Categories: Notícias

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO CELEBRA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS AOS CINQUENTA ANOS DA ACERGS

Na data de 19 de outubro de 2017, a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, participou da Missa em comemoração aos 50 anos de sua fundação. A celebração foi realizada no Santuário Nossa Senhora do Rosário, localizada no centro da capital gaúcha.
A cerimônia foi conduzida pelo Padre Gelson Ferreira, que convidou os deficientes visuais para fazerem a leitura da Carta de São Paulo aos Romanos, leitura esta procedida pelo Presidente da ACERGS – Gilberto Kemer, e o Salmo 129, lido pela Assessora de Cultura – Bruna Schatschineider; já, as preces do dia, foram proferidas pela associada fundadora e ex-atleta Jolívia Alves de Lima.
Outra idealizadora da ACERGS que fez-se presente na cerimônia foi a associada fundadora e ex-vereadora de Porto Alegre – Bernadete Teixeira Vidal.
O celebrante, Padre Gelson, durante a celebração destacou o importante trabalho desenvolvido pela Instituição, rogando ao Criador Supremo por Esta e, por fim, abençoou-a.

ACERGS 50 ANOS DE TRABALHO E CONQUISTAS

ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

Recent Posts

ACERGS conquista pódios em Ijuí

O Circuito Sesc de Corridas mobilizou mais de trezentos atletas em Ijuí no dia 26…

3 dias ago

Hegemonia no Tatame: ACERGS conquista o Bicampeonato por Equipes

A ACERGS reafirma sua tradição no judô paralímpico ao conquistar, pela segunda vez, o título…

3 dias ago

União e Protagonismo: 1º Encontro Retina Rio Grande do Sul Fortalece a Comunidade na ACERGS

O auditório da ACERGS (Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande…

3 dias ago

EDITAL Nº 02/2026

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA APRECIAÇÃO DO BALANÇO FINANCEIRO E DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES Do…

1 semana ago

ACERGS e Sine Municipal de Porto Alegre consolidam parceria para impulsionar a empregabilidade

A articulação entre o Setor de Empregabilidade da ACERGS e o Sine Municipal de Porto…

1 semana ago

Pedal da ACERGS ocupa as ruas de Porto Alegre no Pedal da Paz

O Pedal da ACERGS marcou presença na capital no último dia 25 de abril. Durante…

1 semana ago