*Cegos organizam marcha contra corte de convênio pela Prefeitura de Porto Alegre*
O protesto vai ocorrer *nesta terça-feira (9/5)*, 14h, no centro da capital
A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) organiza um protesto para chamar a atenção da população para o corte de verbas de convênio com a prefeitura da capital que vai prejudicar o atendimento de mais de 800 pessoas com deficiência visual, entre cegos e com baixa visão, além de familiares, em Porto Alegre.
A *Marcha das Bengalas* conta com o apoio de importantes entidades que atuam com pessoas com deficiência como a União de Cegos do RS, a Federação Rio grandense de Entidades de Cegos e para Cegos do RS, a Associação de Cegos Louis Braille, os Conselhos Estadual e Municipal das Pessoas com Deficiência, entre outros. A Marcha das Bengalas terá *concentração às 14h* em frente à sede da Acergs (*Vigário José Inácio, 433*) e seguirá pelas ruas do centro até o Paço Muncipal onde o grupo pretende ser atendido pelos gestores da prefeitura.
O convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, de janeiro de 2016 no valor de R$ 26.249,31 repassados a cada trimestre, foi firmado através da extinta Secretaria Municipal de acessibilidade e inclusão, absorvida pela secretaria de Desenvolvimento Social. Entretanto, o convênio que estabelece os serviços de orientação e mobilidade, atendimento psicológico, ensino do braille e aulas de informática para a população com deficiência visual está em risco.
O presidente da Acergs, Gilberto Kemer, explica o motivo do protesto. “Recebemos a informação de que não teremos mais a garantia da verba e isto compromete a continuidade do trabalho de reabilitação e habilitação de pessoas cegas e com baixa visão em função da ausência do repasse para o pagamento dos profissionais pela Prefeitura. Por isto estamos nos mobilizando e contamos com o apoio da população”, disse o presidente.
A Acergs tem 50 anos de existência e é a entidade pioneira na prestação do serviço na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma atividade de suma importância ao desenvolvimento do indivíduo com deficiência visual e fundamental às pessoas envolvidas neste momento de dor, superação e aprendizagem. Atua no acolhimento, reabilitação, qualificação profissional, empregabilidade, paradesporto e cultura. Atualmente atende cerca de 800 pessoas com deficiência visual por mês.
O diretor financeiro da entidade, Airto Viana Chaves, reforça a preocupação da diretoria. “São muitos anos de trabalho e luta por melhores condições de vida e autonomia para as pessoas cegas. Não é possível aceitar qualquer retrocesso que afete o protagonismo e desenvolvimento das pessoas com deficiência visual. Somos cientes de que nosso pleito é justo no sentido de que a Prefeitura de Porto Alegre dê continuidade ao convênio firmado”, destacou.
A Acergs está utilizando as redes sociais para convocar a população da capital a se somar à Marcha das Bengalas e já recebeu a confirmação da presença de representantes das principais instituições que atuam com pessoas com deficiência.
*Marcha das Bengalas*
Dia 9 de maio (terça-feira) – 14h
Concentração na sede da Associação de Cegos
Rua Vigário José Inácio, 433
A marcha seguirá em direção a Prefeitura de Porto Alegre
Mais informações e agendamento de entrevistas:
Luciana Fagundes – Assessoria de imprensa
(51) 99380 0051
(51) 3225 3816 – Acergs
imprensa@acergs.org.br
ATENDIMENTO ACERGS - Informa: Recesso de Final de Ano e Férias Coletivas Prezados associados, usuários…
A Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (ACERGS)…
O projeto Judô Paralímpico 2024, tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência visual (baixa…
Adão Alcides Zanandréa (Fundador)Amanda KollingAdelaide Corrêa (fundador)Adeni Castorino de Souza (Fundador)Adolfina Quaresma da Silva (Fundador)Airto…
PRAZO DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAPara que o sócio possa participar das eleições no dia 7…
A Comissão Eleitoral reuniu-se no dia 22 de outubro de 2024 e homologou as candidaturas…