Ficou por fora da últimas notícias da ACERGS neste recesso? Confira aí!

Retrospectiva e encerramento do calendário Esportivo da ACERGS em 2018

#INCLUASEDIGASIM #ACERGS2018

Ao término de um ano de muitas conquistas e desafios vencidos, as modalidades para desportivas da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul encerraram suas atividades em momentos de competição, confraternização e celebração das pequenas e grandes vitórias do esporte, bem como das reflexões para o futuro frente às oportunidades de melhoria e maiores aprendizados.

Sobre o Grupo de Corridas

O grupo de corridas e de provas de Atletismo participou das 18 etapas do Circuito SESC de Corridas de Rua de 2018.

Encerrou suas atividades ao participar da Etapa Final em Torres/RS no dia 02 de dezembro com 6 Atletas e seus Guias dos Grupos Sexto Sentido RS e Amigos do CETE, subindo ao pódio nas categorias Deficiente Visual, Comerciário e Público Geral. Ao longo do ano a ACERGS contou com a importante parceria do SESC/FecomercioRS que possibilitou a participação dos atletas. Por oportuno, a modalidade também agradece e comemora o sucesso dos Treinos de Corrida junto a parceria IESA-RENAUT / ACERGS / SEXTO SENTIDO RS.

Sobre a equipe de Futebol 5

Em 2018 o Futebol 5 fez a sua reestreia na série A da Copa Loterias Caixa de Fut 5 após 7 anos. Encerrou suas atividades com um treino no dia 14 de dezembro sendo anunciado a reestruturação da Comissão Técnica que por mais de uma década contou com a máxima experiência do Professor André Leal Caxias e seu auxiliar técnico Professor Jesun Roletto. Assume o comando o Professor Christian Welter para que, juntamente a equipe, busquem novos desafios e conquistas em 2019.

Sobre o time Futebol B2/B3

O time de Futebol formado por atletas com baixa visão conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Bronze na Copa Brasil de Futebol B2B3 e apresentou grande evolução competitiva. Encerrou suas atividades no Treino do dia 10 de Novembro e já projeta 2019.

Os naipes da modalidade de Goalball:


A modalidade de Goalball, que teve no naipe Feminino o comando da Professora Cláudia Romero e seu auxiliar Luiz Eduardo, sagrou-se Campeã Geral da Copa Sul de Goalbalĺ e disputou a vaga para série A da Copa Loterias Caixa de Goalball.

Já no naipe Masculino conquistou o Bronze na última etapa da Copa Sul 2018, e encerrou suas atividades com um Jogo/Confraternização no Centro Social Sao José em Canoas/RS no dia 15 de dezembro.

Sobre os lutadores do judô

No Judô Paralimpico para pessoas cegas ou com baixa visão, destacou-se a conquista de 11 medalhas no somatório das duas etapas do Grand Prix Infraero de Judô e dois Troféus de Vice-Campeão na categoria Iniciante.

Comandados por seu técnico Gustavo Schumacher, que este ano foi convocado pela quarta vez consecutiva para representar o RS nas Paralimpiadas Escolares, observou-se um ano de excelente trabalho e resultados.

A modalidade teve seu encerramento no último dia 19 de Dezembro na EsEFID/UFRGS com a Cerimônia de Graduação do Projeto de Extensão Bugre Lucena, onde os Judocas Anderson Wassian e Thais Furtadoreceberam a faixa Roxa e a Judoca Bruna Domingos a faixa Amarela. Os treinos terão seu retorno como de costume em Janeiro para preparação para o GP de Judô em Março de 2019.

Sobre os enxadristas da ACERGS

O Xadrez teve representantes nas principais competições de 2018, com destaque para o enxadrista Adroildo Jose (Coordenador de Xadrez da ACERGS). Encerrou suas atividades com a realização da Copa ACERGS de Xadrez 51 anos no dia 08 de Dezembro na sede Administrativa da Associação. O evento contou com o apoio da IESA/RENAUT e Ong. Embrião.

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, através do seu Departamento de Esportes e representando a diretoria, o Sr. Glailton Winckler da Silva agradece a todos atletas, voluntários, apoiadores e parceiros por mais um ano vitorioso.

Que 2019 seja de conquistas ainda maiores.

Os votos de magnífico 2019.

Descrição da imagem: Montagem de mosaico com 6 elementos. No canto superior esquerdo está a logo da ACERGS e o texto "Feliz Natal e um prospero 2019!". No canto superior direito foto do Grupo de Corridas da ACERGS e seus Guias com o banner da Instituição. Logo abaixo está a foto do time de Futebol 5. Na parte inferior da esquerda para direita estão as fotos da Equipe de Goalball com banner da Instituição e a bandeira do RS, os enxadristas participantes da Copa ACERGS de Xadrez 51 anos e do time de Futebol B2B3.
Fim da Descrição.

Oficina Braille é na ACERGS

#INCLUASEDIGASIM #ACERGS2018

A oficina de Sistema Braille da ACERGS encerrou 2018 com a satisfação de ter compartilhado aprendizados e ter finalizado o ano com o sentimento de missão cumprida.

Segundo a instrutora Franciele Brandão “Os alunos concluíram a oficina com uma nova perspectiva de enxergar o mundo. Sentir as palavras com as mãos, não foi uma tarefa nuito fácil logo de início, entretanto todos quebraram seus próprios medos, limitações e ao final do semestre perceberam que não havia sido tão difícil.”

Ao todo passaram pela oficina de Braille da ACERGS 32 pessoas interessados em aprender este sistema de escrita.

fique atento, 2019 se aproxima e a partir do dia 02/01, você poderá realizar sua inscrição na ACERGS, para aprender essa linda forma de ler com as mãos.

Descrição da imagem: Alfabeto Braille em peças de madeira. Fim da descrição.

Pedal da ACERGS termina 2018 com parceiros, amigos e a doação de uma bicicleta Tanden.

#IncluaSeDigaSim #ACERGS2018

No dia 15 de dezembro foi realizado junto ao evento Partilhando Vivências Dar Parceiros Voluntários o passeio de encerramento das atividades do Pedal da ACERGS Em 2018.

A pedalada contou com a participação de 25 pessoas que realizaram dois trajetos percorrendo mais de 25 km da zona sul ao centro da cidade, encarando momentos de sol e chuva que desafiaram os ciclistas e marcando aquele dia.

Na ocasião, a repórter Cris Lopes do jornal zero hora, juntamente com sua equipe de reportagem, integraram-se ao Pedal da ACERGS para pedalar pelas ruas e avenidas até a Usina do Gasômetro na orla do Guaíba.

A repórter que havia escrito matéria divulgada no dia 13 sobre a pedalada chamou a atenção de seus leitores e em especial o senhor Eliezer Hernandes e Flavio Ribeiro. Eliezer ao saber da pedalada foi se juntar ao grupo e ofereceu seus conhecimentos em manutenção de bicicletas para deixa-las melhor ajustadas e realizar pequenos reparos. Já o senhor Flavio, ao ver a necessidade do grupo por mais bicicletas, doou uma Tanden que estava parada em sua casa com a convicção de que a bike estará sendo muito bem utilizada.

Para o diretor de Empreendedorismo e coordenador do grupo Pedal da ACERGS, Rafael Martins Dos Santos, “Sentimento de gratidão a todos os envolvidos em realizar o passeio ciclístico.

O Pedal da ACERGS vem construindo uma parceria com as pessoas e ultrapassa a ideia de uma ação social pois alcança verdadeiro sentimento de amizade entre os envolvidos, ao mesmo tempo que apresenta a cidade as pessoas com deficiência visual e compartilha as experiências com aqueles que desconhecem o mundo das pessoas cegas ou com baixa visão.

É um saber conviver com a diversidade e heterogeneidade do grupo que faz tudo dar muito certo, faça chuva ou faça sol. Além disso, também lembrou e destacou como positivo a veiculação das fotos do passeio em nova matéria da Zero Hora em que elas foram todas publicadas com suas respectivas audiodescrições na internet. “O grupo RBS e a ZH estão de parabéns.

Nos honra e nos anima saber que possuem em seu quadro colaboradores interessados em garantir o acesso das imagens as pessoas com deficiência visual! ” Afirmou Diretor.

A próxima atividade do grupo está prevista para segunda quinzena de janeiro. Interessados em participar devem entrar em contato com a coordenação pelo telefone 51 999168959.

Descrição do mosaico com 3 fotos:
Na foto superior, mais larga, orientação paisagem, destaca dezenas de ciclistas lado a lado com suas respectivas bicicletas. Ao fundo um pequeno palco e no chão a água da chuva. A maioria das pessoas usam a camiseta laranja que identifica o Pedal da ACERGS.
Na parte inferior esquerda a foto horizontal do senhor Flavio segurando uma bicicleta de dois lugares, cor preta, à sua direita. Flavio tem cabelos grisalhos e usa camiseta regata e uma bermuda.
Na parte inferior direita a foto horizontal, destaca duas pessoas. A esquerda o senhor Eliezer e a direita o Associado Gerson. Ambos estão atrás de uma bicicleta de dois lugares, cores vermelhas. Fim da descrição.




Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.