No dia 15 de janeiro de 2019, ás 18 horas e 15 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão ordinária, presentes: presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato; Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente; Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; Airton Viana Chaves, tesoureiro; Bianca da Silva Rauber, suplente de tesoureiro, participando por meio de whatsapp, grupo Diretoria ACERGS e João Luiz Pinto Costa, secretário-geral suplente, responsável por secretariar a reunião, que delibera sobre a seguinte pauta: 1. Equipe de projetos, ; 2. Metodologia de reabilitação; 3. Plenárias; 4. Contribuições associativas,; 5. Provimento secretaria-geral; 6. Solicitação de equipamentos de informática junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul; 7. Senhas para atendimento; 8. Reunião SED, aluguel terreno Vila Nova; 9. Readmissão de sócio; 10. Deliberação de coordenação e acessoria.
Quanto a equipe de projetos, , metodologia de reabilitação, O Diretor Maicon Tadler fez um relato acerca das atividades inerentes à empreendedorismo e empregabilidade, trazendo à baila esforços envidados em ministrar treinamento a colaboradores que atuam na captação de recursos imprescindíveis para garantir a saúde financeira da Associação. Narrou documento minutado por ele e o secretário João Luiz Pinto Costa, no sentido de resguardar a entidade frente a ações trabalhistas. Nomeou um por um dos treinandos, quais sejam: Graziele de Oliveira Daner, Alessandro Alves, Luciane Ferreira Dávila, Maicon Pierre da Silva e Welman Josic Melo Brito; Maicon ainda, externou uma expectativa muito positiva com o pleito em curso. O Diretor Glailton Winckler da Silva, manifestou que empreendedorismo e empregabilidade não são sinônimos, no que concordou Maicon Tadler, ao mesmo tempo em que esclareceu saber que ambos não são a mesma coisa e que tais rubricas estão afetas ao seu setor, ou seja a 1ª Vice-Presidência. De modo, que ao relatar um novo fluxo de trabalho para a reabilitação na Associação de cegos do Rio Grande do Sul, onde a psicologia deve interagir com todas as oficinas, não fazendo terapia, mas avaliações que auxiliem o restante do programa, o qual todos concordaram.
Quanto as contribuições associativas em atraso deliberou-se descontos de cinquenta por cento do valor da dívida se pago em uma parcela, em até 10 parcelas, o desconto será de vinte e cinco por cento, sendo o prazo final o fim do corrente ano. Para sócios em dia pagando a anuidade de 2019 até o último dia útil de fevereiro em uma parcela, terão desconto de dez por cento.
Quanto metodologia de reabilitação, no dia 09/01/2019 o primeiro Vice-Presidente, Maicon Tadler, acompanhado da Assistente Social Pâmela, participou de uma reunião na SEDUC com a equipe pedagógica, uma vez que houve notícia de que os alunos deficientes visuais estariam sendo aprovados no ano letivo sem assimilar o conhecimento necessário para tanto, bem assim não estariam participando das classes de educação física e a falta de material acessível no NEJA da Rua André Belo; Diante deste cenário a ACERGS foi oferecida como uma possibilidade de prestar assessoria aos respectivos órgãos públicos, uma vez que tem estrutura e profissionais capacitados para tal demanda. Também ficou proposta para a Associação de cegos do Rio Grande do Sul elaborar projeto frente a educação para prestar formação para os profissionais da educação e por parte do Estado ficou o compromisso de colocar a disposição dos alunos do NEJA computador na unidade mencionada, possibilitando-lhes assim o mínimo acesso ao conteúdo didático.
Quanto a plenárias, representam a Associação de cegos do Rio Grande do Sul no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEPEDE) Gilberto Kemer e Bianca da Silva Rauber. O revezamento nas representações no Conselho Municipal da Pessoa com deficiência de Porto Alegre (COMDEPA) e Conselho Municipal do Idoso (COMUI), entre Maicon Tadler e Airto Viana Chaves. Quanto a provimento à Secretaria Geral, A vaga de secretário-geral restou lacônica, uma vez que a titular do cargo, Sra. Marilei Luzia Lopes de Campos veio a falecer no dia 20.12.2018, interregnum entre a eleição do Conselho Administrativo em 09.11.2018 e a data da posse da Diretoria eleita, em 07.01.2019 e sendo assim o Presidente Gilberto Kemer trouxe à consideração que o Estatuto da ACERGS estabelece que em caso de vacância dos cargos de Presidente e Vice cumpre se realizar nova eleição para prover o cargo vago, no entanto é omisso para os demais cargos. Diante disto, suscitou a necessidade de se realizar, por analogia, novo pleito eleitoral para suprir a vaga de primeiro secretário-geral. O posicionamento do Presidente restou acolhido. Entretanto, no dia 17.01.2019 a matéria voltou à baila no grupo de whatsapp Diretoria ACERGS, quando o Presidente Gilberto Kemer aventou qual seria o prazo preclusivo para se enviar a matéria ao Conselho Deliberativo e Fiscal, sendo que na ocasião o mérito da questão voltou aos debates sufragando a questão procedimental, sendo que tais debates delongaram-se durante aquele dia, restando aprovada as proposições do Conselheiro Maicon Tadler, no sentido de se encaminhar a matéria ao Conselho Fiscal e Deliberativo para o referendum. Quanto a solicitação de equipamentos de informática junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, quando o Presidente Gilberto Kemer ingressou em férias, lobo após o ato de posse da nova diretoria em 07.01.2019, o Presidente em exercício Maicon Tadler e o Secretário Geral suplente João Luiz Pinto Costa, encaminharam o ofício 001/2019 ao Ministério Público do Rio Grande do Sul solicitando a doação de equipamentos de informática em desuso, objetivando incrementá-los às oficinas de tecnologias assistivas. Ciente os demais Membros aquiesceram com a demanda.
Quanto a senhas para atendimento, foi informado pelo Secretário Geral João Luiz Pinto Costa a implementação de tal expediente; O Diretor Glailton Winckler da Silva sustentou problemas no espaço físico concernente ao atendimento ao público, uma vez que segundo ele, as pessoas aglomeram-se no local conversando, fazendo vendas e por vezes até discutindo o que tumultua o ambiente. O Diretor Maicon Tadler concordou com outra manifestação de Glailto no sentido de que pessoas que circulam, ou ficam sentadas na sala da recepção, circulam livremente pelas dependências da Associação, ingressando em salas de trabalho interno, inclusive tumultuando o bom andamento das oficinas. O Membro João Luiz Pinto Costa sustentou que é imprescindível a existência de uma área de convivência para os associados e que se deveria instalar uma catraca para impedir o livre acesso ao interior da Associação. Os demais Membros concordaram quanto ao posicionamento, mas Maicon entendeu que a compra de uma catraca seria muito oneroso e que a mesa de trabalho do funcionário Murilo deveria ficar ao lado da porta de entrada do recinto, mas tal proposição restou rechaçada pelos demais, inclusive Airton Viana lembrou que para atender tal propósito, haveria dificuldades como por exemplo, mudar os pontos de informática e telefone, bem assim tomadas de eletricidade. Restou mantida a área de convivência no atual espaço físico por enquanto e a busca de outros meios para limitar o acesso indiscriminado ao interior da área restrita.
Quanto a reunião relativa a aluguel terreno Vila Nova. Airto Viana Chaves ao final da pauta, quando a tesoureira suplente, Bianca da Silva Rauber , que participava da reunião, por whatsapp, já havia se retirado do ato, relatou que quanto ao imóvel da ACERGS localizado no bairro Vila Nova que não está alugado, visto encerramento do contrato com empresa de transporte coletivo, encontra-se vias de ser novamente alugado, uma vez que uma empresa do ramo de supermercado mostrou interesse em alugar faixa do pátio para fazer estacionamento da loja. O Conselho Administrativo autorizou Arton Viana Chaves a proceder tratativas visando uma possível celebração de contrato de aluguel com a interessada pelo valor de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos Reais) mensais Diante das sérias dificuldades que a Associação está passando no âmbito das finanças, tanto que a taxa condominial do prédio onde está sediada a entidade, encontra-se com 4 meses de inadimplência, bem como falta de recursos para fazer frente a outras despesas como folha de pagamento funcional, telefone e energia elétrica. Diante do avançado da hora e da gravidade e complexidade do assunto, os Membros deliberaram em marcar outra reunião que tenha esta pauta como único tema, ficando agendada esta reunião para o dia 22 de janeiro às 16 horas.
Quanto a readmissão de sócio, foi aprovada a readmissão da ex-associada, Ana Otília Goveia.
Quanto a deliberação de coordenação e acessória, ficou decidido que Wellman Britto é o novo coordenador do departamento de empreendedorismo. Do mesmo modo que Rafael Martins dos Santos continuará a frente da comunicação e do Pedal da Associação de cegos do Rio Grande do Sul. No entanto, não ficou decidido quem irá compor a comissão de eventos da Associação de cegos do Rio Grande do Sul, cogitou-se que a equipe de projetos poderia assumir e caso seja de interesse devem apresentar proposta na próxima reunião.
Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral Suplente, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 15/01/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa .
No dia 22 de janeiro de 2019, ás 16 horas e 30 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, 6º andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão extraordinária, Gilberto Kemer, Presidente, presidindo este ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Ayrton Viana Chaves, tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário geral, que deliberam sobre a seguinte pauta: 1 Situação financeira da Associação de cegos do Rio Grande do Sul.
O tesoureiro Ayrton Viana Chaves, trouxe à consideração a delicada situação financeira da ACERGS, relatando não haver verbas suficientes para pagar a folha de pagamento dos funcionários da associação relativa ao mês de janeiro deste ano, que chega perto de R$18.000,00 (dezoito mil Reais), bem como saldar outros compromissos como taxa condominial, que, aliás, encontra-se inadimplente há quatro meses com valor mensal de R$3.300,00 (três mil e trezentos Reais).
Com relação aos funcionários, decidiu-se que no dia 30 do corrente mês, seria realizada uma reunião com os funcionários com o objetivo de colocá-los a par dos fatos, em especial no que tange ao pagamento dos salários deste mês. Airto comprometeu-se de marcar uma reunião na sede da Vila Nova com o escopo de tratar do assunto aluguel do pátio da sede Vila Nova, sendo que este assunto seria conversado em almoço no dia vinte seis de janeiro com o proprietário de um supermercado interessado em alugar o espaço para estacionamento da sua empresa. O valor do aluguel mensal a ser cobrado gira em torno de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos Reais). Tendo em vista a necessidade de se contrair empréstimo bancário para adimplir as dívidas, tornou-se imprescindível superar a negativação da Associação junto ao cadastro de inadimplentes da Serasa e sendo assim Airto comprometeu-se a encaminhar a João Luiz comprovantes de pagamentos e demais documentos inerentes a dívidas contraídas pela Associação, mas posteriormente quitadas junto a empresas falidas. Tal demanda visa ajuizar ação para se obter alvará judicial para retirar a Associação do rol de devedores da Serasa e poder buscar empréstimo bancário. Maicon foi autorizado a realizar um movimento de ação entre amigos no intuito de arrecadar fundos para fazer frente às despesas e dívidas da Associação.
Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 22/01/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa
No dia vinte nove de janeiro de dois mil e dezenove, às dezesseis horas e trinta minutos, em primeira convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber, Tesoureira Suplente e João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral suplente, secretariando este ato, que deliberou acerca da seguinte pauta da segunda reunião ordinária deste mês: aprovação da ata número 1263. Câmara de imagem, e-mail acergs, Plano de Ação e Previsão Orçamentária, exame de proposta de novo sócio, cursos de idiomas, ação entre amigos, torneio xadrez Arroio do Sal e anuidade FBXDV Federação Brasileira de Xadrez de Deficientes Visuais. – Aprovada ata número 1263; Sobre câmara de imagem, O responsável por verificar as imagens nas câmaras é o funcionário Maurício Walker, mas quem pode autorizar diligências para verificar nas imagens capturadas pode ser Qualquer diretor, mas terceiros necessitam de autorização e no caso quem dá a autorização é Maicon que fica responsável por deferir, ou indeferir justificadamente demandas da verificação de câmeras e João Luiz fica responsável por fazer modelo de requerimento a ser adotado pela recepção. Sobre e-mail acergs, O presidente está responsável por abrir os e-mail do arroba acergs e não quer mais ficar com tal demanda, Bianka assumiu a tarefa. Sobre plano de ação e previsão orçamentária fica a matéria para a próxima reunião. Sobre novo sócio, é posto a exame proposta de sócio por parte de Éverton Sanches Brunberg, aprovado. Rejeitada a proposta do Membro João Luiz acerca de cursos de idiomas, bem como de captar Bolsas; melhor, neste sentido, foi postergado o início da busca de bolsas. Sobre ação entre amigos, já foi mandado por Maicon imprimir blocos de talões para o pleito ação entre amigos para obter recursos para a Instituição, o objetivo é arrecadar fundos para a associação fazer frente ás despesas correntes, serão disponibilizados blocos para os Membros da Diretoria que tiverem interesse em vender. O valor da cautela é de cinco Reais cada número. Sobre torneio de xadrez em Arroio do Sal, FADERS Fornece van e motoristas para conduzir o pessoal a Arroio do Sal, mas pede uma colaboração para pagar um motorista, visto que um dos seus motoristas está em férias, pede cento e trinta Reais. Não foi autorizado pagamento pela Associação. A anuidade para federação brasileira de Xadrez deverá ser paga até vinte sete de fevereiro, o que será adimplido.
Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 29/01/2019.
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Gilberto Kemer
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João Luiz Pinto Costa .
No dia 12 de Fevereiro de 2019, ás 17 horas e 15 minutos, reunidos em segunda chamada, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, reunidos em sessão ordinária; Presentes: presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato; Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente; Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; Airto Viana Chaves, tesoureiro; Bianca da Silva Rauber, suplente de tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário Geral, responsável por secretariar a reunião, que delibera sobre a seguinte pauta:
minuta do contrato de aluguel sede Vila Nova; 3. Eventos e promoções sociais; 4. E-mail acesso @acergs; 5. Direito de voto para suplente; 6. Sigilo das informações; 7. Assessoria de relações Institucionais; 8. Vinculação terapia musical e educação somática; 9. Comissão de seleção e acompanhamento; 10. Carga horária do recepcionista; 11. Horário e intervalo dos funcionários;: 12. Proposta de novo Layout;
Registros:
Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 12/02/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa .
No dia vinte seis de Fevereiro de dois mil e dezenove, às dezessete horas e trinta minutos , em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário JoséInácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente e GlailtonWinckler da Silva, segundo Vice-Presidente; João Luiz Pinto Costa – Secretário Geral, não se fez presente por conta de estar em período de férias e Airto Viana Chaves – Tesoureiro, em virtude de compromissos familiares. A sessão deliberou acerca da seguinte pauta:
5. Para o dia Internacional da Mulher, ficou decidido que o presidente juntamente com o serviço social, buscarão palestra sobre direitos e defesa da mulher, o evento contará com a participação dos massoterapeutas do departamento de empreendedorismo e se dará um mimo para as colaboradoras da instituição.
6. Ficou decidido que o presidente do conselho administrativo fará convocação de uma reunião com os membros do conselho fiscal e deliberativo e os membros do conselho administrativo.
7. A participação da ACERGS na assembleia da CBDV dependerá de que Glailton indique alguém para representar a instituição, o mesmo receberá procuração de autorização para a representação.
8. O novo fluxo de agendamento e atendimento terá início no dia 06 de março, Maicon e Glailton explicaram como funcionará as marcações e como se dará os atendimentos. O presidente informou que existe a possibilidade da saída do funcionário da recepção por questões pessoais e que em quanto não se consegue remunerar outro profissional a alternativa é suprir o setor com voluntários. O presidente sugeriu que Elaine aprenda as atividades básicas, Glailton ficou de procurar outros voluntários para suprir horários vagos da Elaine. Não obstante, houve concordância de suprir o cargo com pessoas com deficiência visual.
9. Maicon interpelou a decisão do presidente, quanto a operação das impressoras Braille, ficarem apenas com ele e Elaine, visto que há necessidade de impressões de materiais para a oficina Braille. O presidente continuou com a decisão e caso esse fluxo não funcione será reavaliada a decisão.
10. Maicon informou que na tarde do dia 26 de Fevereiro acompanhou o funcionário José Jaques da Silva em consulta com médico do trabalho , o qual afastou o funcionário por 30 dias, devendo ser encaminhado para o INSS. O médico identificou no prontuário apresentado, problemas cardíacos, hipertensão e problemas respiratórios.
11. O presidente informou a respeito dos alugueis do salão e galpão da sede social, os quais tem preços inferiores ao de mercado e oferece mais vantagens do que outros. Ficou decidido que o aluguel do salão será de R$ 1.000,00 (um mil Reais), do galpão R$ 500,00 (quinhentos Reais) e caso o locatário alugue os dois espaços pagará R$ 1.200,00 (um mil e duzentos Reais).
12. Maicon informou que a proprietária da empresa Contgrafica ainda não emitiu carta de anuência porque está viajando e a mesma o fará quando retornar, o que deve acontecer entre 11 e 15 de março. A empresa Envelopeu não enviou a carta, mesmo depois de constantes ligações. Maicon e Gilberto combinaram de ir até a empresa a fim de buscar o documento.
13. Foi informado por Glailton, que no dia 23 de Fevereiro aconteceu a 1ª etapa do Circuito SESC de Corridas. A participação da ACERGS no evento contou com 7 atletas e apoio de guias do grupo Sexto Sentido.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Geral eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 26/02/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler.
No dia primeiro de Março de dois mil e dezenove, às dezessete horas e trinta minutos, em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário Jose Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, GlailtonWinckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves, tesoureiro e Bianca da Silva Rauber, suplente de tesoureiro; o Secretário Geral João Luiz Pinto Costa constou ausente em razão de estar em período de férias. A sessão deliberou acerca das seguintes pautas:
1. Senário financeiro; 2 Quadro de funcionários; 3 Articulação política
1 O presidente iniciou a reunião pedindo um posicionamento dos membros quanto a questão do que vem sendo feito para sanar obrigações atrasadas e como está o andamento das projeções dos próximos dias. Maicon informou que o funcionário Maurício teria que receber férias ainda no dia de hoje, sob risco de multa. Então continuou informando que autorizou as férias do funcionário que é no valor de R$ 768,38 (setecentos e sessenta e oito Reais e trinta e oito centavos), valor que será pago com o resultado da “ação entre amigos”. Também relatou que foi utilizado todo o valor de reposição de bengalas, R$798,00 (setecentos e noventa e oito Reais), para completar o pagamento do parcelamento junto ao INSS. Já na semana passada havia sido sacado R$ 1.300,00 (um mil e trezentos Reais) da conta do Departamento de Empreendedorismo para pagamento das taxas de lixo, as quais impediam a renovação da Certidão Negativa de Débitos Tributários Municipais. O 1º vice-presidente também informou que há uma fatura da Embratel no valor de aproximadamente R$ 56,00 (cinqüenta e seis Reais), todos os meses e que já está atrasada desde Dezembro de 2018, a qual os outros diretores desconhecem, fatura essa, que se refere a ligações interurbanas. No entanto os telefones da ACERGS são bloqueados para esse tipo de ligação. Do mesmo modo que a fatura de internet aumentou para R$ 440,00 (quatrocentos e quarenta Reais) e que a fatura de telefone é de R$ 112,00 (cento e doze Reais). Ficou decidido que Airto e Maicon irão verificar a situação desta conta junto à Embratel. Airto informou que entregou o contrato de locação em mãos do proprietário do mercado Farol, devido o mesmo não ter recebido, mesmo após muitas tentativas por e-mail e whatsapp. O novo contato será feito no dia 06 de Março, onde se buscará marcará data para a assinatura do contrato. Também informou que a funcionária Marilene é a única que não tem salário atrasado, devido ser um valor de menor monta, mas que no 5º dia útil de Março não terá para pagar ninguém, o que totalizará 2 meses de salário atrasado. Também comentou a possibilidade de fazer acordo dos atrasados com o funcionário Murilo, o qual está deixando a ACERGS. Airto informou que foi no banco Bradesco que representa a empresa Contgrafic, a qual a proprietária disse que ao voltar de viagem fará a carta de anuência.
2. Glailton colocou em discussão a possibilidade de dar folga para os funcionários na próxima semana, devido o clima organizacional estar péssimo e os funcionários estarem vindo trabalhar todos os dias sem nenhuma perspectiva de recebimento de suas remunerações. Também cogitou-se a possibilidade de reduzir a carga horária de abertura da ACERGS nesse período, visando a folga e a diminuição das despesas com energia, consumo de materiais de limpeza, entre outros. Isso ficará para próxima reunião. Maicon informou que o funcionário José, está afastado e que a partir do dia 15 será encaminhado ao INSS para auxílio doença. Decidiu-se pagar vale no valor de R$ 700,00 (setecentos Reais) para a funcionária Ângela Selau, valor que saiu do caixa geral e do caixa do esporte. Ficou resolvido que no dia 06 não haverá expediente, apenas o Conselho Administrativo se reunirá. Ficou decidido que a recepção será operada por voluntários deficientes visuais e que deverá ser feita adaptações para que eles possam exercer as atividades, a carga horária não podendo ultrapassar 8 horas semanais. Quando normalizar a situação financeira pretende-se contratar um profissional deficiente visual para a função, a fim de valorizar as pessoas com deficiência visual e aumentar essa categoria de funcionários no quadro funcional da Associação.
3. Maicon informou que o projeto captado pelo COMUI, está com seu processo fluindo, porém existe uma burocracia que limita a velocidade do repasse do dinheiro, mas que ao sair contemplará a ACERGS quase em sua totalidade até o final do ano. Informou que parte da falha também é da Instituição que em alguns casos demorou a repassar as documentações solicitadas, de forma correta.
Glailton ainda, pediu para Maicon relatar a experiência com o SECRASO, o qual informou que em conversa com uma advogada que representa a ACERGS, tentando desembargar uma conta bancária da ACERGS, disse: “Não sei o que fazer”, tendo que o mesmo ter que encontrar, montar e “mastigar” juntamente com a contabilidade a documentação para ela. Maicon ainda não sabe se ela conseguiu desembargar a conta. O presidente ficou de propor ao Secretário Geral João Luis para que passe advogar em favor da ACERGS, visto fazer parte do Conselho e ter vasta experiência. Ainda em um debate chegou-se a conclusão que não é favorável levar em reuniões com o poder público políticos de oposição nem de base aliada, visto que a ACERGS é apartidária. Discutiu-se sobre a situação da ação trabalhista da ex-funcionária Vanessa, o qual Gilberto informou que esse processo está começando e que não é de urgência esse caso devido os trâmites judiciários, mas que não se pode deixar por conta do SECRASO a defesa da ACERGS. Foi informado ainda que a instituição deve aproximadamente 7 meses de condomínio, porém o mesmo ainda não se manifestou quanto o reparo no forro do auditório, que foi danificado quando um prestador de serviços de manutenção caiu e danificou cerca de 5 placas de gesso do auditório.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Geral eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 01/03/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler
No dia seis de Março de dois mil e dezenove, às quinze horas e trinta minutos, em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na Rua Vigário José Inácio, 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente e Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; o Secretário Geral João Luiz Pinto Costa esteve ausente em função de estar em período de férias e o Tesoureiro Airto Viana Chaves em razão de compromissos profissionais. A sessão deliberou acerca da seguinte pauta:
Não havendo nada mais a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Geral eventual, lavrei a presente ata, que será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 06/03/2019.
Gilberto Kemer
Maicon.Tadler .
No dia doze de Março de dois mil e dezenove, às dez horas e trinta minutos, em primeira convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves, tesoureiro e João Luis Pinto Costa, secretário geral, que deliberou acerca das seguintes pautas:
Não havendo nada mais a tratar, eu, João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata, que será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 12/03/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa .
No dia dois de Abril de dois mil e dezenove, às dezoito horas e trinta minutos, em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves, tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário geral. A sessão deliberou acerca das seguintes pautas:
1. Pagamentos de Salários; 2. Carga Horária Assistente Social; 3. FADERS, Passe Livre; 4. Modelo de Atendimento, Recepção; 5. Prestação de Contas COMUI; 6. Parceria de recolhimento de resíduos; 7. Aluguel Vila Nova; 8. Cartão de Todos; e 9. Férias Secretário Geral.
1. Quanto ao pagamento de salários, dia 5 de abril vence outra folha de pagamento, sendo que a associação não conta com recursos para pagar os salários dos funcionários, as despesas correntes da associação tem sido enfrentadas com recursos dos setores e sendo assim os setores oportunamente serão ressarcidos.
2. A assistente Social desde meados do mês de março realiza carga horária reduzida de 10 horas semanais, efetivando expediente de segunda a sexta-feira no horário das 08:30 horas às 10:30 horas. Cabe salientar que esta medida é de prática provisória.
3- quanto a FADERS, passe livre, a FADERS está faltando com seu compromisso de dar transporte a associação, no que tange projeto pedal, entrega de tampinhas e não cumprindo os prazos para emissão de passe livres e assim será solicitada uma reunião com a fundação para solucionar este problema.
4- quanto Modelo de atendimento, recepção, o atendimento da recepção deverá ser mantido com a porta externa fechada, ao menos até a solução da crise financeira que assola a associação, sendo assim o atendimento continuará sendo feito com a recepção sem a presença de circunstantes, em princípio no mínimo por mais 30 dias.
5- Prestação de contas COMUI, o membro Maicon fará uma reunião com o corpo técnico da reabilitação para estruturar passos e fluxos administrativos.
6- parceria empresa de recolhimento de resíduos, uma empresa que está propensa a fazer uma parceria com a associação para o recolhimento de tampinhas, mas será necessário haver mais que uma tonelada por recebimento, sendo que tal empresa pagará valor superior ao que está sendo pago atualmente pela parceira em curso.
7. Quanto ao aluguel da Vila Nova, participa da reunião, por whatsapp candidato a alugar o pátio para estacionamento, senhor Welenson, proprietário de supermercado lindeiro. O candidato fará uma proposta nos dois próximos dias, podendo ser autorizado ao locatário instalar pequenas lojas (stands) no espaço a ser locado.
8 Cartão de todos empresa oferece cartões para titulares e até 7 dependentes no sentido de proporcionar descontos aos que aderirem. A decisão é de a feitura do contrato.
9. O Secretário Geral Sr. João Luiz Pinto Costa informou que estará afastado de suas funções, em virtude de gozo de férias, no período de 03 a 21 de abril.
Nada mais havendo a tratar, eu João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 02/04/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa .
No dia nove de Abril de dois mil e dezenove, às dezoito horas e trinta minutos, em segunda convocação, na sede administrativa da Associação de Cegos do rio Grande do Sul ACERGS, situada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Administrativo da Entidade. Estiveram presentes os conselheiros: Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente e Airto Viana Chaves, tesoureiro. A sessão deliberou acerca das seguintes pautas:
1. Apreciação das atas 1270 e 1271; 2. Contratação dos profissionais para o projeto “Pelejando estratégias de inclusão para a população idosa com deficiência visual”; 3. Situação referente a carga horária da assistente social; 4. Definição de processos administrativos para o projeto e Oficina de empregabilidade e AVD; 5. Renúncia das ações trabalhistas por parte do SECRASO; 6. Recolhimento das tampinhas; 7. Atuação do conselho fiscal e deliberativo.
1. Aprovadas as atas 1270 e 1271.
2. Aprovada a contratação da empresa FB da voluntária Franciele Cunha Brandão para ministrar as aulas na oficina de Sistema Braille. A contratação será por prestação de serviço entre pessoa jurídica. Quanto o profissional de orientação e mobilidade, Maicon relatou que realizou entrevistas porém não conseguiu encontrar pessoas com experiência para a oficina, além de que não há profissionais com certificação para esse tipo de serviço, nem com a devida capacitação e habilitação. Nesse sentido, decidiu-se estudar a viabilidade da ACERGS ministrar cursos profissionalizantes em orientação e mobilidade para aumentar o número de profissionais certificados no Rio Grande do Sul. No entanto, para o projeto que será realizado junto ao COMUI, pretende-se contratar e treinar um profissional com deficiência visual, visto que esse tem a experiência necessária para ensinar outra pessoa. Caso não seja efetivo um profissional deficiente visual, se buscará outro profissional. A contratação também será terceirizada.
Entendeu-se que é necessário implantar um modelo de secretaria e que a recepção seria apenas uma atribuição dessa secretaria, nesse sentido pretende-se contratar um profissional para a secretaria ou se houver possibilidade legal, contratar uma prestação de serviço terceirizada para a função.
3. Ficou decidido, conversar com a assistente social, sobre ela escolher trabalhar 30 horas semanais na ACERGS ou desligar-se, visto que trabalhando apenas 2 horas diárias não está conseguindo ser efetiva em suas atividades. Isso ocorre devido a redução de carga horária, a pedido da própria profissional, visto que ela está trabalhando em outra instituição, concomitantemente. Não obstante, é necessário uma profissional para cumprir o cronograma do projeto em parceria com o COMUI e suprir minimamente as necessidades funcionais do setor na Entidade.
4. Ficou definido que o fluxo de atendimentos da reabilitação começará pelo serviços social e psicologia, Orientação e mobilidade, atividades da vida diária, tecnologia assistiva e sistema Braille, os quais serão suportes para que os usuários possam ingressar no empreendedorismo e empregabilidade. Nesse sentido, foi informado que a voluntária Ana Mello tem uma proposta de ajudar a reabilitação criando e organizando um programa para AVD e executar oficinas para empregabilidade, com workshops referentes a currículos, postura, ética profissional, qualificação, entre outros. Decidiu-se que para efetivação desse trabalho deverá ser emitido termo de cooperação entre as partes.
5. O presidente informou que o SECRASO, o qual representava a ACERGS judicialmente nas ações trabalhistas renunciou as procurações devido 2 anos de atraso das anuidades com o sindicato. Amanhã, dia 10/04/2019, haverá uma reunião entre o presidente e o SECRASO para tratar do assunto. Estuda-se a possibilidade de mudar de advogados devido a fragilidade do SECRASO em representar a ACERGS judicialmente. Se fará a proposta de parcelar a divida existente, que chega perto de 2 salários mínimos nacionais.
6 – Devido a ausência da FADERS em fornecer transporte para as tampinhas, a ACERGS tem um volume que não pode ser transportado por carros pequenos, mesmo havendo vários parceiros que se dispuseram em ajudar. Nesse caso ficou decidido pagar um transporte das tampinhas da sede administrativa até a sede social para que o reciclador possa ir buscar. Foi informado que esse transporte poderá custar em torno de R$100,00.
7 – Ficou decidido enviar ao conselho fiscal e deliberativo uma proposta de contribuição para resolver alguns assuntos da instituição. A proposta consiste em:
Passar as agendas das plenárias dos conselhos municipais e estaduais, afim de ter percentual de presença, fundamental para propor projetos.
Ação para trazer associados inadimplentes com mensalidades, utilizando promoção vigente.
Sugestão de data para uma assembleia para a reforma do estatuto e organizar uma comissão para revisar a proposta do estatuto vigente.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Geral eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 09/04/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler
Aos vinte cinco dias do mês de abril do ano de dois mil e dezenove, às 14 horas e quinze minutos, em Segunda Convocação, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, na sede administrativa da Associação, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS. Reunidos os membros do Conselho Administrativo desta Associação, Gilberto Kemer Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, Primeiro Vice-Presidente, Glailtom Winckler da Silva, Segundo Vice-Presidente, Ayrton Viana Chaves, Tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, responsável por secretariar a sessão, deliberaram conforme a seguinte pauta: 1. Atas; 2. Fichas Novos Associados; 3. Contratação de Nova Assistente Social; 4. Assessoria de Relações Institucionais por Paulo Nunes; 5. Representação em Ações Judiciais; 6. Vendas das Tampinhas em Estoque; 7. Aluguel Vila Nova; 8. Prestação de Contas de Projeto; 9. Contratação de Instrutor de Orientação e Mobilidade; 10. Plenárias dos Conselhos; 11. Oficina de Capoeira; 12. Representações pelo Presidente.
Nada mais havendo a tratar, eu, João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 25/04/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa .
Aos quinze dias do mês de maio de dois mil e dezenove, às 18 horas e 15 minutos, em Segunda Chamada, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, no prédio sede da Associação, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS. Reunidos, os conselheiros Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo vice-Presidente, Airto Viana Chaves, tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, responsável por secretariar a sessão, deliberaram acerca da seguinte pauta: 1. Ata nº. 1272; 2. Fichas de Novos Associados; 3. Contrato de Locação Sede Social; 4. Carta de Anuência de Títulos Protestados; 5. Assembleia Geral de Apresentação do Balanço Financeiro e Relatório de Atividades do Exercício 2018; 6. Processos Trabalhistas; 7. Captação de Recursos; 8. Reabilitação; 9. Recepção e Espaço de Convivência; 10. Esporte; 11. Cultura; 12. Representações; 13. Posicionamento Institucional Projetos de Lei Equiparação da visão Monocular a Deficiência Visual; 14. Resultado Financeiro Festa Dia do Trabalho; 15. Festa Junina; 16. Comissão de Saúde do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre; 17. Consultas Odontológicas e Oftalmológicas.
Outras representações: 06 de maio – Conselheiro Luís Francisco Rios Moreira na Plenária do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA) e 1º Vice-Presidente, Tesoureiro e Conselheiro Vilmar Fraga na Plenária do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (COMUI); 07 de maio – Conselheiro Egídio Tomas na plenária do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE); e 14 de maio – 1º Vice-Presidente e Tesoureiro em reunião no Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (COMUI).
Nada mais havendo a tratar, eu, João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 15/05/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa
Aos seis dias do mês de junho de dois mil e dezenove, ás 14 horas e 15 minutos, em segunda chamada, estiveram reunidos, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio, 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, em sessão ordinária; Presentes: presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato; Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente; Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente; Airton Viana Chaves, tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário-geral, responsável por secretariar a reunião. A sessão deliberou sobre a seguinte pauta: 1. Novos Associados; 2. Assembleia Geral; 3. Assistente Social e Recepcionista; 4. Projeto VEPMA; 5. Layout; 6. Assessoria Jurídica; 7. Espólio; 8. Empreendedorismo; 9. AVD; 10. Valor Locação Sede Social; 11. Esporte; 12. Cultura; 13. Representações; 14. Festa Junina.
Outras Representações: 03 de junho – Conselheiro Luís Francisco Rios Moreira na Plenária do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA), 03 de junho – Conselheiro Vilmar Fraga na Plenária do Foro do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (COMUI) e 04 de junho – Conselheiro Egídio Tomas na plenária do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE).
Nada mais havendo a tratar, eu, João Luiz Pinto Costa, Secretário Geral, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 06/06/2019.
Gilberto Kemer
João Luiz Pinto Costa
Aos quatro dias do mês de julho de dois mil e dezenove, ás 18 horas, em primeira chamada, estiveram reunidos, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na Rua Vigário José Inácio, 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, em sessão ordinária; Presentes: Presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato; Maicon Tadler, 1º Vice-Presidente e Glailton Winckler da Silva, 2º Vice-Presidente. A sessão deliberou sobre a seguinte pauta: 1. Novos Associados; 2. Festa Julina; 3. Projetos; 4. Plano de Trabalho para Secretaria Estadual da Cultura; 5. Representações.
Outras Representações: 1º de julho – conselheiro Fiscal e Deliberativo Francisco Rios Moreira na plenária do COMDEPA; registro de que os conselheiros Fiscal e Deliberativo Vilmar Fraga e Egídio Thomas não compareceram às plenárias do fórum do COMUI Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre e do COEPEDE, respectivamente.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 04/07/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler .
Reunião Extraordinária
do dia vinte e cinco do mês de julho do ano de dois mil e dezenove, às 14 horas e 30 minutos , em primeira chamada, na rua Vigário José Inácio quatrocentos e trinta e três, sexto andar, Porto Alegre, na sede Administrativa da Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, CNPJ 92.896.851/0001-82, reunidos em Assembleia Extraordinária, os Membros do Conselho Administrativo da ACERGS, Gilberto Kemer, Presidente, presidindo este ato, Maicon Tadler, primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva, segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves, tesoureiro e João Luiz Pinto Costa, secretário-geral, que deliberam acerca dos encaminhamentos de renúncia ao cargo de secretário-geral, deste Conselho, feitos por João Luiz Pinto Costa, conforme segue: O secretário-geral deste Conselho Administrativo, João Luiz Pinto Costa , em documentos datados de dezenove e vinte e dois de julho de dois mil e dezenove, apresentados ao Senhor Presidente do Conselho Administrativo, Senhor Gilberto Kemer, renunciou , por motivos de ordem pessoal, ao cargo de secretário-geral do Conselho Administrativo da ACERGS, eleito em nove de novembro de dois mil e dezoito e com posse em sete de janeiro de dois mil e dezenove. Diante dos motivos relatados por João Luiz Pinto Costa envolvendo doença grave que acomete seu pai que é também homem idoso com oitenta e seis anos de idade, bem assim que tem uma irmã acometida de mielominingocele, sendo que ambos residem em Soledade e necessitam da constante presença do filho e irmão. Os Membros hora reunidos por unanimidade acolhem a renúncia do secretário-geral deste Conselho Administrativo. Assim, fica vago o cargo de secretário-geral do Conselho Administrativo eleito em nove de novembro de dois mil e dezoito e com posse em sete de janeiro de dois mil e dezenove. Outrossim, seja encaminhada a presente ata ao Primeiro Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas de Porto Alegre Para fins de retirada do nome de João Luiz Pinto Costa, CPF 200.318.310/87 e RG 1035420316, do rol dos Membros do Conselho Administrativo desta gestão da Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, CNPJ 92.896.851/0001-82
Gilberto Kemer
Maicon Tadler
Glailton Winckler da Silva
Airto Viana Chaves
João Luiz Pinto Costa.
Aos vinte cinco dias do mês de julho de dois mil e dezenove, às 15 horas, em primeira convocação, estiveram reunidos, na sede Administrativa da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio, 433, sexto andar, centro de Porto Alegre, os Membros do Conselho Administrativo, em sessão ordinária; Presentes: Presidente Gilberto Kemer, presidindo o ato, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, secretariando a reunião, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente e Airto Viana Chaves – Tesoureiro. A sessão deliberou sobre a seguinte pauta: 1. Apreciação de Atas; 2. Embargos Judiciais; 3. Empréstimos Bancários; 4. Projetos; 5. Ações Trabalhistas; 6. Vacância do cargo de Secretário Geral; 7. Assistente Social e Recepcionista; 8. Festa Julhina; 9. Representações; 10. Título Protestado Enveloprint; 11. Esporte; 12. Alojamento.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 25/07/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler .
Aos seis dias do mês de agosto de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 18 horas e quinze minutos, em 2ª convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente e Bianka da Silva Rauber – Tesoureira Suplente. O Tesoureiro Airto Viana Chaves esteve ausente em razão de problema de saúde com familiar. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Apreciação de Atas; 2. Avaliação de Fichas de Novos Associados; 3. Esporte; 4; Projetos; 5. Férias Funcionário; 6. Vacância do Cargo de Secretário Geral; 7. Festa de Aniversário da ACERGS; 8. Representação no COEPEDE;
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 06/08/2019.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .
Aos vinte oito dias do mês de agosto de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 18 horas e quinze minutos, em 2ª convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – Tesoureira Suplente, que exerceu as funções de Secretária Geral. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Apreciação de Atas; 2. Representações; 3. Orientação e Mobilidade; 4. Projeto Ponto De Cultura Para Pessoas Com Deficiência Visual, Uma Estratégia De Inclusão Por Meio Da Literatura E Da Informação; 5. Projeto Promoção Da Prática Esportiva Para Pessoas Com Deficiência Visual; 6. Projeto para o MPT e Emendas Parlamentares; 7. Pedalada da Diversidade;
Atas: foram aprovadas as atas 1277 e 1278.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 28/08/2019.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .
Aos dezessete dias do mês de setembro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 18 horas e quinze minutos, em 2ª convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – Tesoureira Suplente, que exerceu as funções de Secretária Geral. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Atuação em reuniões e representações; 2. CNES; 3. Almoço Farroupilha; 4. Pedalada em Apoio à Sustentabilidade e Reciclagem.
reunião no Conselho Estadual de Assistência Social – reunião no dia 05 de setembro, com o Presidente, representando a ACERGS o Presidente Gilberto, o Vice-Presidente Maicon e o Tesoureiro Airto, para tratar do projeto “Reabilitando e Fortalecendo a Cidadania da Pessoa com Deficiência”. Na reunião, o Presidente do Conselho afirmou que o projeto seria apreciado na plenária do dia 09 de setembro e convidou a Associação a participar da plenária; atuação na plenária do Conselho Estadual de Assistência Social – na plenária do CEAS no dia 09 de setembro, tendo as presenças do Vice-Presidente Maicon e do Tesoureiro Airto, algumas conselheiras pediram vistas do projeto porque uma conselheira afirmou não ter ficado claro às informações, e as demais afirmaram não ter lido o projeto. Informaram ainda, que não é usual haver entidades acompanhando as plenárias. No entanto, a instituição se fez presente a convite do Presidente do Conselho; reunião na Comissão Municipal de Saúde de Porto Alegre – reunião no dia 10 de setembro, com a participação do Vice-Presidente Maicon, onde foi proposto acréscimos no Plano Diretor da Pessoa com Deficiência e realizado o exame da Instrução Normativa baixada pelo Secretário e pelo prefeito, a qual estabelece restrições à fiscalização por conselhos e comissões a órgãos e instituições sediadas no município, e ajuizado processo. Ainda foi realizada busca de parceria para atender usuários da ACERGS; reunião com o deputado estadual Thiago Duarte (DEM) – reunião no dia 11 de setembro, com as presenças do Tesoureiro Airto e da Presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo Bernadete Teixeira Vidal, tratou do encaminhamento de um projeto para busca de recurso via emenda parlamentar junto a um deputado federal; reunião com Vereador Marcelo Sgarbossa (PT) – no dia 11 de setembro, o Presidente Gilberto esteve em reunião com o vereador Marcelo Sgarbossa para tratar do projeto de lei PLL 142/2018, que estabelece a equiparação da visão monocular à deficiência visual. Também estiveram presentes ACELB, UCERGS e FREC; reunião com o vereador João Bosco Vaz (PDT) – reunião no dia 12 de setembro, com a representação da Associação pelo Presidente Gilberto e pelo Vice-Presidente Glailton, para tratar do paradesporto em Porto Alegre. Entre outras demandas foram abordadas: a falta da disponibilização de quadras acessíveis na Orla do Guaíba, a falta de espaços e equipamentos adequados à prática paradesportiva, a inexistência de uma política paradesportiva e a solicitação da participação da ACERGS no programa Encontro do Esporte na RBC TV; reunião na Superintendência Regional do Trabalho – na reunião, que ocorreu no dia 13 de setembro, à qual estiveram presentes o Vice-Presidente Maicon e o Tesoureiro Airto, foram feitos alguns encaminhamentos referentes a empregabilidade da pessoa com deficiência, visando futuras parcerias; reunião na Defensoria Pública Estadual – reunião no dia 17 de setembro, com a atuação do Presidente Gilberto, tratou de uma consulta jurídica a respeito do projeto Ponto de Cultura para Pessoas com Deficiência Visual, Uma Estratégia de Inclusão por Meio da Literatura e da Informação, no sentido da solicitação de apoio jurídico pela Defensoria. Será formalizado o pedido de defesa da Defensoria. Também será encaminhado recurso administrativo junto à SEDAC.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 17/09/2019.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber
Ao primeiro dia do mês de outubro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 18 horas, em primeira convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente e Bianka da Silva Rauber – Tesoureira Suplente, que secretariou o ato. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Apreciação de Fichas de Novos Associados; 2. Apreciação das Atas 1279 e 1280; 3. Projeto Reabilitando e Fortalecendo a Cidadania e Autonomia das Pessoas com Deficiência Visual; 4. Reunião com a SMDSE; 5. Copa Sul de Goalball; 6. Reunião Técnica de Planejamento de Captação de Recursos; 7. Eleição FREC; 8. Férias Coletivas.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 01/10/2019.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .
Aos oito dias do mês de outubro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 18 horas, em primeira convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – Tesoureira Suplente, que secretariou o ato. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: Reunião Técnica de Planejamento de Captação de Recursos.
Foi deliberado como medida inicial trabalhar em 3 ações: buscar as certidões dos projetos REABILITANDO E FORTALECENDO A CIDADANIA E A AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL e MAIS VIDAS junto ao CEAS Conselho Estadual de Assistência Social e COMUI Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, respectivamente; e buscar agenda com o Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Luiz Augusto Lara.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 08/10/2019. Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .
Aos vinte dois dias do mês de outubro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 18 horas, em primeira convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – Tesoureira Suplente, que secretariou o ato. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Apreciação de Fichas de Novos Associados; 2. Eleição FREC; 3. Caso Giselle; 4. Representatividade; 5. Reforma Estatuto Social; 6. Vacâncias no Conselho Administrativo; 7. Projeto Ponto de Cultura Para Pessoas Com Deficiência Visual, Uma Estratégia De Inclusão Por Meio Da Literatura E Da Informação; 8. Esporte; 9. Oficina de Musicoterapia.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 22/10/2019.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .
Aos cinco dias do mês de novembro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 18 horas, em primeira convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente e Airto Viana Chaves – Tesoureiro. Maicon Tadler secretariou o ato. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Esporte; 2. Planejamento Institucional; 3. Reunião conjunta dos Conselhos; 4. Eleição FREC; 5. Representação nas Plenárias do COEPEDE; 6. Representatividade.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 05/11/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler
Aos doze dias do mês de novembro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 17 horas, em primeira convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente e Airto Viana Chaves – Tesoureiro. Maicon Tadler secretariou o ato. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Ações Trabalhistas; 2. Danos em escritório de condômino.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 12/11/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler
Aos doze dias do mês de dezembro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião ordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 17 horas e 15 minutos, em segunda convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente e Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente. Maicon Tadler secretariou o ato. A sessão tratou da seguinte ordem do dia: 1. Apreciação de Atas; 2. Representatividade; 3. Ação Trabalhista Rejane e Marcela; 4. Festa de Natal; 5. Dispensação de Bengalas Longa; 6. Esporte; 7. Evento da Reabilitação; 8. Férias de Funcionários; 9. Férias de Diretores.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 12/12/2019.
Gilberto Kemer
Maicon Tadler