse: “Não sei o que fazer”, tendo que o mesmo ter que encontrar, montar e “mastigar” juntamente com a contabilidade a documentação para ela. Maicon ainda não sabe se ela conseguiu desembargar a conta. O presidente ficou de propor ao Secretário Geral João Luis para que passe advogar em favor da ACERGS, visto fazer parte do Conselho e ter vasta experiência. Ainda em um debate chegou-se a conclusão que não é favorável levar em reuniões com o poder público políticos de oposição nem de base aliada, visto que a ACERGS é apartidária. Discutiu-se sobre a situação da ação trabalhista da ex-funcionária Vanessa, o qual Gilberto informou que esse processo está começando e que não é de urgência esse caso devido os trâmites judiciários, mas que não se pode deixar por conta do SECRASO a defesa da ACERGS. Foi informado ainda que a instituição deve aproximadamente 7 meses de condomínio, porém o mesmo ainda não se manifestou quanto o reparo no forro do auditório, que foi danificado quando um prestador de serviços de manutenção caiu e danificou cerca de 5 placas de gesso do auditório.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Geral eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 01/03/2019.

Gilberto Kemer 

Maicon Tadler

Ata Nº. 1269 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia seis de Março de dois mil e dezenove, às quinze horas e trinta minutos, em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na Rua Vigário José Inácio, 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente e Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; o Secretário Geral João Luiz Pinto Costa esteve ausente em função de estar em período de férias e o Tesoureiro Airto Viana Chaves em razão de compromissos profissionais. A sessão deliberou acerca da seguinte pauta:

  1. Demissão do funcionário da recepção; 2. Contrato de aluguel pátio Vila Nova; 3. Tramitação projeto COMUI; 4. Retorno ao trabalho nos dias 07 e 08 de Março; 5. Método para suprir vacância de função na recepção; 6. Registro do pagamento das férias do funcionário Maurício.
  2. Ficou decidido pela demissão do funcionário Murilo Chaves, visto que o mesmo está mudando para Pelotas, já que irá ingressar na universidade. Foi feito contato com o escritório de contabilidade, o qual fará os cálculos da rescisão.
  3. Realizou-se contato com o proponente da locação do espaço do pátio do terreno Vila Novo. O mesmo informou que ainda não analisou a minuta do contrato feito pelo presidente, Gilberto Kemer, mas que dará retorno na semana seguinte.
  4. Maicon foi indagado quanto a tramitação da liberação do recurso no COMUI. Maicon explicou que o processo está fluindo, porém lento por causa da burocracia, visto que segundo informações do próprio COMUI, o processo já tramitou pelo COMUI, UPEO, UOF e Secretaria da Fazenda e que precisa ainda ser analisado por uma Junta Administrativa e PGM, para então ser assinado o termo de fomento.
  5. Ficou decidido que no dia 07 de Março a funcionária administrativa da ACERGS fará expediente, visto que há necessidades administrativas e financeiras que precisam ser encaminhadas e concluídas, porém os demais funcionários continuam liberados de suas funções laborais, devendo retomá-las no dia 11 de março. Ficou determinado ainda, que a funcionária Ângela será compensada com dia de folga em data futura a ser acordada entre as partes.
  6. Ficou decidido que a recepção será operada por voluntários, visto que a voluntária Elaine já está suprindo parcialmente o posto desde o dia 28 de Fevereiro. O associado e atleta Marcelo também se prontificou em ajudar na recepção. Os voluntários serão instruídos pelo 1º vice-presidente sobre as atividades e escala de voluntariado.
  7. Maicon informou que utilizou R$ 769,00 (setecentos e sessenta e nove Reais) do resultado da, ação entre amigos, para pagar as férias do funcionário Maurício Wolker. O pagamento foi feito via depósito bancário na lotérica, o valor efetivo das férias era de R$ 768,38 (setecentos e sessenta e oito reais e trinta e oito centavos). O comprovante do depósito será entregue no dia sete de Março para o administrativo da instituição.

Não havendo nada mais a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Geral eventual, lavrei a presente ata, que será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 06/03/2019.

Gilberto Kemer   

Maicon.Tadler .