Categories: Notícias

ACERGS recebe Código da Assistência Social, em Braille

Na última sexta-feira (22), o Presidente da ACERGS participou do Seminário “A IDENTIDADE DO TRABALHADOR DO SUAS EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO” que aconteceu no auditório do prédio 5 da PUC/RS. Na ocasião, em ato solene, o Presidente Gilberto Kemer recebeu do Conselho Regional de Serviço Social (CRES), promotor e realizador do evento, o Código de Ética da Assistência Social – Lei Nº 8.662.
– “É muito bom e auspicioso quando percebemos que as políticas e idéias deixam de ser unicamente palavras e viram atitudes. Esse ato de entrega do Código de Ética da Assistência Social às Entidades e Conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência, idealizado pela assistente social e ativista da causa das pessoas com deficiência Fabiana Beretta, é uma real demonstração da transformação da teoria em práticas. Basta de acessibilidade e inclusão de papel”, – declarou o Presidente da ACERGS.

Descrição da imagem: Da esquerda para direita. A assistente social Fabiana Beretta , o Presidente da UCERGS Adilson Corlassoli, Emir Roberto Presidente da ACELB, Odilon Fernandes Ex Presidente da ACELB e Gilberto Kemer Presidente da ACERGS. Fim da descrição.

Descrição da imagem: Mesa diretora com seu componentes. Da esquerda para direita, Odilon Fernandes, Fabiana Beretta, Adilson Corlassoli e Gilberto Kemer.  Em frente a mesa tem um banner com a seguinte frase: “Juntos somos fortes, na luta por proteção social de qualidade!”. Fim da descrição.

ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

Recent Posts

Campeonato Brasileiro Série B de Goalball

Fiéis torcedores! Na jornada durante o Campeonato Brasileiro Série B de Goalball, Nossa equipe entrou…

2 meses ago

Campeonato Brasileiro Série B de Goalball

Nesta semana, entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025, nossa equipe de…

2 meses ago

🎉 Pizza na ACERGS! 🍕

É isso mesmo! No dia 14 de novembro, em parceria com a Pizza do Gaúcho,…

3 meses ago

Equipe de Judô da ACERGS em São Paulo!

A equipe de judô da ACERGS embarcou neste domingo, 26 de outubro, rumo a São…

3 meses ago

Festa de Aniversário – 58 anos da ACERGS

A ACERGS tem o prazer de convidar todos para a comemoração dos seus 58 anos,…

4 meses ago

ACERGS conquista medalha de bronze no Regional Sul de Goalball!

Encerrando com chave de ouro (ou melhor, de bronze) a participação na Copa Sul de…

4 meses ago