Oficina de Informática

Atualmente a ACERGS oferece oficinas de informática especializadas para pessoas com deficiência visual, visando a reabilitação que engloba o uso de computadores desktops, notebooks e smartphones.

As oficinas não pretendem apenas dotar a pessoa que possui deficiência visual com as condições de empregabilidade mas qualificar para o mercado de trabalho que possa lhe assegurar produção com geração de renda.

A tecnologia assistiva consiste em recursos que promovem a independência da pessoa com deficiência.
No caso das pessoas cegas ou com baixa visão estas podem ser evidenciadas no uso de computadores , smartphones e seus recursos de acessibilidade tais como: ampliadores de caractere, sistemas de contrastes e sintetizadores ou ledores de tela.


A ACERGS, através da Oficina de Informática e Tecnologias Assistivas, a mais de uma década auxilia pessoas com deficiência visual a utilizar tais recursos de acessibilidade por meio de profissionais habilitados em ensinar todas as facilidades e ganhos que se pode alcançar com o uso deste recursos, de forma a trazer maior autonomia e liberdade para as mais diferentes tarefas.

Para o instrutor Maurício Wolker, a tecnologia assistiva possibilita mais autonomia e ajuda muito na educação. De algum jeito ele possibilita o estudo e viabiliza inclusive que muitos deficientes visuais ganhem o mercado de trabalho e participem de forma ativa das atividades cotidianas da sociedade.

As oficinas acontecem de segunda à sexta feira as tardes, respeitando a lista de espera.

Maiores informações: 51- 3225-38- 16 ou pelo e-mail: social@acergs.org.br

O instrutor de informática Maurício Wolker fala sobre as oficinas de informática da ACERGS no vídeo abaixo:




Voltar para Home