Categories: Notícias

Agora tem Libras no site da ACERGS

O site da ACERGS a partir de agora também está acessível às pessoas com deficiência auditiva.

Através do Departamento de informática, coordenado pelo professor Maurício Wolker, foi firmada parceria com os desenvolvedores do software Hand Talk.

Trata -se de uma aplicação licenciada que está disponibilizada para o site da ACERGS, agregando mais esta alternativa inclusiva e de comunicação com colegas surdos e ensurdecidos.
O software se expressa através de um avatar chamado Hugo, que traduz para libras todo o texto selecionado pelo usuário via mouse ou toque na tela de computadores ou smartphones.

Cabe destacar que a novidade é mais uma forma de valorizar e disseminar tecnologias para todas as pessoas.

Descrição da imagem: ao fundo a print do site da Associação E ao lado direito superior o avatar Hugo fazendo a tradução/interpretação do texto da página.

Além disso, o logo Site amigo do surdo também com Hugo fazendo o sinal de positivo. Ele usa óculos e uma camisa branca com gravata azul.
Em torno da logo as frases: Site amigo do surdo, HandTalk Acessível em Libras e abaixo, o logo do HandTalk simbolizado com uma mão aberta. Fim da descrição

ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

View Comments

Recent Posts

Campeonato Brasileiro Série B de Goalball

Fiéis torcedores! Na jornada durante o Campeonato Brasileiro Série B de Goalball, Nossa equipe entrou…

2 meses ago

Campeonato Brasileiro Série B de Goalball

Nesta semana, entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025, nossa equipe de…

2 meses ago

🎉 Pizza na ACERGS! 🍕

É isso mesmo! No dia 14 de novembro, em parceria com a Pizza do Gaúcho,…

3 meses ago

Equipe de Judô da ACERGS em São Paulo!

A equipe de judô da ACERGS embarcou neste domingo, 26 de outubro, rumo a São…

3 meses ago

Festa de Aniversário – 58 anos da ACERGS

A ACERGS tem o prazer de convidar todos para a comemoração dos seus 58 anos,…

4 meses ago

ACERGS conquista medalha de bronze no Regional Sul de Goalball!

Encerrando com chave de ouro (ou melhor, de bronze) a participação na Copa Sul de…

4 meses ago