Curso de Orientação e Mobilidade

Recentemente, foi realizado na ACERGS um curso de orientação e mobilidade ministrado pela professora Márcia Cernicchiaro, responsável pelas oficinas de Orientação e Mobilidade da ACERGS.

O objetivo do curso foi capacitar os participantes a serem guias videntes e instrutores de pessoas com deficiência visual orientando o seu deslocamento de forma autônoma e segura em diferentes ambientes.

O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, a professora Márcia apresentou conceitos fundamentais relacionados a deficiência visual, os diferentes tipos de bengalas utilizadas pelos usuários e as técnicas de guia vidente e de bengala longa. Os participantes puderam aprender sobre a importância do trabalho do orientador/instrutor e a relevância de se respeitar as particularidades de cada usuário.

Já nas aulas práticas, as alunas foram divididas em duplas, sendo uma a guia vidente e a outra a pessoa com deficiência visual. Essa atividade proporcionou aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e vivenciar a experiência de ser um orientador/instrutor, guiando uma pessoa com deficiência visual e percebendo assim os desafios enfrentados por eles no dia a dia.

Além disso, o curso também oportunizou a observação das aulas dadas nas oficinas ministrada pela própria professora Márcia. Durante essa atividade, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a professora orientando uma pessoa com deficiência visual em um ambiente externo. Essa experiência permitiu aos participantes ver na prática a importância do trabalho do orientador/instrutor e a transformação que essa ajuda pode trazer para a vida do usuário.

Em resumo, o curso de orientação e mobilidade ministrado pela professora Márcia Cernicchiaro foi uma experiência rica e transformadora. Os participantes puderam aprender sobre as técnicas e particularidades do trabalho do orientador/instrutor e vivenciar na prática a importância desse trabalho para as pessoas com deficiência visual. Sem dúvida, um curso que recomenda-se para todos que se interessam por essa área.

Descrição da imagem: Alunos na sala de aula, ouvindo as orientações da professora. Fim da descrição
Descrição da imagem: Aluna vendada, caminhando. usando a bengala longa e sendo orientada pela professora. Fim da descrição.
Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo
12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.