A jornalista Mariana Baierle, conselheira pela Fundação Piratini no CONSUM, participou das duas reuniões do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que vão garantir a reserva de vagas para pessoas com deficiência no vestibular dessa universidade.
Assim, 25% das vagas do vestibular serão destinadas as pessoas com deficiência egressas do ensino público.
As pautas que traziam como sugestão a ampliação do direito para pessoas com deficiência e egressas do ensino privado- médio- não foram acolhidas pelo Conselho.
Também, cabe destacar, com relação a inovação trazida na lei brasileira de inclusão sobre A avaliação da deficiência na perspectiva biopsicossocial foi suprimida do texto pela maioria do colegiado, embora proposto e enfatizado por Mariana, que tem baixa visão.
A representante considera que é um importante avanço na política da universidade mas pontua que algumas questões ainda precisam ser melhor compreendidas e ampliadas dentro desta discussão de forma a não prejudicar as pessoas com deficiência. A conselheira foi a única pessoa com deficiência A participar Das sessões plenárias que aprovaram as cotas no vestibular.
A Associação de cegos do Rio Grande do Sul parabeniza atuação da sócia em questão ao mesmo tempo que se soma a esta para que os direitos sejam garantidos e ampliados em uma época de tantos retrocessos.
ATENDIMENTO ACERGS - Informa: Recesso de Final de Ano e Férias Coletivas Prezados associados, usuários…
A Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (ACERGS)…
O projeto Judô Paralímpico 2024, tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência visual (baixa…
Adão Alcides Zanandréa (Fundador)Amanda KollingAdelaide Corrêa (fundador)Adeni Castorino de Souza (Fundador)Adolfina Quaresma da Silva (Fundador)Airto…
PRAZO DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAPara que o sócio possa participar das eleições no dia 7…
A Comissão Eleitoral reuniu-se no dia 22 de outubro de 2024 e homologou as candidaturas…