ATAS 2020

Ata Nº. 1288 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

        No dia seis de Fevereiro de 2020, às quinze  horas e quinze  minutos, em segunda chamada, reunidos em sessão ordinária na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir este ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar este ato , Glailton Winckler da Silva, segundo vice-Presidente, Ayrton Viana Chaves, tesoureiro. Delibera acerca das seguintes pautas:

  1. Apreciação de Fichas de Novos Associados; 2. Dias/Horário Reuniões Ordinárias; 3. Emendas Parlamentares Vereadores Porto Alegre; 4. Nota Fiscal Gaúcha; 5. Previsão Orçamentária e Planos de Trabalho 2020; 6. Proposta de Alteração Plano de Reabilitação; 7. Brechó; 8. Vacância Secretário Geral; 9. Passes livres FADERS; 10. Proposta de capitalização ACERGS; 11. 80 anos do professor Dodô; 12. Biblioteca ACERGS; 13. Anuidade FBXDV; 14. Assembleia CBDV; 15. Projetos esportivos e culturais; 16. Parceria SESC/SEXTO SENTIDO.

1 – Apreciação de Fichas de Novos Associados: A ficha de solicitação de associação por Paulo Gilberto Gonsalves, realizada em trinta de Janeiro de 2020, foi analisada, porém o mesmo não apresentou laudo ou CID, atestando a deficiência visual. Portanto, será solicitado para que traga e seja novamente analisada a solicitação.

  • – Dias/Horário Reuniões Ordinárias: Ficou decidido que as reuniões ordinárias do conselho administrativo, ocorrerão impreterivelmente na primeira e terceira terça feira do mês, sendo às quinze horas e às dezessete horas respectivamente.
  • – Emendas Parlamentares Vereadores Porto Alegre: Ficou registrado que foi capitado R$105.000,00 (cento e cinco mil Reais) de emendas parlamentares, para investimentos, os vereadores que elencaram a ACERGS foram Edenir Cecchin (MDB) – R$40.000,00 (quarenta mil Reais); Cláudia Araujo (DEM) – R$30.000,00 (trinta mil Reais); Auvoni Medina (PR) – R$25.000,00 (vinte cinco mil Reais); e Roberto Robaina (P-SOL) – R$10.000,00 (dez mil Reais). Os planos de aplicação das emendas foram entregues para o poder executivo do município e a ACERGS aguarda posicionamento quanto a análise dos mesmos.
  • – Nota Fiscal Gaúcha: Ficou registrado que se conseguiu prestar contas de dois repasses do PROGRAMA NOTA FISCAL GAÚCHA, restando ainda um recurso de R$1.000,00 (um mil Reais) a ser gasto e prestado contas até trinta e um de Março de 2020. Que será utilizado em parte para pagamento de passagens para, dois integrantes da comissão técnica, para o Grand Prix de Judô que acontecerá em São Paulo nos dias 19 e 20 de março e itens para a Oficina de AVD.
  • – Previsão Orçamentária e Planos de Trabalho 2020: Ficou decidido que o presidente e o 1º vice presidente realizarão o plano e a previsão, respectivamente.
  • – Proposta de Alteração Plano de Reabilitação: O 1º vice-presidente, propôs uma adequação na organização do tempo dos colaboradores da reabilitação, a fim de otimizar mais o tempo, diminuir as listas de esperas e diminuir o tempo ocioso.
  • – Brechó: De acordo com proposta para implantar um brechó, ficou decidido que ficará a cargo do serviço social e o planejamento estará baseado em uma ação social.
  • – Vacância Secretário Geral: Será solicitada a documentação e a situação atual ao conselho fiscal e deliberativo.
  • – Passes livres FADERS: Novamente houve um debate, acerca do serviço prestado, no encaminhamento de passe livre intermunicipal a FADERS, o qual não há contra partida alguma. Após muitas tentativas de negociar minimamente uma contra partida da FADERS, sem sucessos, o conselho administrativo pretende… Isso porque existe um custo com material de consumo, RH, logística de envios e entregas de carteirinhas e das reclamações sobre dificuldades na confecção da carteira, sendo que esse é um problema da própria FADERS. Ficou decidido buscar uma agenda com o Presidente da Fundação para tratar da temática.
  • – Proposta de capitalização ACERGS: O 1º vice-presidente elencou uma proposta de se projetar um quadro de mantenedores, a fim de proporcionar que a pessoa sem deficiência possa contribuir financeiramente com a ACERGS, Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, visto que o estatuto atual não permite. Foi delineada a proposta, a qual foi…, aprovada por unanimidade.
  • – 80 anos do professor Dodô: No dia quinze de Fevereiro o professor Adolfo Camerino Teixeira de Oliveira (Dodô) irá completar 80 anos. Será realizado no SESC um campeonato comemorativo a data de vinte e cinco de Abril, resta ainda organizar o campeonato, que será de Goalball.
  • – Biblioteca ACERGS: Foi novamente organizado os livros em Braille na biblioteca. Ficarão apenas duas pessoas responsáveis por fornecer os livros aos associados. Será disponibilizado por fichas de cadastro para a retirada dos livros, com uma taxa de R$2,00 (dois Reais).
  • – Anuidade FBXDV: Foi solicitado pelo Vice-Presidente de Esportes e Cultura o pagamento da anuidade da FBXDV. O pagamento se faz necessário para que os enxadristas da ACERGS possam participar dos campeonatos que ocorrerão em 2020. O pagamento será realizado até o dia quatorze de Fevereiro.
  • – Assembleia CBDV: A ACERGS tem voto na assembleia. Então será cotado o valor de passagem para o presidente participar.

     15 – Projetos esportivos e culturais: Ficou definido que o serviço social destinará um período de          tempo na semana para se dedicar há projetos para o esporte e cultura.

     16 – Parceria SESC/SEXTO SENTIDO A corrida será desvinculada do atletismo, visto que é uma modalidade de prática esportiva de saúde e entretenimento. Quanto o atletismo será posicionado como modalidade de auto rendimento. Também o Sexto sentido traz o apoio da IESA.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário Eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 06/02/2020                                           ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Gilberto Kemer   

Maicon Tadler

Ata Nº. 1289 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

        No dia dezoito de Fevereiro de 2020, às dezessete horas e quinze  minutos, em segunda chamada, reunidos para reunião ordinária na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar o ato e Airto Viana Chaves, tesoureiro, delibera acerca das seguintes pautas:

  1. Aprovação de novos associados; 2. Representatividade; 3. Feriado carnaval; 4. Compensação de horas auxiliar de escritório; 5. Situação financeira; 6. Manutenção máquinas roçadeiras; 7. Programa de voluntariado Braskem.
  2. Aprovação de novos associados: Simone Dutra Kichel – CID H 53.5 E 54.2 e  Giuvan Carneiro da Silva – CID H 40.1 E H54.1, foram aprovados no quadro social, Eliane Aparecida Janoski Espindola – CID H 54.4 E 35.3, não pode ser inserida no quadro social, visto que possui visão monocular e o estatuto permite apenas pessoas com deficiência visual. No entanto, a mesma poderá estar no quadro de associado colaborador e ou no quadro de mantenedor.
  3. No dia 10 Glailton e Gilberto estiveram em reunião com a assessoria do então Ministro da Cidadania Dr. Osmar Terra; no dia 11 Airto, Maicon e Gilberto estiveram na Câmara de Vereadores participando de duas reuniões com o Presidente do legislativo porto-alegrense vereadores Reginaldo Pujol (DEM). Na primeira tratou-se de relação institucional e a situação financeira da Associação e na segunda dos fundos de conselhos municipais; e no dia 13 Airto e Gilberto estiveram em reunião com o deputado Adolfo Brito (PP) na Assembleia Legislativa.
  4. Feriado carnaval: Tendo em vista que o feriado de carnaval será no dia 25 de Fevereiro, terça feira, será proporcionada dia de folga na data de 24 de Fevereiro de 2020.
  5. Compensação de horas auxiliar de escritório: Considerando que a funcionária auxiliar de escritório ausentou-se no dia 7 de Fevereiro, sexta feira, por motivos pessoais e sem autorização, ficou decidido que a mesma terá desconto de falta relativo ao dia.
  6. Situação financeira: Foi elencado que ainda para o mês de Fevereiro há R$2.000,00; Resultado da produção Braille e R$5.500,00; Resultado do aluguel do pátio da Vila Nova. No entanto, ainda consta para pagamentos R$3.612,18 entre despesas de luz, telefone e parcelamentos de INSS e taxas de lixo, não obstante, R$2.763,34 de condomínio. Além de R$3.778 de salários, do vencimento em Janeiro e R$2.366 de salários, do vencimento em Fevereiro, 5 guias de FGTS no valor aproximado de R$1.100,00 cada uma, ficou decidido que serão pagos as despesas essenciais para o funcionamento da instituição e com o saldo restante será feito um rateio entre os funcionários.
  7. Manutenção máquinas roçadeiras: Foi colocado pelo tesoureiro, que a máquina roçadeira da ACERGS está estragada, além de que é fundamental o concerto, visto que o mato no terreno da Vila Nova está muito grande. Outro ponto, é de que Airto Viana Chaves havia emprestado sua máquina particular para a realização do serviço, mas a mesma também estragou, o que será concertada ou restituído o valor.
  8. Programa de voluntariado Braskem: A equipe de gestão da Braskem entrou em contato, a fim de verificar o interesse da ACERGS em participar do programa de voluntariado. A atividade consiste em equipes de gincanas de funcionários de a empresa escolher uma instituição e promover ações voluntárias em benefício da organização contemplada, a ACERGS já participou em 2017 e 2018 do programa. Fica decidido pelo interesse em participar da ação.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 18/02/2020.                                            ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Gilberto Kemer   

Maicon Tadler

Ata nº. 1290 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

Aos vinte sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezenove, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS, com início às 15 horas, em primeira convocação, tendo por local a Sede Administrativa da Entidade, sita à Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – 1º Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – 2º Vice-Presidente e Airto Viana Chaves – Tesoureiro. O Vice-Presidente Maicon Tadler secretariou a sessão. A reunião tratou da seguinte ordem do dia: 1. – Situação Financeira e Medidas Administrativas.

  1. Feito relato e avaliação do cenário financeiro e administrativo decidiu-se pela adoção das seguintes medidas: – rescisão dos contratos de prestação de serviço dos instrutores de Orientação e Mobilidade e Ensino do Braille, Wellmann Brito e Franciele Cunha brandão, respectivamente; – criação e implementação de grupo de trabalho tendo como objetivo a atualização das contribuições associativas dos associados, cooptação de novos associados junto aos usuários e execução do Programa de mantenedores. Inicialmente comporão o GT Elaine Antonia do Nascimento (trabalho voluntário), Franciele Cunha Brandão, Wellmann Brito, Thiago e Maria Ivonete do Nascimento, estes sendo comissionados recebendo o valor correspondente a vinte por cento sobre cada recurso captado. O Vice-Presidente Glailton Winckler da Silva comprometeu-se a indicar e auxiliar no contato com empresas. Esta ação fica sob a coordenação do Vice-Presidente Maicon Tadler; – será apresentada proposta de pagamento de dívida ao Condomínio Edifício Rosário. A proposta consiste no pagamento em vinte parcelas de igual valor. O Tesoureiro Airto Viana Chaves fica responsável pelo assunto; – o Vice-Presidente Maicon buscará junto à Parceiros Voluntários profissionais de Serviço Social e Psicologia; – o Presidente Gilberto Kemer buscará agenda com Secretário da Justiça, Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul Catarina Paladini visando retomar as tratativas no sentido da cessão à ACERGS de um imóvel estadual para alocação da Sede Administrativa e centro de Reabilitação e Qualificação Profissional da Associação.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário eventual, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito.

–Porto Alegre/RS, 27/02/2020.

Gilberto Kemer   
Maicon Tadler

Ata Nº. 1291 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

Aos quatro dias do mês de Março do ano de 2020, às quinze horas e quinze  minutos, em segunda chamada, reunidos, em reunião ordinária,  na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir este ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar este ato, Glailton Winckler da Silva, segundo vice-presidente e Airto Viana Chaves, tesoureiro, deliberaram acerca das seguintes pautas: 1. Funcionária Serviços Gerais Sede Administrativa; 2. Quadro de Associados; 3. Representatividade.

  1. Foi informado o pedido de desligamento do quadro de funcionários, por parte da senhora Marilene Rodrigues, que ocupava a função de serviços gerais, ocorrido no último dia três de Março, a mesma não tem interesse de cumprir o aviso prévio, tendo sua saída imediata da função. Ficou decidido que será feito a transferência de outra funcionária de serviços gerais, que atualmente está desenvolvendo atividades na Sede Social, uma vez que as locações do salão e galpão estão com baixa procura e normalmente acontecem apenas em finais de semana.
  2. 2. Começou um trabalho de ligações aos associados, afim de buscar a atualização cadastral e de mensalidades em aberto, no entanto, foi identificado um considerável número de cadastros de associados que constam em listas de associados ativos e em dia, mas que já faleceram, outro ponto é dos cadastros sem contatos telefônicos e e-mails, visto o tempo de existência dos cadastros. Nesse sentido será realizado um levantamento dos associados já falecidos e arquivados em pastas de cadastros inativos, para que não sejam contabilizados em quórum de assembleias gerais; já os cadastros que não há contatos e com mais de quinze anos, será estudado a possibilidade de um desligamento tácito. As medidas visam aumentar a confiabilidade no número de associados ativos e a busca dos mesmos na participação do trabalho associativo.
  3. 3. No dia 20 o Vice-Presidente Maicon e o Tesoureiro Airto receberam a visita do Presidente do COMUI Sr. Lelio Falcão para uma reunião; no dia 21 Airto e Maicon estiveram em reunião com a diretoria do COMUI e representantes da Secretaria Municipal de Relações Institucionais SMRI, ato ocorrido na sede do referido Conselho; no dia 27 o Presidente Gilberto e o Tesoureiro Airto estiveram na Assembleia Legislativa em reunião com o Presidente do parlamento gaúcho deputado Ernane Polo (PP); no dia 03 de março o Presidente Gilberto esteve em reunião com o Secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul João Derly, reunião acontecida na sede da Secretaria.
  4. Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito.
    Porto Alegre/RS, 04/03/2020.
    Gilberto Kemer   
    Maicon Tadler

Ata Nº. 1292 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia dezessete de Março de 2020, às quinze horas e trinta minutos, em segunda chamada, reunidos em reunião ordinária, na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir este ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar este ato, Glailton Windler da Silva, segundo vice-presidente, participou remotamente e Airto Viana Chaves, tesoureiro, deliberaram acerca das seguintes pautas: 1. Apreciação de atas; 2. Suspensão de Atividades; 3. Encaminhamento Financeiro; 4. Pedido de Desligamento Funcionária Serviços Gerais Sede Vila Nova.

1. Aprovação de atas: As atas 1287, 1288, 1289, 1290 e 1291 restam aprovadas.

2. Suspensão de atividades: Ficou decidido que haverá paralização das atividades institucionais até seis de Abril de 2020, será organizado uma escala para trabalhos internos em dois dias por semana.

3. Encaminhamento financeiro: Ficou decidido que com o recurso do aluguel do espaço para estacionamento na sede social, será realizado o pagamento dos parcelamentos de INSS, taxas de lixo, serviços jurídicos e a folha de Janeiro dos funcionários, auxiliar de escritório, auxiliar administrativo e técnico de informática, o psicólogo e assistente social receberão um vale que integra o salário de Dezembro.

4. Pedido de desligamento funcionária serviços gerais sede Vila Nova: Ficou registrado de que no dia nove de Março houve o pedido de desligamento da funcionária Astride Loiva, que tinha função de serviços gerais na sede Vila Nova, a rescisão dar-se há no dia dezessete de Março de 2020, a mesma dispensa o cumprimento do aviso prévio.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 17/03/2020.

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Gilberto Kemer  
 Maicon Tadler

Ata Nº. 1293 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia seis de Abril de 2020, às quinze horas e trinta minutos, em segunda chamada, reunidos em sessão ordinária, na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir este ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar este ato, Glailton Winckler da Silva, segundo vice-presidente e Airto Viana Chaves, tesoureiro, deliberaram acerca das seguintes pautas: 1. Suspensão de Atividades; 2. MPV936; 3. Encaminhamento financeiro.

1 – Ficou decidido, já delineado por conversa no grupo de whatsapp, que será mantido a suspenção das atividades na  ACERGS até treze de Abril, quando será novamente reavaliado conforme o andamento e as deliberações do poder público..

2. Medida Provisória 936: Foi tratado a respeito da possibilidade de suspender os contratos de trabalho e reduzir a carga horária em até 70%, conforme medida provisória 936, o que foi estabelecido em suspender o contrato de todos os funcionários por 60 dias, exceto da auxiliar administrativo, que terá sua carga horária reduzida para 30%, no entanto, essas medidas serão adotadas a partir do dia quinze de Abril, quando já tiver um posicionamento sindical da classe dos trabalhadores.

3. Encaminhamentos financeiros: Será utilizado o recurso da campanha de tampas plásticas, no valor de R$1.590,00 para um rateio entre os funcionários, juntamente com R$400,00 do brechó e outras ações sociais, afim de amortizar o passivo com despesas de pessoal. Essa amortização será complementada ainda, quando houver o recurso do aluguel do espaço de estacionamento, que deve ocorrer aproximadamente pelo dia vinte de Abril.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 06/04/2020.

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Gilberto Kemer   
Maicon Tadler

Ata Nº. 1294 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia trinta  de Abril de 2020, às dezesseis horas e trinta minutos, em segunda chamada, reunidos em sessão ordinária, na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir este ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar este ato, Glailton Winckler da Silva, segundo vice-presidente e Airto Viana Chaves, tesoureiro, deliberaram acerca das seguintes pautas: 1. Projeto COMUI; 2. Fundo de financiamento coletivo, Crowndfunding; 3. Editais SMDSE.

1. Projeto COMUI: Foi informado que ainda não houve o repasse da última parcela do projeto “Pelejando Estratégias de Inclusão Social para a População Idosa com Deficiência Visual”, visto que há uma determinação da prefeitura, que suspendeu todos os repasses para convênios de natureza assistencial e não há previsão de quando normalizará esses repasses.

2 – Fundo de financiamento coletivo, crowdfunding: Foi convidado a participar da reunião, Luciana Mendina, formada em jornalismo e pós graduada em marketing, afim de elaborar o cadastro e uma campanha de um fundo coletivo a nível internacional. Maicon ficou encarregado de esboçar um projeto para as necessidades mais urgentes e escolher uma plataforma de crowdfunding mais compatível com o que se está buscando, Gilberto ficou de passar informações sobre a log, história e finalidades da ACERGS para Luciana, a qual ficou encarregada de buscar formas de impulsionar a campanha e ajudar no cadastro e montagem da campanha. As primeiras tarefas tem um prazo até o dia oito de Maio.

3 – Editais SMDSE: Foi informado que os projetos cadastrados no edital 01 e 03 da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes de Porto Alegre, para empregabilidade e reabilitação visual, respectivamente; Não foram aceitos, sob a alegação de ausência de documentos, o que será interposto recursos, mas com poucas chances de reverter a decisão, visto que os documentos foram entregues, mas sem a devida autenticação, o que era um critério claro nos editais. O Presidente Gilberto registra que o equívoco se deu na juntada de documentos, a qual, foi efetivada pela Assistente Social e pela Auxiliar Administrativo.Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito.
Porto Alegre/RS, 30/04/2020.

­­­­­­­­­­­­­­­Gilberto Kemer   
Maicon Tadler

Ata Nº. 1295 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

            No dia onze de Maio de 2020, às vinte horas, em primeira chamada, reunidos em sessão ordinária realizada remotamente, por chamada de whatsapp, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar o ato, Glailton Windler da Silva, segundo vice-presidente e Airto Viana Chaves, tesoureiro. Deliberaram acerca das seguintes pautas: 1. Encaminhamentos e busca por recursos; 2. Doação de cestas básicas; 3. Senário financeiro; 4. Assuntos Gerais.

1. Será realizado contato com o COMUI, afim de verificar se há alguma previsão de repasse de recurso, visto que há um decreto que suspendeu todos os repasses de convênio em Porto Alegre, o qual será estudado pelo conselho administrativo da ACERGS, para tentar-se algum movimento de revogação do item que da origem a suspenção. Esse movimento também está sendo feito pelo COMDEPA e COMUI. Foi enviado uma proposta para uma plataforma de fundos de financiamentos coletivos, o qual deverá responder nos próximos dias, positivamente ou negativamente, a abertura de uma campanha de arrecadação para a ACERGS.

2. Através de contato e cadastro feito pelo diretor de esportes e o presidente, a ACERGS recebeu 150 cestas básicas para doar para pessoas com necessidade, resta ainda retirar o material no banco de alimentos na zona norte de Porto Alegre, tal transporte já está sendo providenciado. Será realizado contato com os funcionários que tiveram seus contratos suspensos, afim de identificar possíveis necessidades e talvez a destinação de alguma dessas cestas. Está sendo feito um levantamento dos usuários da ACERGS, afim de verificar os necessitados e entregar a esses uma dessas cestas.

3. Foi informado sobre a situação atual e o que poderá ser feito, após o término da suspensão dos funcionários. Foi identificado que há um débito de cerca de R$12.000,00 com o escritório que presta serviços contáveis para a ACERGS e aproximadamente R$30.000,00 de condomínio, além de pagamentos de pessoal atrasados. Quando terminar a suspensão, a ACERGS entrará em uma situação crucial, visto que poderá se encaminhar a um aumento desenfreado dos débitos ou a tentativa de enxugar todos os custos, comprometendo alguns serviços.

4. Foi debatido sobre uma reforma de estatuto, que há muito tempo faz-se necessária, o que será avaliada uma proposta existente e será encaminhada ao conselho fiscal, afim de que também façam uma análise criteriosa. Foi debatido ainda, quanto o edital para reabilitação, o qual não houve vencedor, também de possíveis modelos de operação que pudesse ser mais efetivo e otimizado e a preocupação, quanto a sucessão da ACERGS para 2022, já que não se tem um movimento político forte na instituição.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 11/05/2020.

  ­­­­­Gilberto Kemer   
Maicon Tadler

Ata Nº. 1296 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia oito de Junho de 2020, às dezesseis horas, em primeira chamada, reunidos em sessão ordinária, na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar o ato, Glailton Windler da Silva, segundo vice-presidente, participando remotamente e Airto Viana Chaves, tesoureiro, deliberaram sobre as seguintes pautas: 1. Retorno das Atividades; 2. Redução da Carga Horaria da Assistente Social; 3. Campanha Mantenedor ACERGS; 4. Panorama Geral da ACERGS.

1. Retorno das atividades: Ficou decidido pelo retorno das atividades da ACERGS a partir do dia quinze de Junho de 2020, exceto os grupos de dança, convivência musical e demais grupos, já que há muitos usuários integrantes do _grupo _de _risco e para evitar aglomerações. No mesmo sentido, a oficina de informática acontecerá em um formato diferenciado, afim de não agrupar os 9 alunos por turma de uma vez. Pretende-se ainda, manter as atividades e os atendimentos apenas em três dias na semana, das treze às dezoito horas, que serão ainda definidos e divulgados, de acordo com a melhor operacionalização do serviço e dos funcionários. Do mesmo modo que não será permitido pessoas na sala de espera sem que estejam aguardando por algum serviço, os que estiverem aguardando pelos atendimentos não poderão chegar com antecedência maior do que quinze minutos, com objetivo de evitar contatos e aglomerações.

2. Redução da carga horária da assistente social: No dia primeiro do mês de Junho de 2020, a assistente social informou que deseja reduzir sua carga horária pelo motivo, de que conseguiu um novo trabalho e pretende continuar na ACERGS, mas conciliar os dois empregos, a solicitação ainda será formalizada por escrito, sendo que está prevista a redução para quinze horas, entre os  dias de segunda, quarta e quinta feira das 13:00 às 18:00. Vale ressaltar que atualmente a carga horária da assistente social é de trinta horas.

3. Campanha mantenedor ACERGS: Foi informado que a campanha de prospecção de mantenedores para a ACERGS, conforme modelo apresentado pela 1ª Vice-Presidência começou a gerar a adesão de algumas pessoas, sobre o trabalho da instrutora de Sistema Braille. Desse modo ficou de analisar-se uma minuta de contrato para prestação de serviços, afim de estimular o trabalho de prospecção, já iniciado por ela. Ficou decidido que poderá ainda haver novas contratações de prestação de serviços, com a mesma finalidade, afim de aumentar o alcance da campanha. Outro ponto é de realizar-se o cadastro do projeto na plataforma “Benfeitoria”, também atinente a campanhas de fundo de financiamentos coletivos. Por fim decidiu-se que ficará sob a coordenação e controle da 1ª Vice-Presidência, todos cadastros e emissões das contribuições. Os prestadores de serviços serão responsáveis por manter um relacionamento ativo com os mantenedores.

4. Panorama geral da instituição: Foi colocado a importância de tomar-se decisões drásticas e aplicar remédios amargos, quando o problema é generalizado. Nesse sentido foi apontado as despesas de condomínio, contabilidade, pagamento de pessoal atrasados, FGTS e INSS. Foi levantado a possibilidade de contrair empréstimos para zerar os débitos em atrasos que chegam próximos há R$78.000,00. O tesoureiro, presidente e o 1º vice-presidente ficaram encarregados de buscar junto há bancos a viabilidade do recurso. Outro ponto mencionado foi de alugar o espaço do centro e mudar as operações da ACERGS para o espaço da sede social na Vila Nova. Foi colocado ainda, que a última parcela do projeto junto ao COMUI, que ainda não foi liberada, tem seu processo tramitando e que existe uma insegurança, por parte do COMUI, que o valor possa ser bloqueado judicialmente por conta das ações trabalhistas que restam. As quais encontram-se paralisadas devido a pandemia. Por fim, foi mencionado a importânciaa de uma reforma estatutária, já que o estatuto atual,  tem deficiências e acaba por vezes engessando a instituição.
Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito.
Porto Alegre/RS, 08/06/2020
­­­­­Gilberto Kemer   
Maicon Tadler

Ata Nº. 1297 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia vinte nove de Junho de 2020, às dezesseis horas, em primeira chamada, reunidos em sessão ordinária, na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, ACERGS, localizada na rua Vigário José Inácio 433, sexto andar, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar o ato, Glailton Windler da Silva, segundo vice-presidente e Airto Viana Chaves, tesoureiro, deliberaram sobre as seguintes pautas: 1. Apreciação de Atas; 2. Rescisão de Contratos de Funcionários; 3. Suspensão das Atividades.

1. Apreciação de atas: foram examinadas as atas de número 1292, 1293, 1294, 1295 e 1296. Todas foram aprovadas por unanimidade.

2. Rescisão de contratos de funcionários: tendo em vista o cenário financeiro delicado presente da Instituição, levando-se em conta o não repasse da quinta e última parcela relativa ao projeto PELEJANDO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA A POPULAÇÃO IDOSA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, pelo COMUI, a baixa receita da Entidade, o que inviabiliza arcar com o custeio da Associação e não possibilidade da realização das atividades, após termos apresentado ao menos duas propostas de acordo para rescisão contratual dos funcionários – auxiliar de escritório, assistente social e psicólogo, e, não tendo havido o aceite de nenhuma das propostas pelos funcionários referidos, deciddiu-se unamimente pela rescisão dos contratos de trabalho destes. Importante registrar que tanto na feitura quanto na apresentação das propostas aos funcionários este Conselho contou com o suporte da empresa GCA3.Com representada por Gilberto Maciel, um dos seus sócios-proprietários.

3. Suspensão das atividades: face às determinações e normatizações estabelecidas por meio de protocolos emitidos pelas autoridades sanitárias e governamentais, decidiu-se pela suspensão de todas as atividades presenciais por tempo indeterminado.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 29/06/2020.

Gilberto Kemer   
Maicon Tadler

Ata Nº. 1298 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS

No dia treze de Julho de 2020, às dezenove horas, em primeira chamada, reunidos remotamente, por chamada de whatsapp, em sessão ordinária, os membros do Conselho Administrativo, Gilberto Kemer, Presidente, responsável por presidir o ato, Maicon Tadler, primeiro vice-Presidente, responsável por secretariar o ato, Glailton Winckler da Silva, segundo vice-presidente, Airto Viana Chaves, tesoureiro e Bianca da Silva Rauber, tesoureira suplente, deliberaram sobre as seguintes pautas: 1. Encaminhamentos Financeiros; 2. Recurso Programa Nota Fiscal Gaúcha; 3. Planejamento de Mudança das Operações para Sede Social.

1. Encaminhamentos financeiros: Informou-se que foi recebido o recurso atinente ao aluguel da sede social, no valor de R$5.500,00; O qual será utilizado para pagamento de energia elétrica ainda do mês de Junho, as taxas de lixos, 50% dos salários atrasados do mês de Março da auxiliar administrativa e do técnico de informática, parcelamento do FGTS conforme MPV927, FGTS do mês de Junho, INSS do mês de junho e será realizado amortização referente aos salários atrasados dos funcionários que foram desligados. Será corrigido o valor do aluguel pelo IGPM conforme cláusula contratual, essa correção deveria ter sido realizada ainda no mês de Abril de 2020, entretanto, verificou-se apenas nesse momento, ficando decidido aplicar a correção a partir do mês de Agosto de 2020.

  1. 2- Recurso NFG: Será pago a manutenção feita no forro do salão da sede social.
  2. 3- Planejamento de mudança das operações para sede social:Foi discutido sobre a possibilidade de mudar a estrutura operacional da sede administrativa para a sede social, nesse sentido restou uma tendência positiva pela mudança. No entanto, ficou decidido que ainda é prematura uma decisão desse porte, por isso, as primeiras ações serão, reunir com o conselho fiscal e deliberativo para compartilhar o posicionamento, realizar cotação de preço de alugueis para a sede administrativa, anunciar o espaço para locação e quando houver propostas, aplicar a transferência efetiva. Foi levantado ainda questionamentos quanto a segurança da sede social, desocupação da casa da zeladoria e fragilidades estruturais no patrimônio, o que ficou encaminhado que será levantado informações sobre débitos com o funcionário de serviços gerais, que aposentou-se por invalidez e será solicitado a desocupação do imóvel, o qual era utilizado para o desempenho de suas atividades. Foi sugerido a contratação de empresas de segurança para AUMENTAR A SEGURANÇA DO LOCAL, O QUE SERÁ FEITO COTAÇÃO COM TRÊS EMPRESAS DE SEGURANÇA PARA APRESENTAÇÃO AO CONSELHO ADMINISTRATIVO.

Nada mais havendo a tratar, eu, Maicon Tadler, Secretário substituto, lavrei a presente ata que, será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 13/07/2020.

Gilberto Kemer   
Maicon Tadler

Ata Nº. 1299 de reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.

Aos  vinte sete dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às dez horas, em primeira chamada.  Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – Primeiro Vice-Presidente,Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Distribuição de Cestas Básicas; 2. Contratos Funcionários; 3. Atendimentos de Nutrição; 4. Reparos no Espaço de Armazenamento das Bicicletas.

1. Distribuição de cestas básicas: registro de que foram recebidas cestas básicas por doação de empresas e instituições como Banco de Alimentos e Brasken e colaboradores como Marilu Mourão Pereira e Alexandre Grenzana, entre outros, totalizando aproximadamente 460 cestas básicas recebidas no decorrer dos meses de abril, maio, junho e julho, e que foram estão sendo e serão distribuídas aos associados e usuários da ACERGS, conforme necessidade e demanda.

  1. 2. Contratos funcionários: foi informado que no começo do mês procedeu-se nova suspensão do contrato de trabalho do técnico de Informática Maurício Wolker, e pela redução de carga horária da auxiliar-administrativa Angela Selau, redução para 12 horas semanais, consoante legislação vigente.

3. Atendimentos de nutrição: foi apresentada pela Tesoureira Suplente Bianka Rauber a proposição da realização de atendimentos de nutrição por meio de grupo no Whatsapp, oferta feita pela nutricionista Raquel Aprato Maciel que efetivaria o trabalho de forma voluntária. A proposta foi aprovada, ficando a cargo da Tesoureira Suplente a criação do grupo no Whatsapp e a administração do grupo por esta, pela instrutora de AVD e Transcritora Braille Elaine Antonia do Nascimento e pelo Presidente Gilberto Kemer.

4. Reparos no espaço de armazenamento das bicicletas: realizada vaquinha para manutenção do espaço, sala localizada na Sede Social, avariado pelo temporal, danos configurados no valor de R$ 350,00. O valor foi angariado na totalidade e aplicado integralmente nos reparos, conforme seu objeto.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito.
Porto Alegre/RS, 27/07/2020.

  Gilberto Kemer      
Bianka da Silva Rauber .

Ata Nº. 1300 de reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.

Aos catorzes dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às vinte horas, em primeira chamada.  Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – Primeiro Vice -Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Financeiro; 2. Reajuste Aluguel Mercado Keppler; 3. Estudo de Mudança da Sede Administrativa para a Vila Nova; 4. Reparos na Sacada Junto à Recepção; 5. Participação em Reuniões.

1. Financeiro: deliberado sobre as contas a serem pagas e decidido pelo seguinte: FGTS parcelado, FGTS junho, INSS, metade do valor devido para os funcionários (auxiliar-administrativo e técnico de informática), do mês de março e parte dos valores de fevereiro, e valor devido para a funcionária (assistente social).

2. Reajuste do aluguel para o Mercado Kepler: será comunicado reajuste o para mercado, neste ano será aplicado a partir de julho, mas no ano de 2021, será aplicado o reajuste a partir de abril, como determina o contrato de locação.

3. Estudo de mudança de sede para a Vila Nova: debatido sobre o assunto, em razão dos altos custos de manutenção da Sede Administrativa/Centro de Reabilitação e Qualificação Profissional na atual localização, e da possibilidade de alugá-la. Depois de amplo debate, chegou-se ao entendimento que há que se examinar esta questão com maior aprofundamento e vagar.

4. Reparos na sacada: serão feitos reparos na sacada situada junto à recepção, sendo colocada manta asfáltica para impermeabilização e fixação de uma laje embaixo do ar-condicionado. O trabalho será efetuado de forma voluntária por um colaborador, familiar de uma usuária, cabendo à Instituição arcar unicamente com os custos com aquisição dos materiais necessários.

5. Participação em Reuniões: Gilberto participou da plenária do COEPEDE e da plenária do COMDEPA e Maicon participou da plenária do COMUI e de reunião da Comissão Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 14/08/2020.

Gilberto Kemer      
Bianka da Silva Rauber   

Ata Nº. 1301 de reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.   

Aos vinte oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A sessão teve início às vinte horas, em primeira chamada.  Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – Primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Ordenação de despesas; 2. Realização de Lives; 3. Registro de Orçamentos; 4. Ação para reaver impostos retidos indevidamente; 5. Participação em reunião.

1. Ordenação de despesas: o valor a receber do programa Nota Fiscal Gaúcha será pago à empresa Empreteira Cezar, pela execução de serviços de manutenção e reparos na Sede Social; e fez-se o registro de que foram realizados pagamentos de contas de luz, INSS e parte dos salários atrasados de funcionários.

2. Realização de lives: será elaborada proposta para realização de lives na página do facebook da ACERGS, com temas relacionados com reabilitação, esporte, direitos, produção braille, saúde, empregabilidade, entre outros. A proposta será elaborada pelos diretores Gilberto e Bianka.

3. Registro de orçamentos por escrito: deliberou-se a respeito e decidiu-se que todos os orçamentos de obras, reparos, serviços ou materiais, ou de qualquer natureza devem ter registro por escrito, seja por e-mail ou impresso, e, serem igualmente arquivados.

4. Ação para reaver impostos retidos indevidamente: será verificada junto ao jurídico, a existência de impostos retidos indevidamente e a possibilidade de mover ações para reaver esses impostos.

5. Participação em Reunião: Maicon participou da 2ª reunião mensal da Comissão Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 28/08/202

Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber

Ata Nº. 1302 de reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.      

Aos oito dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às dezenove horas, em primeira chamada.  Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Afastamento de diretores; 2. Serviços Gerais e Zeladoria Sede Social; 3. Ações Judiciais Trabalhistas; 4. Participação em Reuniões.

1. Afastamento de diretores: o Presidente Gilberto comunicou o afastamento temporário dos Vice-presidentes Maicon Tadler e Glailton Winckler da Silva; Maicon para concorrer à vereança na cidade de Rolante, seu período de afastamento encerrará em 22 de novembro; e Glailton para tratamento de sua saúde, seu período de afastamento tendo previsão de término em 8 de dezembro.

2. Serviços Gerais e Zeladoria Sede Social: em virtude da saída do funcionário de serviços gerais que se dará nos próximos dias, foi debatido sobre uma forma de manter a segurança da sede social. Uma das possibilidades que será estudada é a colocação de alarme monitorado, e, para tanto, no mínimo 3 orçamentos serão solicitados. Outra proposta apresentada é a contratação temporária de uma pessoa para ficar como caseiro, até o alarme ser instalado. Esta proposta foi aprovada, ficando a cargo do Tesoureiro Airto a atribuição do recrutamento e seleção do profissional.

3. Ações judiciais trabalhistas: foi feito relato e debatido sobre as ações impetradas pelos ex-funcionários desligados no mês de julho. Entre outras medidas adotadas, a partir das propostas apresentadas por três advogados, foi decidido pela contratação do escritório de advocacia Culasso e Salaberry Advogados Associados para assessorar e defender a Entidade nas referidas ações trabalhistas, ao custo de R$ 8.400,00 (oito mil e quatrocentos Reais) a ser pago em 14 (catorze) parcelas iguais de R$ 600,00 (seiscentos Reais).

4. Participação em Reuniões: Gilberto participou da plenária do COEPEDE e da plenária do COMDEPA e Maicon participou da plenária do COMUI.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 08/09/2020.

Gilberto Kemer        
Bianka da Silva Rauber    

Ata Nº. 1303 de reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.

Aos vinte um dia do mês de setembro do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às dezenove horas, em primeira chamada. Se fizeram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Solicitação Mercado Keppler; 2. Contratação de Advogado para Ajuizamento de Ação Civil; 3. Contratação de Empresa de Segurança por Monitoramento Eletrônico; 4. Contratação Temporária de Zelador; 5. Relacionamento com o COMUI; 6. Participação em Reunião.

1. Solicitação Mercado Kepler: diante da solicitação do locatário de faixa do terreno da Sede Social, Mercado Keppler, a qual consiste no pedido de manutenção do valor de locação inicial até dezembro de 2021, analisou-se a proposta e concluiu-se por acolher parcialmente a solicitação, mantendo-se o valor do aluguel até março de 2021, devendo-se aplicar o reajuste consoante contrato de locação, a partir do mês de abril de 2021.

2. Contratação de advogado para ajuizamento de ação civil: foram apresentadas duas propostas de escritórios de advocacia tendo por objetivo a abertura de ação civil em desfavor da empresa Morsh Construções e Empreendimentos LTDA., face ao péssimo serviço prestado e descumprimento contratual quando da realização de obras de reparo e manutenção nas dependências da Sede Administrativa da Associação. Decidiu-se por apresentar contraproposta aos escritórios e deliberar sobre esse assunto na próxima reunião deste Conselho.

3. Contratação de Empresa de Segurança por Monitoramento Eletrônico: Foi feita a cotação e obtidos a oferta de 3 propostas com respectivos orçamentos, os quais serão examinados, e, na reunião subsequente se deliberará sobre o assunto.

4. Contratação Temporária de Zelador: Foi efetivada a contratação do Sr. João Luiz Cunha Avila, para a função de zelador da Sede Vila Nova, pelo período de 16 dias.

5. Relacionamento com o COMUI: durante o período de afastamento do Vice-Presidente Maicon fica sob a responsabilidade do Presidente Gilberto proceder ao necessário relacionamento e as devidas tratativas com o COMUI, a SMRI e órgãos afins. Já, nesse sentido, encaminhará ofício objetivando aparar arestas e sanar pendência com o Conselho.

6. Participação em Reunião: Gilberto participou da 1ª reunião mensal da Comissão Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 21/09/2020.

Gilberto Kemer      
Bianka da Silva Rauber  

Ata Nº. 1304 de reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.

Aos  oito dias do mês de outubro do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às dezenove horas, em primeira chamada. Fizeram-se presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Atas; 2. Contratação de Advogado para Ajuizamento de Ação Civil; 3. Comemorações 53 Anos ACERGS; 4. Contratação de Empresa de Segurança por Monitoramento Eletrônico para a Sede Vila Nova; 5. Representação em Reuniões.

1. Atas: foram apreciadas as atas de número 1297, 1298 e 1299. Todas foram aprovadas por unanimidade.

2. Contratação de advogado para ajuizamento de ação civil: examinadas as duas propostas de escritórios de advocacia objetivando a abertura de ação civil em desfavor da empresa Morsh Construções e Empreendimentos LTDA., face ao péssimo serviço prestado e descumprimento contratual quando da realização de obras de reparo e manutenção nas dependências da Sede Administrativa da Associação, tendo sido apresentado contraproposta aos escritórios e não havido acordo entre as partes, decidiu-se por buscar outros escritórios e novas alternativas.

3. Comemorações 53 Anos ACERGS: Ficou decidido que serão realizados lives, atividades e eventos online em rede sociais e plataformas digitais, para celebrar o aniversário da Entidade, sendo designados para organização e consecução das referidas ações a Tesoureira Suplente senhora Bianka Rauber e os senhores Gilberto Kemer – Presidente da ACERGS e Rafael Martins dos Santos – membro do Conselho Fiscal e Deliberativo.

4. Contratação de Empresa de Segurança por Monitoramento Eletrônico para a Sede Vila Nova: Avaliados os 3 orçamentos ofertados, decidiu-se pela contratação da empresa Telealarme Brasil Eireli.

5. Representação em Reuniões: Gilberto representou a Entidade na 2ª reunião mensal da Comissão Municipal de Saúde de Porto Alegre, ocorrida na última semana de setembro; nas plenárias do COEPEDE, do COMDEPA e do COMUI e na reunião da CORAS Centro.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 08/10/2020.

Gilberto Kemer                                                   
Bianka da Silva Rauber  

Ata Nº. 1305 de reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.

Aos três dias do mês de novembro do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às dezoito horas, em primeira chamada. Fizeram-se presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Participação em Reuniões; 2. Comemorações 53 Anos ACERGS; 3. Festa de Natal.

1. Participação em Reuniões: Gilberto representou a ACERGS nas reuniões da Comissão Municipal de Saúde de Porto Alegre.

2. Comemorações 53 Anos ACERGS: Em celebração ao aniversário de 53 anos da fundação da ACERGS foram realizados os seguintes eventos e as seguintes ações e atividades: elaboração e postagem de 10 vídeos no site e nas redes sociais, vídeos com relatos, depoimentos e homenagens à Instituição; live em parceria com o Instituto de Cardiologia, abordando os cuidados e prevenções de combate ao corona vírus COVID-19; confraternização virtual com a participação de diretores, conselheiros, colaboradores, associados, usuários e amigos, destacando-se o capitão da equipe de Futebol de 5 e ex-presidente Sr. Altair Paulo Welter, o ex-treinador da equipe de Futebol de 5 Sr. André Leal, os conselheiros Bernadete Teixeira Vidal que além de conselheira e associada fundadora, Bruno José Rauber, Guilherme dos Santos Souza e a então presidente Irena Szarblewski, o ex-presidente e associado fundador Adão Alcides Zanandréa, a 1ªa Dama Elaine Antonia do Nascimento, o Vice-presidente Maicon Tadler, a tesoureira suplente Bianka da Silva Rauber e o Presidente Gilberto Kemer, entre outros diversos convidados especiais. Destaca-se que além dos tradicionais pronunciamentos, houve apresentações culturais, quais sejam: declamação de poesia pela poetisa Teresinha Couto e números musicais por Luís Francisco Moreira e Elaine Antonia do Nascimento, e, ainda, sorteio de vários brindes; e Concerto alusivo aos 53 anos, pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA.

3. Festa de Natal: Ficou decidida que a celebração de Natal será realizada na Sede Administrativa, no dia 17 de dezembro, consistindo esta, na entrega de presentes e doces às famílias. Foram incumbidos de coordenar e organizar a festividade o presidente Gilberto Kemer, a 1ª dama Elaine Antonia do Nascimento e a conselheira Maria Ivonete do Nascimento.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 03/11/2020.

Gilberto Kemer      
Banka da Silva Rauber   

Ata Nº 1306 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.

Aos  vinte e cinco dias do mês de novembro do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às dezenove horas.  Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – primeiro vice-presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Pagamento Ação Trabalhista Vanessa Cuba; 2. Horário Laboral Auxiliar Administrativo; 3. Plano Financeiro; 4. Multa do Ministério Público do Trabalho; 5. Espaçamento na realização das Reuniões; 6. Remissão de Associado.

1. Pagamento Ação Trabalhista Vanessa Cuba: valor da ação fixado em 18.863,83. Em razão de o primeiro pagamento estar previsto para dezembro de 2020, será apresentada proposta de parcelamento.

  1. 2. Horário Laboral Auxiliar Administrativo: a partir de avaliação da funcionária, para cumprir a carga horária, foi combinado que ela trabalhará dois dias semanais, com seis horas diárias, às segundas e quintas-feiras.
  2. 3. Plano Financeiro: reforçar campanha de mantenedores; retomar parcelamentos de mensalidades atrasadas de associados; abaixo assinado na internet para legalizar o fundo municipal da pessoa com deficiência.
  3. 4. Multa do Ministério Público do Trabalho: recebida notificação de multa por demissão de funcionários após as suspensões dos contratos de trabalho.
  4. 5. Espaçamento na Realização das Reuniões: registro de que o espaçamento maior na realização das reuniões se deu pelos afastamentos dos vice-presidentes Maicon e Glailton e por questões de ordem familiar enfrentada pelo tesoureiro Airto.
  5. 6. Remissão de Associado: registro de que o Associado Efetivo e vice-presidente Sr. Glailton Winckler da Silva, em consonância com o art. 11 do Estatuto Social combinado com o art. 93 do Regimento Interno, adquiriu a condição de Associado Remido.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 25/11/2020.

Gilberto Kemer 

 ­­­­­­­­­­­­­­­­­Bianka da Silva Rauber

Ata Nº 1307 de Reunião do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.

Aos  oito dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS, de forma virtual, por meio de chamada em grupo no aplicativo whatsApp. A reunião teve início às dezenove horas.  Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Maicon Tadler – primeiro vice-presidente, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Bianka da Silva Rauber – suplente de tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia: 1. Apreciação de Atas; 2. Celebração Natal ACERGS; 3. Destinação emendas Parlamentares; 4. Projeto Mais Vidas; 5. Representação em Reuniões e plenárias.

1. Apreciação de Atas: foram examinadas as atas de número 1300, 1301, 1302 e 1303, sendo todas aprovadas por unanimidade.

2. Celebração Natal ACERGS: ficou decidido que a atividade de celebração do Natal se dará no dia 17 de dezembro e será efetivada da seguinte maneira: cada família inscrita receberá um quite composto de brinquedos e pacote de doces; a comissão organizadora fará contato com as famílias, para agendamento de data e horário para recebimento dos presentes; será respeitado período de 15 minutos entre a chegada e saída das famílias e observadas todas as medidas de prevenção e combate ao corona vírus COVID-19, tais como uso de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento físico, entre outras.

3. Destinação de Emendas Parlamentares: A ACERGS foi comunicada pela Fundação de Atendimento Socioassistencial e Cidadania (FASC) que receberá R$ 95.000,00 (noventa e cinco mil Reais) por meio da destinação de emendas parlamentares de vereadores de Porto Alegre. Os recursos são para aquisição de equipamentos, mobiliários, utensílios e para realização, e obras de manutenção e reparos, e, foram destinações feitas pelos vereadores Alvoni Medina, Claudia Araújo, Roberto Robaina e Idenir Cecchin; a Entidade, também, obteve a comunicação por parte do deputado federal Ubiratã Sanderson que este, por meio de emenda parlamentar destinará R$ 200.000,00 ( duzentos mil reais), valor esse que deverá ser aplicado integralmente no programa de habilitação e reabilitação da Instituição.

4. Projeto Mais Vidas: O projeto “Mais Vidas” aprovado junto ao Conselho Municipal do Idoso (COMUI) teve o aporte de aproximadamente R$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil Reais) por meio de patrocínio pela empresa Elecnor.

5. Representação em Reuniões e Plenárias: registro de que o presidente Gilberto representou a ACERGS nas plenárias do COEPEDE, COMDEPA e COMUI e nas reuniões do CONADE, da CORAS Centro e da Comissão Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, secretária eventual, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 08/12/2020                                          

Gilberto Kemer

Bianka da Silva Rauber