I Congresso Estadual de Acessibilidade e Inclusão promovido pela ACERGS

“Os Desafios da Cidade Inclusiva” foi tema do I Congresso Estadual de Acessibilidade e Inclusão promovido pela ACERGS
O O primeiro Congresso Estadual de Acessibilidade e Inclusão fez parte do calendário comemorativo dos 50 anos de fundação e atuação da ACERGS – Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (1967 – 2017). Também contemplou o programa pedagógico e o posicionamento da FADERGS – Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, instituição comprometida com a causa da inclusão social, que elegeu esta temática central para o desenvolvimento de atividades com os alunos e professores ao longo de 2017. Além destas instituições, que foram as instituições realizadoras do evento, o Congresso contou com o apoio institucional da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS – FADERS, que tem os temas “acessibilidade” e “inclusão” na essência da sua origem e atuação.

O evento foi realizado nos dias 8 e 9 de junho de 2017 na Unidade Riachuelo da FADERGS e reuniu o conhecimento técnico-científico, as experiências profissionais daqueles que atuam em projetos de acessibilidade e inclusão, e as vivências pessoais dos que necessitam de alternativas de acessibilidade para que realmente sejam incluídos na vida em sociedade. Ao total, foram cerca de 100 participantes nos dois dias de Congresso, entre estudantes e profisisonais das áreas da saúde, serviço social e comunicação, entre outras, além de representantes de instituições relacionadas às temáticas do evento.

A programação do Congresso contou com a realização de três painéis abertos, que apresentaram os seguintes temas: “Os desafios da cidade inclusiva”, “Acessibilidade e Inclusão: olhares transversais” e “Ser diferente é ser normal”. Os debates e reflexões do Congresso, construídas pelos próprios participantes dos sete Grupos de Trabalho, foram base para a elaboração da “Carta do Congresso”, que reuniu os objetivos de cada eixo abordado no evento e será direcionada ao longo do mês de junho a todas as Prefeituras e Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul a fim de pautar o desenvolvimento das políticas públicas das novas gestões municipais frente às demandas de acessibilidade e de inclusão.

Além da presença do presidente da Associação e demais membros do quadro, destacasse a iniciativa da coordenadoria de relações entre institucionais da Associação, senhora Gisele Hubbe, que foi a grande idealizadora  deste Congresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *