XEQUE MATE! Enxadristas da ACERGS fazem bonito em Valparaiso/GO

#INCLUASEDIGASIM #ACERGS2018

A cidade de Valparaíso – GO, foi sede da 3ª Etapa Regional Centro-Norte da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais, ocorrida entre 20 e 22 de Julho, realizada pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (FBXDV) e apoio da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais bem como da Prefeitura Municipal de Valparaíso/GO.

A competição realizada nas dependências do Locatelli Hotel contou com 29 inscritos de vários Estados do Brasil, dentre estes a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), que foi representada pelos enxadristas Vilma de Picoli e Oneide de Souza Figueiredo.

As partidas foram definidas por sorteio e após 5 rodadas, a atleta Vilma, ao obter 2,5 pontos, sagrou-se Campeã no naipe Feminino e na classificação geral ficando em 14º lugar. Já o atleta Oneide, em que de cinco partidas foi vencido em apenas uma, obteve 3,5 pontos, classificando-se em 8º lugar Masculino bem como no Geral.

Segundo o diretor da Copa Brasil, Oneide Souza Figueiredo, é através do xadrez que o deficiente visual participa de um esporte inclusivo. Para o organizador, o objetivo é conscientizar a população, principalmente crianças e adolescentes e aproximá-los deste meio. “O esporte aproxima gerações”.

Xadrez para Deficientes Visuais, entenda um pouco:
O xadrez para deficientes visuais possui algumas regras especiais. Cada jogador tem seu próprio tabuleiro, as peças pretas possuem uma saliência que as diferenciam das brancas, “dessa forma, o competidor consegue tatear todas as etapas do jogo e ‘visualizar’ o tabuleiro”. Outra diferença é que o jogo é falado, onde o enxadrista deve dizer sua jogada para o adversário reproduzi-la em seu tabuleiro. Outro detalhe é o tabuleiro com buraquinhos, para que as peças não saiam do lugar com o toque dos participante, podendo variar de acordo com a necessidade de adaptação de cada jogador.


Descrição da imagem: foto destaca dois atletas em uma partida de xadrez..No primeiro plano, mas a esquerda, se percebe a cabeça de um dos atletas, que está de costa, Tabuleiros ao centro com peças pretas e brancas. No outro lado da mesa, de corpo frente para a imagem, se percebe um jogador sentado que utiliza óculos escuros e está com a mão sobre as peças de um tabuleiro. Fim da descrição.

 

Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.