Todos os posts de ACERGS

Sobre ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA APRESENTAÇÃO DE ACORDO ACERGS X MS BAHIA

ASSOCIAÇÃO DE CEGOS DO RIO GRANDE DO SUL ACERGS

EDITAL Nº 04/2018

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA APRESENTAÇÃO DE ACORDO

JUDICIAL FIRMADO COM EMPRESA MS BAHIA E REFORMA DO ESTATUTO SOCIAL

O Presidente da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, no exercício de suas competências legais, consoante Estatuto Social (art. 28 – VI) combinado com o (art. 42 – caput e § 1º, I), convoca Assembleia Geral Extraordinária à realizar-se dia 21/06/2018 (quinta-feira), na Sede Administrativa da Associação, localizada na Rua Vigário José Inácio, nº 433, 6º andar, Centro, Porto Alegre/RS, às 18:00 horas em 1ª convocação e trinta minutos após em 2ª convocação, para tratar da seguinte ordem do dia:

  1. Apresentação de Acordo Judicial Celebrado Entre ACERGS e Empresa MS Bahia; e
  2. Reforma dos Estatutos da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS.

Cabe salientar que o parágrafo único, do artigo 40, CAPÍTULO VII – DA ASSEMBLEIA GERAL, do

Estatuto da ACERGS, estabelece:

“Art. 40 –

  • único – Os associados para participarem da Assembleia Geral deverão estar no pleno gozo

dos seus direitos sociais 72 (setenta e duas) horas antes do horário da primeira convocação da

respectiva Assembleia Geral.”

Porto Alegre/RS, 21 de maio de 2018.

Gilberto Kemer
Presidente ACERGS

Cumprimento do acordo firmado com a empresa MS BAHIA LTDA.

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, em cumprimento a acordo firmado com a empresa MS BAHIA LTDA., consoante Processo Nº. 1.15.0134221-6 e em extrema observância ao DESPACHO de 11 de maio de 2018, exarado pela 8ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre – Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul TJRS, torna público o texto infra transcrito:

“A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul vem a público manifestar seus agradecimentos à Sra. Melissa Bahia Bauer, sócia da empresa MS BAHIA Ltda., que por compreender a atual situação financeira da ACERGS, desistiu da Ação de Execução nº 1.15.0134221-6 que tramita perante a 8ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre/RS movida contra esta Entidade, o que isentará a ACERGS de pagar a quantia de R$ 42.596,57 (quarenta e dois mil, quinhentos e noventa e seis reais com cinquenta e sete centavos), já incluso valor dos honorários advocatícios de sucumbência que serão suportados pela MS BAHIA Ltda., bem como fica cancelada a penhora que pairou sobre a sede administrativa desta entidade.”

Conselho Administrativo – ACERGS
Gilberto Kemer – Presidente

Mais um parceiro vestindo a camiseta do Pedal da ACERGS

#INCLUASEDIGASIM#ACERGS2018#

A partir desta terça-feira, dia 15 de maio, a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul passa a contar com um novo parceiro abraçando a Campanha “Inclua-se. Diga sim!”. Trata-se da inclusão do Grupo de Ciclismo Pedalegre que passa a oferecer, em seu espaço no Shopping total da cidade de Porto Alegre, as camisetas laranjas do grupo de ciclismo Pedal da ACERGS.

O Pedalegre, que já vem desde 2016 participando e apoiando os ciclistas cegos e com baixa visão, agora soma esforços para auxiliar na venda das camisetas alusivas ao grupo de ciclismo da Associação, as quais irão dar maior conhecimento às pessoas sobre atividades da entidade bem como contribuir com a mobilização de recursos para manter a manutenção das bicicletas de dois lugares (tandens), transporte e demais necessidades tais como equipamentos e aquisições de materiais para as bikes.

Para o Diretor de empreendedorismo Rafael Martins Dos Santos, também coordenador do grupo Pedal da ACERGS, “Sempre contamos, desde o inicio com a participação pontual e viável de cada pessoa para conseguirmos adquirir as nossas primeiras bicicletas, a época com tampinhas plásticas e muitas pessoas ajudando. Agora com as camisetas, temos certeza que mais pessoas vão poder nos ajudar a manter esse trabalho e, quem sabe, até expandi-lo a mais pessoas”. Para Juarez Pereira, responsável pelo Grupo Pedalegre “É com muita alegria que firmamos mais essa parceria com a ACERGS. Tenho certeza que muitas pessoas vão ajudar esse grupo a se manter cada vez mais ativo e fazendo esse trabalho bacana”.

Pessoas interessadas podem ir até o Shopping total e conhecer o espaço Pedalegre que fica no numero 1085.

Vista você também essa camiseta! Inclua-Se. Diga sim!

Descriçao da imagem: em orientação paisagem, a foto apresenta a camiseta laranja do Pedal da ACERGS vestida no dorço de um maniquim. Fim da descrição.

 

De tampinha em tampinha parceiros ACERGS promovem um mundo com mais inclusão

#INCLUASEDIGASIM#ACERGS2018#

Nesta ultima sexta-feira, dia 11, os parceiros da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul lotaram a Kombi da FADERS com aproximadamente 500 quilos de material plástico, somando diversos esforços para alcançar o objetivo de viabilizar recursos financeiros, por meio da reciclagem, para a doação de bengalas às pessoas com deficiência visual de baixa renda que buscam atendimento e reabilitação na ACERGS.
Através do Coordenador de Empreendedorismo da Associação, Sr. Maicon Tadler, juntamente com o representante da FADERS,

Sr. Roberto (foto), o roteiro de recolhimento em diversas instituições, somou material plástico que possibilitará a confecção de 8 bengalas que irão ser entregues a pessoas cegas ou com baixa visão.

Recentemente, no dia 4 de maio, a Associação entregou aos seus assistidos 15 bengalas oriundas do projeto “Tampinhas ACERGS”, os quais, segundo o Diretor Rafael Martins Dos Santos, “são de extrema importância para que a autonomia da pessoa com deficiência visual possa ser desenvolvida, permitindo a inclusão de pessoas com deficiência visual de forma mais plena e com a participação efetiva de muito mais gente, empresas e outras organizações nesse processo.”

A ACERGS agradece a todas as organizações parceiras e aos voluntários que seguem auxiliando na construção de um mundo mais sustentável, observando a acessibilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Agradecimentos especiais: #InstitutoDeCardiologia#EscolaProfissionalizanteDoInstitutoDeCardiologia#AssociaçãoComunitáriaDeEnsinoDeLínguaEstrangeira#BancoDoEstadoDoRioGrandeDoSul#FundaçãoDeArticulaçãoeDesenvolvimentoDePolíticasPúblicasParaPessoasComDeficiênciaePessoasComAltasHabilidades #FundaTech#

#UniInter #ColégioMaristarosário#HostelSolar63#GrupoEscoteirosTapajós #PresidênciaDafrenteParlamentardedefesadosdireitosdaPCDemPortoAlegre
Interessados em participar ou obter mais informações sobre esta ação devem entrar em contato pelo telefone 3225 3816, segunda a sexta-feira, das 12h as 18h.


Descrição da Imagem: em orientação paisagem, a foto destaca a Kombi branca da FADERS vista pelo porta-malas. Com o A porta aberta visualiza-se grande volume de sacos com tampinhas plásticas que tomam o interior do carro até o capô. Ao lado esquerdo da Kombi está o Sr. Roberto e a direita Maicon, que segura uma bengala. Fim da descrição.

 

É CAMPEÃO!! Judoca da ACERGS/UFRGS conquista Ouro e Prata nos Jogos Paralimpicos Universitarios 2018

#INCLUASEDIGASIM #ACERGS2018

O Atleta Matheus Baldin de Lucas da modalidade de Judô da ACERGS/UFRGS, estudante de Educação Física da UNIASSELVI, em sua primeira participação nos Jogos Paralimpicos Universitários, sagrou-se Campeão na categoria até 100kg e Vice-campeão na Categoria Absoluto (sem divisão de peso).

No último dia de atividades do evento, Matheus participou de um treino com os demais participantes e com judocas medalhistas Paralimpicos da Seleção Brasileira.

Os Jogos Paralimpicos Universitários tem como objetivo fomentar o Paradesporto no Ensino Superior e seguir o fortalecimento paradesportivo do Brasil desde a base até o alto rendimento.

Esta é a terceira edição da competição. Neste ano, os 252 atletas representam cerca de 190 universidades de 20 estados e do Distrito Federal. As disputas estão acontecendo de 9 a 12 de Maio no Centro de Treinamento Paralimpico em São Paulo/SP e ocorrem em seis modalidades: atletismo, natacao, judo, badminton,tênis de mesa e bocha.
Parabéns, Matheus!

Descrição da imagem: em orientação retrato a foto destaca dois judocas sobre o tatame amarelo. Ambos estão em pé, posição de pegada gola e manga, com quimonos Branco, atleta à esquerda e azul, atleta à direita. Matheus eu atleta de branco.Fim da descrição

Futebol da ACERGS rompendo fronteiras

#INCLUASEDIGASIM #ACERGS2018

A Equipe de Futebol 5 da ACERGS, buscando maior preparação para o ano em que retorna aos jogos da Série A, foi convidada pela Equipe do Peñarol do Uruguai para participar da Copa Canaria, onde as Equipes farão duas partidas: uma amistosa e outra valendo o Título de Campeão da competição.

A Delegação da ACERGS viajou nesta quinta-feira (10) rumo a Cidade De La Costa no Uruguai com partida do ônibus prevista para a meia noite.
O Time gaúcho comandado pelo Professor André Luís Migliavaca Leal, mais conhecido pelo apelido “Caxias”, estará participando pela primeira vez de uma Competição Internacional.

Segundo o Técnico Caxias, “esta é uma oportunidade ímpar em poder pegar um adversário de qualidade e botar todo mundo pra jogar, errar, acertar, treinar alguns posicionamentos, sistemas de jogo e poder ser testado, em fim poder ver o que a gente está fazendo bem feito e o que a gente tem que melhorar”. Caxias conclui relatando que “esta é a primeira vez que jogamos internacionalmente então estou muito empolgado com esta oportunidade de jogar em outro País com nossa grande ACERGS”.

Os Jogos acontecem no próximo sábado (12) no Complexo De La Costa, sendo a primeira partida as 10 horas e 30 minutos e a segunda partida as 12 horas.

 

Confira a Delegação da Equipe de Futebol 5 da ACERGS:

Jogadores:
Christian Welter – Goleiro
Deivide dos Santos Albano – Goleiro
Alberto Vieira Teixeira
Altair Paulo Welter
Carlos Remus
Edson Claudiano da Silva
Leonardo dos Santos Oliveira
Luciano Barbosa de Oliveira
Rawdrey Anderson Nobre Rodrigues

 

Comissão Técnica:
André Luís Migliavaca Leal – Técnico
Jésun Roletto – Auxiliar Técnico
Igor Macedo Schmeler – Staff
Glailton Winckler da Silva – Diretor de Esportes
Mariana Krause Farias – Fisioterapeuta
Danielle Ramos – Assessora de Imprensa

Evento: Copa Canarias – Amistoso Internacional
Data: 12 de Maio de 2018
Local: Cidade De La Costa, Canelones – Uruguai

Descrição da Imagem: em orientação paisagem, figura com silhuetas de cor amarela sobre fundo preto destaca dois jogadores de futebol com viseiras cinzas, bola aos pés. Também em amarelo texto na lateral direita escrito por extenso Futbol de Ciegos, Partido Internacional, Futbol para Ciegos, Copa Canaria, Penarol – ACERGS(Brasil), Sábado 12 de mayo – 12 hs – Complejo de la Costa (Lagomar)

Fim da descrição.

 

Segunda, dia 14, tem homenagem às Mães da ACERGS

#Incluasedigasim #ACERGS2018

“Tenho em minha mãe um coração de ouro, em seu sorriso a melhor recordação, em seus braços minha felicidade.”

A homenagem a essas mulheres tão especiais ocorrerá no dia 14/05, segunda-feira, a partir das 14h, em nossa sede administrativa (Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro).

Nessa ocasião, em parceria com a Embeleze e a Mary Kay, serão oferecidos gestos de carinho e comemoração pelo dia e serviços de cuidados com a beleza para cada mamãe.

Além disso, haverá atividade em parceria com membros do grupo de dança Inclusão sem Fronteiras da ACERGS.
As atividades serão oferecidas às mães com deficiência visual ligada à ACERGS e mães/responsáveis por assistidos na instituição.

As inscrições devem ser feitas com a assistente social Pâmela, pessoalmente ou pelo telefone (51) 3225-3816.

Com carinho um feliz Dia das Mães.

Inclua-se diga sim  à ACERGS

Descrição da imagem: em orientação paisagem a foto destaca o sombreado de uma mulher que ergue um bebê acima de seus olhos dando-lhe um beijo no rosto,   sobre fundo alaranjado de um entardecer que impõem contraste intensos  entre as imagens. Fim da descrição

Equipe de Atletismo da ACERGS sobe a Serra Gaúcha e participa dos Jogos Abertos de Atletismo 2018

#Incluasedigasim #ACERGS2018

Nesse Último sábado (5) realizou-se, no Complexo Esportivo do SESI em Caxias do Sul, os Jogos Abertos de Atletismo paralimpico e Surdolimpico promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer daquele município (SMEL) com o intuito de fomentar  a inclusão das pessoas com deficiência através do esporte.

A Equipe da modalidade de Atletismo da ACERGS participou da competição pela segunda vez, representada por 11 atletas, 5 atletas-guia, em que todos conquistaram medalhas nas Provas de Pista de 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m e nas Provas de Campo de Salto em Distância, Arremeço de Peso, Arremeço de Disco e Lançamento de Dardo. As

Provas foram divididas em Categorias de Classificação Oftalmológica, as quais T11/F11 identifica  o atleta com cegueira e T12/F12, bem como T13/F13 osatletas com Baixa Visão.

Confira os resultados da Equipe de Atletismo da ACERGS:

Prova 100m Feminino:
Categoria T11
1 Lugar – Franciele Brandão e Guia Huibner

Prova 100m Masculino:
Categoria T11
1° Lugar – Marcus André e Guia Maribel Comin

Categoria T12
1° Lugar – Glailton Winckler
2° Lugar – Maicon Tadler e Guia William Flores

Categoria T13
1° Lugar – Guaracy Machado

Prova 200m Feminino:
Categoria T11
1° Lugar – Thais Furtado e Guia Maribel Comin
2° Lugar – Vera Bergamo e Guia Huibner
3° Lugar – Grazieli Dahmer e Guia Claudia Guimarães
4° Lugar – Franciele Brandão e Guia Sérgio Taborda

Prova 200m Masculino:
Categoria T11
1° Lugar – Oneide Figueiredo e Guia Huibner
2° Lugar – Marcus André e Guia Maribel Comin

Categoria T12
1° Lugar – Glailton Winckler
2° Lugar – Maicon Tadler e Guia Marcelo Vieira

Categoria T13
1° Lugar – Guaracy Machado

Prova 400m Feminino:
Categoria T11
1° Lugar – Vera Bergamo e Guia Maribel Comin

Prova 400m Masculino:
Categoria T13
1° Lugar – Marcelo Vieira

Prova 800m Feminino:
Categoria T11
1° Lugar – Franciele Brandão – Guia Claudia Guimarães

Prova 800m Masculino:
Categoria T12
1° Lugar – Sérgio Taborda

Categoria T13
1° Lugar – Marcelo Vieira

Prova 1500m – Masculino:
Categoria T12
1° Lugar – Sérgio Taborda
3° Lugar – Egídio Tomaz e Guia Huibner

Prova Salto em Distância:
Categoria T12
1° Lugar – Glailton Winckler
2° Lugar – Maicon Tadler

Categoria T13
1° Lugar – Guaracy Machado

Prova Arremeço de Peso Feminino:
1° Lugar – Vera Bergamo
2° Lugar – Thais Furtado
3° Lugar – Grazieli Dahmer

Prova Arremeço de Peso Masculino:
1° Lugar – Oneide Figueiredo

Prova Lançamento de Dardo Masculino:
1° Lugar – Egidio Tomaz

Prova Arremeço de Disco Masculino:
Categoria T12
1° Lugar – Sérgio Taborda

Categoria T13
1° Lugar – Marcelo Vieira

Inclua-se! Diga sim a ACERGS!

#PraTodosVerem# #PraCegoVer
Descrição da imagem: em orientação paisagem, foto destaca o grupo de atletas alinhados lado a lado. Todos estão em pé utilizando uniformes da Associação e  ao centro, um Banner com a marca dos 50 anos da ACERGS. Fim da descrição.

 

 

Universidade e universalidade marcaram a pedalada com a turma da ACERGS

Neste domingo. #Incluasedigasim #ACERGS2018

Foi no pátio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, campus Centro-Reitoria, que 30 membros do Pedal da ACERGS somaram-Se a mais de 400 pessoas que se encontraram para realizar o passeio ciclístico promovido pela URFGS Sobre Rodas, na manhã deste Domingo, dia 6 de maio.

O passeio, que já é tradicional na capital gaúcha, contou com a participação do grupo de ciclismo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul que vestiu, literalmente, a camiseta do evento: cor rosa identificada com o símbolo da organizadora URFGS sobre rodas, compondo e contrastando de forma harmônica os pedaleiras nas bicicletas de dois lugares tandens com a camiseta laranja da Associação.

O clima universitário e de universalidade presente entre todos e todas que participaram da atividade ciclística foi aspecto marcante da pedalada. Até mesmo o tempo que iniciou sobre céu nublado, deu espaço também ao sol que deu mais brilho a segunda metade do percurso da pedalada.

O trecho percorrido foi: saída na Sarmento Leite, ingresso na Loureiro da Silva, avenida Borges de Medeiros, avenida Padre Cacique, retorno, avenida Praia de Belas, avenida Loureiro da Silva e finalizando na Avenida Paulo Gama – em frente à reitoria.

Fique atento aos passeios do grupo de ciclismo Pedal da ACERGS. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 99 916 8959.

Descrição da imagem:  Em orientação paisagem, a foto destaca o grupo de ciclismo do Pedal da ACERGS. Cerca de 30 pessoas estão em pé, com suas bicicletas de dois lugares, lado a lado posicionadas à frente da parede de um prédio antigo iluminada pelo sol. Algumas pessoas usam camisetas rosas e outras laranjas. Fim da descrição.

 

Evento de lançamento da campanha Inclua-se

Na noite desta sexta-feira, dia 4 de maio, foi lançada a campanha Inclua-se! Diga sim. O evento de arrancada realizado na tarde desta sexta-feira, somou mais de 80 pessoas no auditório da sede administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul.

Seguindo a proposta apresentada e evidenciada pela campanha, representantes do setor público, empresas, instituições, voluntários, associados e usuários permaneceram envolvidos por cerca de 2 horas, conectados e atentos as exposições de trabalhos ou atividades que visam trazer maior participação, engajamento, bem como recursos para a ampliação e funcionamento da entidade.

Após a fala do presidente Gilberto Kemer, que apresentou questões pontuais e importantes da Associação, além de agradecer a presença do público em geral que lotou o espaço do auditório, destacou-se a fala da captadora maranhense Ana Maria, mentora da campanha, que explicou os principais eixos do funcionamento da mesma, seguida pela fala do coordenador do Empreendedorismo ACERGS

Maicom Tadler, que conduziu a entrega das bengalas resultamtes da reciclagem de tampinhas plásticas em 2017, com a entrega sendo realizada aos beneficiados através dos representantes das instituições apoiadoras, bem como citando a continuidade da ação em 2018 junto ao #Incluase #ACERGS.

Também, na oportunidade, anunciou prêmio Internacional de menção honrosa Velocity 2018, categoria educação e sensibilização, prêmio a ser recebido no dia 10 de junho, no Rio de Janeiro, pelo Pedal da ACERGS.

A seguir, destacou-se a fala do segundo vice-presidente, diretor de esportes, Glailtom Winckler, que apresentou as modalidades para olímpicas da instituição tem como prestou homenagem aos atletas e corpo técnico que vem escrevendo a história do paradesporto de pessoas cegas e com baixa visão no Estado do Rio Grande do Sul.

Ao final, o clima de confraternização e união para alcançar os objetivos e os propósitos da campanha tornaram-se mais reforçadas entre os que lá estiveram bem como demostrou estar de portas abertas para novos parceiros. e interessados em construir os próximos três meses com grande engajamento frente as causas das pessoas com deficiência visual.

Confira o vídeo de todo evento no link abaixo

Lançamento da campanha Inclua-se!#incluasedigasim

Publicado por Associação de Cegos do Rio Grande do Sul em Sexta, 4 de maio de 2018

Descrição da imagem: logo-marca Inclua- se!, destaca um olho com contornos formado por desenho de duas pessoas de mãos dadas em ciranda, vistas de cima e em que Ao centro há Uma mancha circular azul opaco.

Abaixo e centralizada, em caixa alta e Cor azul, a palavra inclua-se, com ponto de exclamação ao final. Abaixo e alinhado à direita, em letras menores, #incluasedigasim, também caixa alta e cor azul. Assinando na base da logo a tipia tradicional ACERGS .Fim da descrição.