Na última terça-feira (9/5), com a presença de mais de 100 pessoas, a Marcha das Bengalas parou o centro de Porto Alegre para chamar a atenção da população em um protesto histórico para a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs). O resultado foi o compromisso das autoridades em honrar o pagamento dos valores em atraso com a instituição. A prefeitura admitiu o atraso e se comprometeu em quitar a pendência financeira com a Acergs no prazo máximo de três dias, portanto na próxima sexta-feira (12/5).
A mobilização, que contou com apoiadores, familiares, parlamentares, além de pessoas cegas e com baixa visão, foi motivada pelo atraso e ameaça do corte da verba de um convênio com a prefeitura da capital que prejudica o atendimento de mais de 800 pessoas com deficiência visual por mês.
A Marcha das Bengalas partiu da sede da Acergs, na Vigário José Inácio, 433, seguiu pela Rua dos Andradas, Dr. Flores, Salgado Filho, até a Borges de Medeiros, onde tomou o rumo do Paço Municipal. No caminho os manifestantes receberam o apoio da população que, estarrecida ao saber dos motivos do protesto, demonstrou solidariedade ao ato.
Na prefeitura, em um primeiro momento, as portas foram fechadas impedindo a entrada dos manifestantes e logo foram comunicados de que o prefeito não iria recebê-los. Após mais de uma hora de espera, chegou a primeira boa notícia: uma comissão de, “no máximo sete pessoas” seria recebida pelo vice-prefeito Gustavo Paim, pela Secretária de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Zacchia Paludo e pelo secretário da Fazenda Leonardo Busato.
Representando a Acergs na reunião estavam o presidente Gilberto Kemer, o vice-presidente Guilherme dos Santos Souza, o tesoureiro Airto Chaves, os conselheiros Bernadete Teixeira Vidal e Oneide de Souza Figueiredo, e os funcionários Maurício Wolker e Márcia Piereti, instrutores de informática e orientação/mobilidade respectivamente. As autoridades permitiram que os vereadores de Porto Alegre Aldacir Oliboni (PT) e Roberto Robaina (Psol) também acompanhassem a reunião.
A Acergs faz questão de destacar que não pertence a nenhum grupo político/partidário, que dialoga e apresenta suas reivindicações para todos os agentes públicos e parlamentares de todos os partidos.
A secretária Maria de Fátima Palludo justificou o atraso informando que as parcelas de 2017 do convênio não estavam previstas no orçamento deste ano, mas que um decreto do prefeito Nelson Marchezan garantiria o pagamento dos valores em atraso. As autoridades também se comprometeram em debater a renovação do convênio no final do mês de junho.
Para o presidente Gilberto Kamer, a Marcha das Bengalas mostrou a importância da união nos momentos de dificuldade. “Quero agradecer em nome da Acergs a enorme contribuição que os nossos apoiadores nos deram, seja na presença, na ajuda com a divulgação, em cada detalhe que fez com que o ato tivesse a visibilidade que teve. Aos meios de comunicação, tanto os oficiais como independentes, que foram fundamentais na repercussão da nossa pauta, a nossa gratidão. Esta atividade nos fortaleceu enquanto instituição e deve nos manter unidos e mobilizados constantemente contra qualquer tentativa de retrocesso que possa ocorrer”, alertou.
A Acergs tem 50 anos de existência e é a entidade pioneira na prestação do serviço na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma atividade de suma importância ao desenvolvimento do indivíduo com deficiência visual e fundamental às pessoas envolvidas neste momento de dor, superação e aprendizagem. Atua no acolhimento, reabilitação, qualificação profissional, empregabilidade, paradesporto e cultura.
Luciana Fagundes – Assessoria de imprensa
(51) 99380 0051
(51) 3225 3816 – Acergs
ATENDIMENTO ACERGS - Informa: Recesso de Final de Ano e Férias Coletivas Prezados associados, usuários…
A Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (ACERGS)…
O projeto Judô Paralímpico 2024, tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência visual (baixa…
Adão Alcides Zanandréa (Fundador)Amanda KollingAdelaide Corrêa (fundador)Adeni Castorino de Souza (Fundador)Adolfina Quaresma da Silva (Fundador)Airto…
PRAZO DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAPara que o sócio possa participar das eleições no dia 7…
A Comissão Eleitoral reuniu-se no dia 22 de outubro de 2024 e homologou as candidaturas…