Orientação e Mobilidade

A ACERGS disponibiliza a oficina de Orientação e Mobilidade para a comunidade com deficiência visual. A oficina tem como objetivo proporcionar a autonomia dp sujeito a partir da aprendizagem de técnicas que possibilitam a locomoção com segurança e independência em locais internos e externos. A oficina de Orientação e Mobilidade é desenvolvida de acordo com os pré-requisitos cognitivos, psicomotores, sociais e emocionais de cada indivíduo. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento de todo o processo de aprendizagem.

Promove confiança, segurança e proteção em deslocamentos em ambientes internos e externos, com a aprendizagem de técnicas de utilização da bengala longa, propiciando, assim, condições para que uma pessoa com deficiência visual exerça seu direito de ir e vir de forma autônoma.
Os atendimentos são realizados de segundas às sextas-feiras, das 12h às 18h.

A instrutora Marcia Pieretti fala sobre a oficina de Orientação e Mobilidade no vídeo abaixo:

 

Aluno em atendimento de Orientação e Mobilidade realizando subidas de degraus.Aluna realizando atendimento de Orientação e Mobilidade na Rua Vigário José Inácio. Detectando o meio fio com o uso da Bengala.Aluno realizando atendimento de Orientação e Mobilidade, passagem estreita com obstáculos próximo ao meio fio. Aluna em atendimento de Orientação e Mobilidade sobre o Piso Tátil no ambiente da ACERGS.

Voltar para Home