Categories: Notícias

ACERGS deixa sua marca na Semana Farroupilha 2019

No último dia 16 de Setembro, a ACERGS realizou um almoço com os alunos das oficinas de reabilitação no piquete Revolução dos Tauras. O evento foi mais do que apenas um momento de lazer e alegria, visto que o grupo andou pelas ruas de Porto Alegre até o terminal de ônibus indo com o transporte coletivo até o parque Farroupilha, desbravando toda cidadania e respeito a pessoa com deficiência visual.

Destaca-se que essas atividades fazem parte do processo de reabilitação funcional e, nesse contexto, foram colocadas a prova para que todos e todas vivenciassem a semana do Gaúcho. Depois de um delicioso almoço com o típico carreteiro, houve a apresentação fabulosa dos alunos da oficina de dança, grupo Inclusão sem Fronteiras ACERGS, que levantou a poeira do salão com muita milonga e fandango além de respeito a tradição gaúcha.

Para fechar com chave de ouro, os alunos retornaram a ACERGS acompanhados pelos seus instrutores.

O evento contou com a participação de 60 alunos das oficinas de orientação e mobilidade, Braille, informática, AVD, e oficinas de socialização.
Para muitos alunos foi um momento único, uma vez que alguns nunca haviam ido no parque e outros conseguiram se sentirem autônomos novamente e com mais vontade de concluírem sua reabilitação.

Agradecimento a acolhida dos amigos e companheiros do Piquete Revolução dos Tauras.

Venha fazer parte da família ACERGS

ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

Share
Published by
ACERGS

Recent Posts

Suspensão dos atendimentos

ATENDIMENTO ACERGS - Informa: Suspensão dos Atendimentos Comunicamos que, em virtude das fortes chuvas que…

3 dias ago

Aviso Importante

🐰🌷 AVISO IMPORTANTE 🌷🐰Dia 28 de março (quinta-feira), o expediente na ACERGS será das 9h…

1 mês ago

Problemas nas linhas telefônicas

Comunicamos que as linhas telefônicas, de atendimento da ACERGS, 51-3225-3816 e , não está funcionando.…

2 meses ago

Dia Internacional da mulher

Nós da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, sabemos que ser mulher é…

2 meses ago

NOTA DE PESAR

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul - ACERGS, manifesta profundo PESAR pelo…

5 meses ago

Curso de Formação: Instrutor(a) de Orientação e Mobilidade

ATENDIMENTO ACERGS – Informa:Oportunidade de Formação A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul…

5 meses ago