A coletânea, que conta com o apoio da Associação de Cegos do RS, será tema de um Sarau Literário e Lançamento de sua 2ª edição – Revista e Ampliada.
A obra Histórias de Baixa Visão, organizada pela jornalista, técnica administrativa da UFRGS e associada da ACERGS, Mariana Baierle, trata de uma coletânea escrita por 23 autores com deficiência visual. Os autores são pessoas cegas ou com baixa visão que contam suas experiências e trajetórias de vida em textos no formato de crônicas e relatos autobiográficos. Não se constitui de um livro acadêmico ou técnico sobre o tema, sendo o foco principal as vivências e situações empíricas trazidas pela voz de quem se relaciona com o mundo sem poder contar plenamente com o sentido da visão e em diferentes contextos: escola, família, grupo de amigos, vida profissional, formação acadêmica, relacionamentos, enfrentamento de barreiras de toda ordem, preconceito e desconhecimento por parte da sociedade.
No dia 29 de maio ocorrerá um grande Sarau Literário e Lançamento do título no Centro Cultural da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul , das 19h às 22h, com a presença de dez autores. São eles: Adilso Corlassoli, André Werkhausen Boone, Eliane Santiago, Franciele Brandão, Gabriel Pessoa Ribeiro, Grazieli Dahmer, Maicon Tadler, Mariana Baierle, Rafael Giguer e Rafael Martins Dos Santos. Fazem parte ainda da coletânea os textos do presidente da ACERGS Gilberto Kemer e da associada e professora Marilena Assis. A atividade iniciará com a apresentação de trechos da obra. Na sequencia, haverá um bate-papo com a plateia, em que o público poderá fazer perguntas e os autores irão compartilhar suas experiências de vida, formas de lidar com a deficiência visual, bem como dar orientações e dicas sobre abordagens mais adequadas para quem nunca teve contato com pessoas com deficiência. Por fim, haverá sessão de autógrafos no encerramento da atividade.
O título busca contribuir com a construção de uma sociedade mais plural e respeitosa com as diferenças. Trata-se de um importante instrumento na divulgação da baixa visão e na ampliação da consciência sobre essas questões. A publicação conta com o apoio institucional da ACERGS, sendo publicada pela primeira vez em 2017 de forma alusiva ao aniversário de 50 anos da entidade. Em 2018 foi lançado a 2ª edição – Revista e Ampliada, com o acréscimo de seis novos autores, durante o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, ocorrido na Universidade Federal de São Carlos (UfsCar).
A 2ª edição ainda não foi lançada em Porto Alegre, sendo a atividade no Centro Cultural da UFRGS uma oportunidade única para trocas, tanto para os autores quanto para a comunidade universitária e a comunidade da ACERGS. Segundo a organizadora @ Mariana Baierle “Nosso objetivo não é apenas levar o livro até diferentes espaços e ambientes, mas principalmente promover momentos onde os autores possam contar sobre suas histórias, participação no livro e promover o diálogo com o público, mobilizando e sensibilizando a população para nossas demandas.”
O livro será comercializado no local, com pagamento apenas em dinheiro. O valor referente aos direitos autorais serão revertido em doações de exemplares para escolas e bibliotecas públicas de todo o país. Teremos chá e café, pedimos que traga sua caneca para evitarmos o uso de copos plásticos e cuidarmos do nosso Planeta!
SERVIÇO
O quê: Sarau Literário e Lançamento da obra Histórias de Baixa Visão – 2ª Edição Revista e Ampliada
Quando: 29 de maio de 2019 (quarta-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: Centro Cultural da UFRGS –Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Central – Porto Alegre/RS – Observação: é possível chegar até o local pela entrada da Av Paulo Gama,110, quase esquina Av Osvaldo Aranha ou pela Sarmento Leite, 320
Facebook: Livro Histórias de Baixa Visão:
Compareça! Compartilhe e curta o nosso evento no link abaixo.
ATENDIMENTO ACERGS - Informa: Recesso de Final de Ano e Férias Coletivas Prezados associados, usuários…
A Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (ACERGS)…
O projeto Judô Paralímpico 2024, tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência visual (baixa…
Adão Alcides Zanandréa (Fundador)Amanda KollingAdelaide Corrêa (fundador)Adeni Castorino de Souza (Fundador)Adolfina Quaresma da Silva (Fundador)Airto…
PRAZO DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAPara que o sócio possa participar das eleições no dia 7…
A Comissão Eleitoral reuniu-se no dia 22 de outubro de 2024 e homologou as candidaturas…