Categories: Notícias

Nota de repúdio ao agente de fiscalização de trânsito da EPTC.

A Associação de cegos do Rio Grande do Sul repudia com veemência as declarações do agente de fiscalização de trânsito da EPTC, proferidas na tentativa de coagir nossos funcionários e apoiadores durante a Marcha da Verdade realizada no dia 09/10/2017.

Tal declaração dizia que:
“vocês estão se aproveitando dos ceguinhos para defender os interesses de vocês.”

1º não temos ceguinhos em nosso quadro de associados ou atendidos Como pode ser conferido na legislação vigente no Brasil, Lei nº 13146 Art. 1º Parágrafo único. Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, em conformidade com o procedimento previsto no § 3º do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, desde 31 de agosto de 2008, e promulgados pelo Decreto Nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, data de início de sua vigência no plano interno.
2º somos uma Entidade de cegos e para cegos, que completa no próximo dia 20 de outubro, 50 anos de trabalho e conquistas. Conquistas estas, sempre banhadas a muita luta;
3º lamentamos o desconhecimento e preconceito de um empregado público em pleno exercício de suas atribuições para com o seu público alvo, portanto representando a EPTC;
4º aguardamos posicionamento desta empresa, a fim de desfazer a impressão de ser este o pensamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação, consequentemente da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Porto Alegre, 10/10/2017

ACERGS 50 ANOS DE TRABALHO E CONQUISTAS

CONSELHO ADMINISTRATIVO
Gilberto Kemer – Presidente

ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

Recent Posts

Recesso de Final de Ano e Férias Coletivas

ATENDIMENTO ACERGS - Informa: Recesso de Final de Ano e Férias Coletivas Prezados associados, usuários…

5 dias ago

Resultado Eleição ACERGS 2024

A Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (ACERGS)…

3 semanas ago

PROJETO JUDÔ PARALÍMPICO

O projeto Judô Paralímpico 2024, tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência visual (baixa…

3 semanas ago

LISTA DE ASSOCIADOS APTOS PARA VOTAR – ASSEMBLÉIA GERAL DE ELEIÇÃO – 07/11/2024 – EDITAL 03/2024

Adão Alcides Zanandréa (Fundador)Amanda KollingAdelaide Corrêa (fundador)Adeni Castorino de Souza (Fundador)Adolfina Quaresma da Silva (Fundador)Airto…

3 semanas ago

COMUNICADO COMISSÃO ELEITORAL
PRAZO DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIA

PRAZO DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAPara que o sócio possa participar das eleições no dia 7…

3 semanas ago

COMUNICADO COMISSÃO ELEITORAL

A Comissão Eleitoral reuniu-se no dia 22 de outubro de 2024 e homologou as candidaturas…

4 semanas ago