A cidade de Valparaíso – GO, foi sede da 3ª Etapa Regional Centro-Norte da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais, ocorrida entre 20 e 22 de Julho, realizada pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (FBXDV) e apoio da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais bem como da Prefeitura Municipal de Valparaíso/GO.
A competição realizada nas dependências do Locatelli Hotel contou com 29 inscritos de vários Estados do Brasil, dentre estes a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), que foi representada pelos enxadristas Vilma de Picoli e Oneide de Souza Figueiredo.
As partidas foram definidas por sorteio e após 5 rodadas, a atleta Vilma, ao obter 2,5 pontos, sagrou-se Campeã no naipe Feminino e na classificação geral ficando em 14º lugar. Já o atleta Oneide, em que de cinco partidas foi vencido em apenas uma, obteve 3,5 pontos, classificando-se em 8º lugar Masculino bem como no Geral.
Segundo o diretor da Copa Brasil, Oneide Souza Figueiredo, é através do xadrez que o deficiente visual participa de um esporte inclusivo. Para o organizador, o objetivo é conscientizar a população, principalmente crianças e adolescentes e aproximá-los deste meio. “O esporte aproxima gerações”.
Xadrez para Deficientes Visuais, entenda um pouco:
O xadrez para deficientes visuais possui algumas regras especiais. Cada jogador tem seu próprio tabuleiro, as peças pretas possuem uma saliência que as diferenciam das brancas, “dessa forma, o competidor consegue tatear todas as etapas do jogo e ‘visualizar’ o tabuleiro”. Outra diferença é que o jogo é falado, onde o enxadrista deve dizer sua jogada para o adversário reproduzi-la em seu tabuleiro. Outro detalhe é o tabuleiro com buraquinhos, para que as peças não saiam do lugar com o toque dos participante, podendo variar de acordo com a necessidade de adaptação de cada jogador.
Descrição da imagem: foto destaca dois atletas em uma partida de xadrez..No primeiro plano, mas a esquerda, se percebe a cabeça de um dos atletas, que está de costa, Tabuleiros ao centro com peças pretas e brancas. No outro lado da mesa, de corpo frente para a imagem, se percebe um jogador sentado que utiliza óculos escuros e está com a mão sobre as peças de um tabuleiro. Fim da descrição.
ATENDIMENTO ACERGS - Informa: Recesso de Final de Ano e Férias Coletivas Prezados associados, usuários…
A Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (ACERGS)…
O projeto Judô Paralímpico 2024, tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência visual (baixa…
Adão Alcides Zanandréa (Fundador)Amanda KollingAdelaide Corrêa (fundador)Adeni Castorino de Souza (Fundador)Adolfina Quaresma da Silva (Fundador)Airto…
PRAZO DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAPara que o sócio possa participar das eleições no dia 7…
A Comissão Eleitoral reuniu-se no dia 22 de outubro de 2024 e homologou as candidaturas…