Saiba da importância da Ofincina de Informática da ACERGS.

#INCLUASEDIGASIM #ACERGS2018

A tecnologia assistiva consiste em recursos que promovem a independência da pessoa com deficiência. No caso das pessoas cegas ou com baixa visão estas podem ser evidenciadas no uso de computadores , smartphones e seus recursos de acessibilidade tais como: ampliadores de caractere, sistemas de contrastes e sintetizadores ou ledores de tela.

A ACERGS, através da Oficina de Informática e Tecnologias Assistivas, a mais de uma década auxilia pessoas com deficiência visual a utilizar tais recursos de acessibilidade por meio de profissionais habilitados em ensinar todas as facilidades e ganhos que se pode alcançar com o uso deste recursos, de forma a trazer maior autonomia e liberdade para as mais diferentes tarefas.

Para Mariana Baierle, ” “O ledor de telas do celular descreve aquilo que eu tocar. Eu toco onde tem os ícones, vou passando o dedo e o leitor vai lendo. Então se eu quero o WhatsApp, ele lê onde está e eu clico duas vezes para abrir. Graças aos aplicativos dele (do smartphone), tenho a possibilidade de executar algumas opções que sem a tecnologia assistiva não teria como.

Para o instrutor Maurício Wolker, a tecnologia assistiva possibilita mais autonomia e ajuda muito na educação. De algum jeito ele possibilita o estudo e viabiliza inclusive que muitos deficientes visuais ganhem o mercado de trabalho e participem de forma ativa das atividades cotidianas da sociedade.

Para participar da oficina é necessário entrar em contato com a ACERGS, junto a área do serviço social. Telefone: 3225 3816

Descrição da imagem superior: foto em orientação paisagem de uma mão segurando celular. Fim da descrição

Descrição da imagem inferior: foto de uma sala de aula com diversus computadores. O computador primeiro plano está ligado E duas mãos tocam O teclado. Fim da descrição

 

Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.