Categories: Notícias

Curso Básico de Formação e Instrumentalização no Sistema Braille

Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Formação e Instrumentalização no Sistema Braille da Acergs, com ênfase nos anos iniciais. As aulas acontecem quinzenalmente a partir do dia 14 de maio, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

⌚ A carga horária total é de 60 horas, sendo 40h em atividades presenciais e 20h em atividades à distância.

➡ Os interessados devem possuir conhecimentos básicos de informática e plataformas virtuais, a serem utilizados nos encontros on-line, e ensino médio completo. Também é exigido que o aluno tenha reglete, punção e 50 folhas gramatura 120g.

📚 A formação abordará aspectos do Sistema Braille, como histórico, pré-Braille, o seu alfabeto, a alfabetização em Braille, e leitura e escrita Braille. Além disso, serão estudados conteúdos relacionados aos recursos inclusivos – confecção e usabilidade de recursos inclusivos ( jogos, celas Braille, tabuadas, brinquedos…) que estimulem e associem os diferentes sentidos de forma lúdica.

Informações sobre a matrícula:

Inscrições pelo telefone (51) 3225-3816 ou e-mail atendimento@acergs.org.br, onde deverão ser informados nome completo, data de nascimento, grau de Instrução, telefone e endereço.

💰 Valores:
Para pessoas físicas: R$ 400,00
Pessoas Jurídicas: R$ 500,00 (valor por funcionário)

📌 Local das aulas: Sede da Acergs, na Rua Vigário José Inácio, número 433, 6º andar, Centro Histórico – Porto Alegre RS.

Imagem de fundo: freepik/freepik.com

ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

Recent Posts

Campeonato Brasileiro Série B de Goalball

Fiéis torcedores! Na jornada durante o Campeonato Brasileiro Série B de Goalball, Nossa equipe entrou…

2 meses ago

Campeonato Brasileiro Série B de Goalball

Nesta semana, entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025, nossa equipe de…

2 meses ago

🎉 Pizza na ACERGS! 🍕

É isso mesmo! No dia 14 de novembro, em parceria com a Pizza do Gaúcho,…

3 meses ago

Equipe de Judô da ACERGS em São Paulo!

A equipe de judô da ACERGS embarcou neste domingo, 26 de outubro, rumo a São…

3 meses ago

Festa de Aniversário – 58 anos da ACERGS

A ACERGS tem o prazer de convidar todos para a comemoração dos seus 58 anos,…

4 meses ago

ACERGS conquista medalha de bronze no Regional Sul de Goalball!

Encerrando com chave de ouro (ou melhor, de bronze) a participação na Copa Sul de…

4 meses ago