ATAS 2018

Ata nº 1245 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos quatro dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás dezoito horas e trinta minutos em segunda chamada.

Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária-Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro, Altair Fagundes de Oliveira – Suplente de Secretário-Geral e Rafael Martins dos Santos – Suplente de Tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia:

  1. Apreciação de atas: foram examinadas e aprovadas as atas 1242, 1243 e 1244.
  2. Reciclagem: decidiu-se que as latas de bebidas oriundas de eventos realizados na Sede Social, e restantes Nesta, seja eventos dos locadores, seja eventos promovidos pela Entidade, são de propriedade Desta, portanto, cabendo-lhe dar ao material o destino que convier, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Empreendedorismo a operacionalização dessa atividade.
  3. Visa: foi informado que a empresa de cartões de crédito e débito Visa está com programa aberto para aporte de recursos a OSCs. O Tesoureiro Airto e o captador de recursos Maicon ficaram incumbidos por verificar a questão e dar o devido andamento.
  4. Nota Fiscal Gaúcha: o Suplente de Secretário-Geral Altair informou que o Programa Nota Fiscal Gaúcha registra cerca de mil e trezentas pessoas que fizeram cadastro indicando a ACERGS como Beneficiada.
  5. Regulamento Equipes de Esporte: o Presidente Gilberto informou que encaminhou a este Conselho minuta de regulamento atinente às modalidades esportivas da Associação. A pedido do Vice-presidente Glailton decidiu-se tratar do tema assim que todos tiverem estudado com necessário vagar a minuta apresentada, o que deve ser feito com a maior brevidade.
  6. Regulamento Alojamento: Gilberto comunicou que encaminhou a este Conselho minuta de regulamento para uso do alojamento da Sede Social. Todos comprometeram-se em examinar a minuta com extrema premência, visando o mais breve possível retomar-se o assunto e concluir o regulamento, a fim de que seja implementado de imediato.
  7. Plano de Ação e Previsão Orçamentária: registro de que os documentos foram encaminhados ao Conselho Fiscal e Deliberativo. O plano de Ação foi encaminhado no dia 27 de dezembro e a Previsão Orçamentária no dia 29 de dezembro.
  8. Relatório de Atividades 2017: Gilberto reiterou o pedido para que os relatórios de cada área, setor, departamento e/ou assessoria lhe sejam remetidos mais tardar até o dia 31 de janeiro. Rafael declarou que o Departamento de Empreendedorismo já havia remetido seu relatório.

Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária-Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 04/01/2018.

Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber.

 

Ata nº 1246 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos dezesseis dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás dezoito horas e trinta minutos em segunda chamada.

Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária-Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro, Altair Fagundes de Oliveira – Suplente de Secretário-Geral e Rafael Martins dos Santos – Suplente de Tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia:

  1. Contrato com empresa Ana Maria Projetos MACC Assessoria e Consultoria: apresentada a propositura de efetivação de parceria com a empresa e aprovado o encaminhamento da firmatura do contrato com a mesma.
  2. Computadores: serão doados dois computadores para alunos da oficina de informática; serão comercializados quatro computadores com preferência para funcionários e depois para associados e usuários.
  3. Assembleia Geral Extraordinária: registro da convocação de uma Assembleia Geral extraordinária para o dia 30 de janeiro, para avaliar recurso do conselheiro Sérgio Renato Gomes Pires referente a suspensão imposta pelo Presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo Rafael Matos.
  4. Proposta Assistente Social: aprovada a proposta apresentada pela profissional para realizar carga horária de 10 horas semanais pelo valor de R$ 800,00 (oitocentos Reais) livre do desconto de RPA.
  5. Títulos Protestados: Airto informou que remeteu ao advogado Vinícius Culasso documentação relativa a títulos protestados emitidos pelas empresas Contigraf e Envelopel/Enveloprint, títulos estes já pagos, a fim de que seja dada solução a esta situação; informou também, que o título protestado pela Empresa Brasileira de Correios está sanada.
  6. Planos de Trabalho e Previsão Orçamentária: registro de que os planos de trabalho e a previsão orçamentária foram aprovados pelo Conselho Fiscal e Deliberativo.
  7. Empréstimo Bancário: Airto informou que encontra-se em avaliação pelo BANRISUL documentação, visando a consecução de empréstimo junto a esta instituição bancária.

Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária-Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 16/01/2018.

Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber.

 

Ata nº 1247 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos seis dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás dezoito horas e trinta minutos em segunda chamada.

Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária-Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Altair Fagundes de Oliveira – Suplente de Secretário-Geral. Rafael Martins dos Santos – Suplente de Tesoureiro não esteve presente por estar em período de férias profissionais. Tratou da seguinte ordem do dia:

  1. Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE Porto Alegre: apresentada pelo vice-presidente Guilherme proposta de pedir a substituição do Diretor de Acessibilidade e Inclusão Social do Município de Porto Alegre; deliberado sobre o assunto e decidido por tratar a respeito na primeira reunião do mês de março.
  2. Cigarro na Sacada: revogada a decisão que proibia o fumo na sacada anexa à recepção; A decisão da revogação deve-se à dificuldade de acesso à sacada anexa ao auditório. Decidiu-se ainda, que os fumantes deverão providenciar a troca do vidro danificado, da porta de acesso à sacada da recepção.
  3. Empréstimo de Bengalas: diante da solicitação de empréstimo de seis bengalas intermediado pelo associado Roberto Luiz Veiga Oliveira, decidido por negar a solicitação em virtude de impossibilidades técnicas e operacionais, já que, as bengalas disponíveis no estoque são somente em quantidade suficiente para atender a demanda dos associados e usuários.
  4. Comissão de Eventos e Promoções Sociais: Presidente Gilberto está retornando a Comissão; Fernanda está deixando a comissão porque vai embora do Rio Grande do Sul. Decidiu-se que a Comissão poderá se utilizar de integrantes transitórios que comporão a equipe em eventos pontuais a convite e critério dos membros efetivos.
  5. Comissão de Comunicação: Gilberto comunicou seu afastamento da Comissão; Bianka e Rafael buscarão outro integrante; Gilberto verificará a viabilidade da utilização da mão de obra de estagiários curriculares no setor.
  6. Comitê de Concessão do Selo Estadual de Acessibilidade: decidiu-se pela indicação do Suplente de Tesoureiro Rafael para compor o Comitê criado pela FADERS.
  7. CARNACERGS: será realizado no dia 10/02, na Sede Social o I CARNACERGS evento de carnaval da ACERGS; para participar basta proceder inscrição junto à Recepção até o dia 09 e ao ingressar no evento apresentar 1kg de carne como passaporte de entrada.
  8. Dia Internacional da Mulher: como comemoração à data será realizado no dia 08/03, no auditório da sede administrativa evento composto por palestras de saúde, prevenção a enfermidades e patologias e legislação, atividades culturais e de estética e ao final será oferecido lanche patrocinado, preparado e servido pelos usuários e associados homens.
  9. Conselho de Atletas: Glailton apresentou proposta de criação de um Conselho de Atletas. Pela proposição o Conselho será previsto no regulamento dos atletas, e será composto por um atleta de cada modalidade. A proposta foi aprovada, contudo só podendo ser implementada após a entrada em vigência do regulamento supra mencionado.
  10. Desligamento de Atletas: desligaram-se do quadro de atletas da ACERGS os judocas: Hélio Roberto Passos que transferiu-se para o Instituto Hélio Passos; e Cristina Mazuhy Antunes, Luiza Guterres Oleano, Welman Brito e Lauren que se transferiram para o Grêmio Náutico União.

Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária-Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 06/02/2018.

Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber.

Ata nº 1248 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos 20 dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás 18:15 horas, em 2ª Convocação. Estiveram presentes os seguintes conselheiros:Gilberto Kemer – Presidente,Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária-Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro, Altair Fagundes de Oliveira – Suplente de Secretário-Geral e Rafael Martins dos Santos – Suplente de Tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia:
1. Eventos Sociais Mensais: apresentada a proposta de se fazer um evento mensal nos meses que não existem eventos fixos. Deliberado sobre o assunto e decidido a favor da proposta, com as seguintes ressalvas: que o evento de abril seja realizado numa sexta-feira, que os eventos de julho e agosto sejam realizados em domingos, e que os eventos de setembro e novembro podem ser agendados com antecedência para serem realizados em sábados.
2. CARNACERGS: registro de que aconteceu no último dia 10 de fevereiro a I Edição do CARNACERGS, que teve a participação de aproximadamente 25 pessoas e que a receita auferida supriu integralmente os custos do evento.
3. Orçamento Empreendedorismo: será utilizado recurso do Departamento de Empreendedorismo para pagar as férias do funcionário Maurício Wolker.
4. Evento Entrega de Bengalas: será realizado um evento de distribuição de bengalas para associados e usuários carentes no dia 26 de março, as 17:00 horas; serão selecionados 10 atendidos da ACERGS, 5 da Casa Lar do Cego Idoso e 5 do Lar da Amizade.
5. Implantação de Recepção para o Programa ACERGS Beauty: aprovada a implantação de uma recepção para atender os atendimentos de massoterapia do programa ACERGS Beauty. Esta medida se dará em estado experimental pelo período de 30 (trinta) dias.
6. Situação Nota Fiscal Gaúcha: Feito relato pelos diretores Altair e Airto da situação dos repasses atrasados da Nota Fiscal Gaúcha. Conforme o relato a ACERGS tem a receber R$ 6.000,00 (seis mil Reais) relativo às etapas 47, 49, 50 e 51; Altair informou ainda, que chegou a 1500 (um mil e quinhentas) pessoas cadastradas no Programa, indicando a ACERGS como Entidade de assistência social beneficiada.
7. Comodato Zelador: situação do comodato do zelador está para avaliação e aguardando parecer do advogado Vinícius Culasso.
8. Inscrições Pedal da ACERGS: registro de que a partir do pedal de fevereiro, quando a atividade completa dois anos, cada deficiente visual deverá pagar R$ 10,00 (dez Reais) para participar da pedalada; os guias poderão fazer contribuições espontâneas. Os valores auferidos serão destinados à manutenção e conservação das bicicletas, capacetes e demais equipamentos e utensílios atinentes.
9. Regulamento Pedal da ACERGS: será elaborado um regulamento do grupo, que deverá passar por deliberação da diretoria.
10. Pedal de Fevereiro: registro de que o Pedal da ACERGS do mês de fevereiro será comemorativo aso 2 (dois) anos de existência do projeto.
11. Selo Estadual de Acessibilidade: Rafael participou da primeira reunião do comitê de concessão do Selo Estadual de Acessibilidade no dia 19 de fevereiro.
12. Situação Títulos Protestados: feito breve relato pelo tesoureiro Airto das situações dos títulos protestados; será feita tentativa de negociação com os cartórios, visando a baixa dos mesmos, caso não seja eficaz, será via judicial; este assunto está sob a responsabilidade do advogado Vinícius Culasso.
13. Parceria FREMEC: apresentada pelo Rafael proposta de parceria com a empresa Bel Ribeiro para organizar grupos de viagem de pessoas com deficiência visual com acompanhantes, onde as passagens dos acompanhantes poderão ter desconto de até 80% (oitenta por cento; inicialmente o benefício será restrito a associados em dia com as obrigações associativas.
14. Lançamento Livro ‘Histórias de Baixa Visão’: Rafael relatou que durante seu período de férias participou de sessões de lançamento do livro em Curitiba/PR, São Paulo/SP e Maceió/AL e que o livro já integra o acervo da Biblioteca da cidade do Porto/POR.
15. Férias Maurício: Maurício estará em férias pelo período de 30 (trinta) dias, a partir de 26 de fevereiro.
16. Assembleia Geral CBDV: a Instituição far-se-á representar pelo associado Alexsander Almeida Maciel Celente, por meio de instrumento de procuração.
17. Oficina de Poesia: oficina iniciará no dia 14 de março e será ministrada, voluntariamente, pela professora e poetisa Maria Verbena de Souza.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária-Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. – Porto Alegre/RS, 20/02/2018.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber.

Ata nº 1249 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos nove dias do mês de março do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás 18:00h, em primeira convocação. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro, Altair Fagundes de Oliveira – suplente de secretário Geral e Rafael Martins dos Santos – Suplente de Tesoureiro. Glailton – Segundo Vice-Presidente, não esteve presente por encontrar-se na cidade de São Paulo atuando no Grand Prix de Judô. Tratou da seguinte ordem do dia:
1. Análise de Atas: examinadas e aprovadas as atas 1245, 1246, 1247 e 1248.
2. Comunicação: comunicação e marketing ficarão a cargo dos diretores Bianka e Rafael, com a coordenação do último, e todos os materiais que possam gerar alguma divulgação devem ser enviados aos mesmos
3. Contrato de Comodato com Rafael Matos: deliberado sobre a firmatura de novo contrato com o associado Rafael Matos. Decidido pela feitura, com o adendo de que o associado ficará responsável pela Assessoria de Patrimônio, ligada à tesouraria, expirando-se o contrato em 31 de dezembro de 2018.
4. Taxa de Manutenção do Alojamento: deliberado sobre a proposta de instituir uma taxa para os atletas que ficam no alojamento e decidido pela adoção de taxa diária no valor de R$ 10,00 (dez Reais), ficando a cargo do 2º Vice-Presidente Esporte e Cultura a solução dos casos omissos, mediante prévia avaliação socioeconômica pelo Serviço Social.
5. Atividades Laborais Astride: após análise do contrato de trabalho da funcionária de Serviços Gerais Astride Loiva Muebos, decidido que a funcionária cumprirá carga horária duas vezes por semana, às terças-feiras e quintas-feiras, no horário das 12 horas às 18 horas, realizando suas atividades laborais na sede administrativa. O Presidente emitirá comunicado notificando-a da presente decisão.
6. Locação do Salão/Sede Social Suelen dos Santos: diante da situação ocorrida com a locação do salão da sede social no dia 09/03, onde a LOCATÁRIA senhora Suelen dos Santos Engrazia Mitto entrou no salão na manhã do dia anterior, descumprindo a regra do contrato e a orientação da diretoria, decidiu-se cobrar o valor integral da locação e não locar novamente o espaço para a locatária, para a sua tia Sheila Voght (mediadora da locação) e para os parentes (até o 2º grau), de ambas.
7. Pedal da ACERGS: foi realizado no dia 25 de fevereiro pedal comemorativo ao aniversário de 2 anos do Pedal da ACERGS, que contou com a presença de 40 pessoas.
8. Representações Institucionais: 21 de fevereiro – reunião com a EPTC, representação por Rafael; 28 de fevereiro – reunião no MPT, para articulação de recursos para a Instituição, representação por Airto e Gilberto; 01 de março – reunião na FADERS para ajustes na emissão do passe-livre intermunicipal, representação pelo funcionário Murilo de lima Chaves e pelos diretores Altair e Gilberto; 26 de fevereiro e 08 de março – participação no Comitê Estadual do Selo de Acessibilidade pelo diretor Rafael; e, 09 de março – reunião para reativação do núcleo de Mulheres da FREC, representação pela associada Efetivo Elaine Antônia do Nascimento.
9. Dia Internacional da Mulher: em alusão à expressiva data foi realizada programação de 06 a 08 de março. Em 06 de março – atividade promovida pelo Grupo Inclusivas, com palestras sobre equidade e gênero e sobre legislação atinente à violência contra a mulher; em 07 de março – ações de estética e saúde, efetivadas pelo Instituto Embeleze e pelo programa ACERGS Beauty; e em 08 de março – palestra sobre nutrição, ministrada pela nutricionista Natália, palestra pela endocrinologista Franciele do Hospital Hernesto Dorneles, momento cultural com o Grupo de Terapia Musical e, finalizando, lanche oferecido, feito e servido pela diretoria.
10. Produtos de higiene e limpeza: aprovado o envio de ofícios para empresas para busca de doação de produtos de limpeza e higiene, com a intermediação da associada Efetivo Elaine Antônia do Nascimento e da associada Cooperadora e voluntária Adriana de Aguiar.
11. Comissão Especial de Seleção e Acompanhamento (CESA) Prefeitura Municipal de Porto Alegre: indicação de Guilherme como Titular e Bianka como Suplente.
12. Reuniões Ordinárias: devido atividades profissionais e de estudo dos diretores, os dias de reunião serão alterados para a primeira e a terceira sextas-feiras de cada mês, as 17:30 horas em primeira convocação.
13. Advertência José Jaques: decidido por aplicar uma advertência por escrito ao funcionário José Jaques da Silva, em função do ocorrido no dia 08 de março, quando liberou acesso ao salão social da Sede Vila Nova à LOCATÁRIA Sra. Suelen dos Santos Engrazia Mitto, com 24 (vinte quatro) horas de antecedência do estabelecido pelo CONTRATO DE LOCAÇÃO.
14. Negócio, Missão, Visão e Valores: deliberou-se e decidiu-se pela homologação das definições que foram criadas com a consultoria da empresa Estratégia 1 Consultoria, determinaram como Negócio, Missão, Visão e Valores da ACERGS:
NEGÓCIO: Assistência Social
MISSÃO: Promovera defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual para valorizar sua autonomia através da habilitação e reabilitação
VISÃO: Tornar-se uma referência nacional na habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência visual
VALORES: Acolhimento; Respeito; Ética; Transparência; Acessibilidade
Estes, deverão constar no site e na home page do facebook da Entidade.
15. Questionamentos Empreendedorismo: procedidos os necessários esclarecimentos a respeito do setor de empreendedorismo pelo diretor Rafael, deliberou-se e decidiu-se que doravante as refeições para o voluntário Gerson da Silva Silveira, por conta de seu trabalho no transbordo de tampinhas, serão providenciados pela instituição e não serão mais feitos repasses mediante apresentação de cupom fiscal.
16. Títulos de Protesto: advogado Vinicius Culasso orienta que se acione via judicial as empresas para que regularizem a situação da ACERGS, efetivando a devida baixa dos mesmos, já que constam quitados.
17. Relatório de Atividades: Gilberto informou que remeteu no dia 28 de fevereiro, ao Conselho Fiscal e Deliberativo, o Relatório de Atividades do Exercício 2017.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 09/03/2018.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber.

Ata nº 1250 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos vinte três dias do mês de março do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás 18:15 horas, em segunda convocação. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Altair Fagundes de Oliveira – suplente de secretário Geral; Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, não esteve presente por encontrar-se na cidade de Florianópolis/SC participando da I Etapa da Copa Sul de Goalball; Maicon Tadler – Coordenador do Departamento de Empreendedorismo, participou para tratar dos assuntos relativos ao setor; e Rafael Matos – Presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo, assistiu a sessão. Tratou da seguinte ordem do dia:
1. Apreciação de fichas de novos associados: foram examinadas as fichas e aprovadas como associadas na categoria Efetivos: Maura Sirlei Dias Batista, Lidiane Barbosa Toledo Maciel, Rejane Beatriz Melo Silva e Lonara Rosa da Silva; já, Jéssica Pricila Lima Silva teve aprovada sua readmissão ao quadro associativo.
2. Advertência José Jaques: registro de que o funcionário José Jaques da Silva, no dia 12/03, tomou conhecimento do documento, mas se recusou a assinar e levar o mesmo, e não foi possível registrar com testemunhas pois na ocasião, só haviam diretores e funcionários na instituição.
3. Atividades Funcionais Astride: foi feito comunicado para a funcionária Astride Loiva Moebus da decisão tomada na última reunião, mas a funcionária não compareceu para realizar as atividades na sede administrativa; será aplicada advertência disciplinar à funcionária.
4. Notificação por Descumprimento de Contrato Suelen dos Santos: registro de que a LOCADORA Suelen dos Santos Engrazia Mitto foi comunicada da referida notificação, mas não compareceu na Associação a fim de receber o documento.
5. Alteração no Contrato de Locação da Sede Social: foi aprovada alteração na CLÁUSULA TERCEIRA – § 1º, do mencionado contrato, suprimindo-se a possibilidade do pagamento da calção com cheque.
6. Assembleias Gerais: Assembleia Geral Ordinária para análise do Balanço Financeiro e Relatório de Atividades do Exercício 2017 será convocada para o dia 11/05, as 18:00 horas, em primeira convocação; Assembleia Geral Extraordinária para reforma estatutária será convocada para o dia 01/05, as 10:30 horas, em primeira convocação.
7. Programa ACERGS Beauty: aprovada a retirada do Departamento de Empreendedorismo de R$ 330,00 (trezentos e trinta Reais) para custear a aquisição de uma cortina, a confecção de cartões de visita e flayers e camisetas do Pedal da ACERGS; ressalva de que Maicon já possui 223 reais; aprovada a instalação de uma recepção na primeira sala do espaço utilizado pelo setor e utilização do banheiro que era de uso exclusivo dos funcionários, para o setor.
8. Assessoria de Empregabilidade: registro da nomeação de Ciraiane Alves de Aguiar como Assessora de Empregabilidade.
9. Representações Institucionais: 12;/03: Gilberto participou de reunião no DECA para articular atendimento a pessoas com deficiência; 14/03: plenária do Conselho estadual de cultura, Gilberto representou a associação, temática era acessibilidade na cultura e turismo; 15/03: Altair e Gilberto participaram da abertura da bienal do mercosul, na exposição O Relevo; 16/03: Gilberto participou da abertura da Etapa Regional Sul da Copa Brasil de Xadrez; 22/03: Gilberto e Ciraiane Alves de Aguiar participaram do Dia D promovido pela Diretoria de Trabalho e pela Diretoria de Acessibilidade e Inclusão da SMDSE/Porto Alegre; e 24/03: Bianka concederá entrevista à TV Record, para falar sobre o trabalho de braillização das obras da Exposição ‘O Relevo’, realizado pela ACERGS.
10. Lei da Solidariedade: novo projeto foi protocolado para análise na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH/RS).
11. Projeto COMUI: será reformulado o projeto e apresentado ao Conselho. Os diretores que desejarem, deverão encaminhar sugestões ao e-mail presidência@acergs.org.br.
12. Recepção: será feita tentativa de implantar um espaço de convivência na sala 1 do auditório, ofertando jogos, revistas, televisão para os usuários que costumam ficar na recepção.
13. Resultados Grand Prix Internacional de Judô: A ACERGS atuou na competição ocorrida em São Paulo/SP, de 09 a 11 de março, conquistando quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze e o troféu de vice-campeão na categoria Iniciante.
14. Resultados Etapa Sul Copa Brasil de Xadrez: registro de que a equipe da ACERGS foi composta por cinco enxadristas e de que o enxadrista Adroildo conquistou o segundo lugar na categoria Absoluto.
15. Oficina de Espanhol: registro de que a oficina de espanhol nível básico iniciará no dia 11/04, das 09 as 10:30 horas, sendo ministrada pelo associado Efetivo Ozires Renato Sant’ana.
16. Núcleo de Mulheres FREC: além das associadas Efetivo Franciele Brandão e Elaine Antônia do Nascimento, representará a Entidade no referido núcleo a conselheira Bernadete Teixeira Vidal.
17. Oficina de Captação de Recursos: foram contemplados com vagas para a oficina que acontecerá no dia 11 de abril, promovida pela ong Rede Crescer em parceria com a ACERGS: Pâmela Garcia – Assistente Social, Guilherme dos Santos Souza, Murilo de Lima Chaves – funcionário Atendimento/Recepção, Maicon Tadler – Coordenador do Departamento de Empreendedorismo e Leonardo Santos Oliveira – associado Efetivo, atleta e colaborador do Departamento de Empreendedorismo.
18. Registro de Má Conduta: registro solicitado pelo Presidente Gilberto, de que o 1º Vice-Presidente Guilherme desrespeitou os membros da diretoria retirando-se da reunião por duas vezes, em meio à sessão; a primeira logo após chegar, dizendo não ter gostado do início da reunião e a outra já próximo do encerramento da mesma, batendo a porta. O presidente Gilberto ressalta que tais atitudes contradizem os bons costumes e as práticas que devem nortear o bom debate.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 23/03/2018.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .

Ata nº 1251 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos vinte dias do mês de abril do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás 18:15 horas, em segunda convocação. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Altair Fagundes de Oliveira – suplente de Secretário Geral; Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, não esteve presente por encontrar-se na cidade de Foz do Iguaçu/PR participando da Copa Regional Sul de Goalball. Tratou da seguinte ordem do dia:
1. Atas: aprovadas as atas 1249 e 1250.
2. Registro de mudança de Endereço: registra-se que em dezessete de maio de dois mil e treze a ACERGS deixou de realizar suas atividades na Rua dos Andradas, Nº. 100, 5º andar, Conjuntos 501, 502, 503, 504 e 505, Bairro Centro Histórico, Porto Alegre/RS, CEP 90020-007, passando a funcionar em vinte de maio de dois mil e treze à Rua Vigário José Inácio, Nº. 433, 6º andar, Sala 601, Bairro Centro Histórico, Porto Alegre/RS, CEP 90020-100.
3. Acordo com MS Bahia: aprovada a versão final do acordo entre a empresa MS Bahia e a ACERGS, o qual tem como consequência a retirada da ação judicial pela empresa contra a Instituição.
4. Recursos Humanos Projeto MPT: Ângela Selau disegna e Pâmela Garcia serão contratadas para as funções de Técnica-Administrativa e Assistente Social, respectivamente, sendo seus contratos regidos pela CLT; Bruna Schatschineider será contratada para função de Instrutora de Braille, sendo remunerada por RPA, cabendo registrar que a escolha da instrutora deu-se após votação, na qual, ocorreu empate em dois votos, prevalecendo o voto de minerva do Presidente; será aberta seleção para instrutor de Orientação e Mobilidade e Auxiliar de Serviços Gerais; e haverá um Coordenador de Projetos, o qual será definido conforme análise de currículos.
5. Convênio UNINTER: apresentada pelo presidente Gilberto a proposta de convenio com a universidade para desconto de 10% para associados e usuários da ACERGS. Aprovada firmatura do convênio.
6. Regulamento Atletas: decidido que será criado um grupo de trabalho para elaborar o regulamento dos atletas, com prazo de dois meses a contar da data de hoje até dia 20 de junho para conclusão do regulamento. Farão parte do grupo Gilberto, Glailton e Bianka.
7. Comissão de Concurso do BANRISUL: registro de que o Tesoureiro Suplente Rafael Martins dos Santos será o representante da instituição na referida Comissão.
8. Aluguel Sede Social com Equipamento de Som: aprovada a proposta do Secretário Geral Suplente Altair para locação do espaço da sede social com o equipamento de som com o acréscimo de R$ 500,00 (quinhentos Reais).
9. Situação Lurdes: a partir do relato do ocorrido no banheiro protagonizado pela associada Lurdes Sete, decidiu-se que doravante, caso a situação se repita, o agente que der causa a episódio similar ou igual deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta Reais) a fim de cobrir as custas com a higienização do ambiente.
10. Representações: 02/04: reunião no MPT, representantes Airto e Gilberto, onde foi aprovada a destinação do repasse de R$ 200.000,00 (duzentos mil Reais) a serem pagos em 8 (oito) parcelas de R$ 25.000,00 (vinte cinco mil Reais), para o projeto da ACERGS nas áreas de Reabilitação e Administração Central; 17/04: reunião no MPT com a procuradora Márcia Medeiros Farias, para tratar do termo de ajuste de conduta da empresa Sodexo. Na reunião a procuradora comunicou a suspenção da destinação para a ACERGS, do recurso objeto do TAC.
11. Licença Guilherme: registro de que o primeiro vice-presidente Guilherme estará em licença para tratamento de saúde por trinta dias a contar da presente data.
12. Primeiro Pedal da Paz: participação do Pedal da ACERGS no referido evento, que aconteceu no dia 15 de abril.
13. Convocação Atleta Anderson Wassian para a Seleção Brasileira de Judô: registro de que o judoca foi convocado para fase de treinamentos da seleção brasileira.
14. Situação Cláudio Antonio da Costa Lopes: registro de que, em função do associado Cláudio Antonio da Costa Lopes estar apresentando um quadro de demência e necessitar de acompanhamento, o serviço social da instituição está acompanhando o caso junto ao Ministério Público Estadual para que o mesmo tenha o acolhimento adequado.
15. Afastamento Zelador para Tratamento de Saúde: em função do afastamento do funcionário José Jaques da Silva para tratamento de saúde por dois meses, ficará responsável pela sede social por esse período o associado e Presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo Rafael Matos.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 20/04/2018.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .

Ata nº 1252 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos oito dias do mês de maio do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás 18:00 horas, em primeira convocação. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, GlailtonWinckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Altair Fagundes de Oliveira – suplente de Secretário Geral. Tratou da seguinte ordem do dia:
1. Ficha de novos associados: avaliada e aprovada como associada Efetivo Thais Furtado Gonçalves.
2. Licença Guilherme: registro de que o primeiro vice-presidente retornou de sua licença para tratamento de saúde no dia 03 de maio.
3. Recurso ao Conselho Fiscal e Deliberativo: Presidente Gilberto solicita registro de voto de protesto, declarando insatisfação com a interposição de um recurso ao Conselho Fiscal e Deliberativo pelo Primeiro Vice-presidente Guilherme a respeito da decisão de recontratação da instrutora de Braille Bruna Schatschineider. O Presidente considera a atitude um ato de desrespeito, deslealdade e traição ao Conselho Administrativo.
4. Voto de suplentes em reunião: a partir de uma votação de quatro votos a favor, uma abstenção e um voto contra,está mantida a decisão de que os suplentes também têm direito a voto em reuniões.
5. Decisões de reunião: deliberado se as decisões tomadas em reunião são finalizadas namesma sessão e decidido que, por quatro votos a favor e dois contra, os assuntos são finalizados na presente reunião,também não se acrescentando assuntos em ata. Ressalta-se que os assuntos tratados em uma reunião podem ser recolocados em pauta em próximas reuniões.
6. Pessoal Reabilitação Projeto MPT: foi contratadoo senhor Vilmar Tamagno como instrutor de Orientação e Mobilidadepara uma carga Horária de 30 (trinta) horas pelo contrato de RPA;foram contratadas pelo regime da CLT a senhora Marilene Rodrigues na função de Auxiliar de Serviços Gerais (carga horáriade 30 (trinta) horas semanais), a assistente social Pâmela Caroline Garcia, igualmente para 30 (trinta) horas semanaise para função de Técnica-Administrativa Ângela SelauDisegna Para uma carga de 40 (quarenta) horas semanais, pela remuneração prevista no projeto+ (mais) quebra de caixa;e Para instrutor de Braille, por quatro votos contrários e dois favoráveis, decidiu-se que a funcionária Bruna não será mais a instrutora dessa oficina.
7. Retirada de recurso do conselheiro Guilherme: o primeiro vice-presidente Guilherme solicitou registro de que, perante a reavaliação do assunto objeto do recurso,procederá a retiradado mesmo junto ao Conselho Fiscal e Deliberativo.
8. Renúncia do Secretário Geral Suplente: o Secretário Geral Suplente Altair Fagundes de Oliveira comunicou sua renúncia do cargo. Com a renúncia também ficam vagos a Coordenadoria do Departamento de Cultura, a Assessoria do Departamento de Ciências e Tecnologia e um posto na Comissão de Eventos e Promoções Sociais.
9. Férias Murilo: o recepcionistaMurilo de Lima Chaves sairá de férias no dia 28 de maio e será substituído pela colaboradora senhora Monikede Lima Chaves.
10. Comunicação Ministério do Esporte: registro de consulta feita por e-mail pela senhora Ana Maria Morais Silva a respeito do projeto da ACERGS ‘Promoção da Prática Esportiva para Pessoas com Deficiência Visual’. O Ministério autorizou a retomada e continuidade da execução do projeto.
11. Regional Sul de Goalball: a equipe feminina foi vice-campeãda Copa Regional Sul de Goalball acontecida em Foz do Iguaçu/PR, conquistando vaga para a Copa Brasil, Série B, da modalidade.
12. Assembleia Geral extraordinária para Reforma do Estatuto Social: não foi realizada por falta de quórum.
13. Resultado Festa do Dia do Trabalhador: a festa obteve um superávit de R$ 886,47 (oitocentos e oitenta e seis Reais e quarenta e sete centavos).
14. Representação no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE): a Secretária Geral Biankarepresentará a Secretaria Estadual da Saúde nesse Conselho.
15. Contrato MFT: o senhor Maicon Tadlercomunicou a rescisãodo contrato da empresa com a Entidade.
16. Evento de Lançamento e Abertura da Campanha INCLUA-SE DIGA SIM: o evento aconteceu no dia 04 de maio, no Auditório Rogério UzunFleischmann, com presença demais de 90 (noventa) pessoas, contando com o prestígio de várias autoridades, tais como, o Presidente da FADERS – Roque Bakof, Secretário de Esportes de Canoas –RobertoTietz, Diretor Executivo do Vôlei Canoas –Almir Beltrame, vereador de Porto Alegre Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência – Alvoni Medina, entre outros.
17. Jogos Abertos de AtletismoParalímpico e Surdolímpico de Caxias do Sul: a ACERGS participou da competição no dia 05 de maio, com uma equipe de 13 atletas, em provas de campo e de pista, conquistando 31 medalhas, sendo 21 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze.
18. Evento Dia das Mães: evento ocorrerá no dia 14 e promoverá atividades de embelezamento, estética e culturais.
19. AVD: oficina ocorrerá por meio de voluntariado, com duas voluntárias – Elaine Antonia do Nascimento e Ana Lúcia de Mello.
20. Comunicação de Aprovação de Novos Associados: senhora Elaine Antonia do Nascimento ficará responsável por fazer o comunicado e o acolhimento de novos associados; a mesma também será responsável por organizar um tour pelasdependências da Sede Administrativa/Centro de Reabilitação e Qualificação Profissional, da Instituição.
21. Contrato com a BRASKEN para doações de bengalas: foi firmado o contrato com a empresa para doação de bengalas à ACERGS.
22. Sentença Ação Degravação: foi prolatada a sentença da ação, na qual, a ACERGS restou condenada ao pagamento da quantia de R$ 2.500,00(dois mil e quinhentos Reais) que será parcelado em 3 (três) vezes.
Nada mais havendo a tratar, eu, Bianka da Silva Rauber, Secretária Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 08/05/2018.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber.

Ata Nº 1253 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.
Aos 29 dias do mês de maio do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás dezoito horas. Estiveram presentes os seguintes conselheiros:Gilberto Kemer – Presidente,Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro, e Rafael Martins dos Santos – Suplente de Tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia:
1. Degravação de Atas: as atas 1219 e 1221 serão degravadas e produzidas pela secretária Bianka e pelo 1 vice-presidente Guilherme, respectivamente.
2. Copa Canária: registro da realização da copa no dia 12 de maio, na cidade de la Costa, na República Oriental do Uruguai, contra a equipe do Peñarol, onde a equipe da ACERGS conquistou o título.
3. Acordo com Empresa MS Bahia LTDA.: registro de que foi firmado o acordo com a empresa para retirada da ação. Acordo já está nos meios de comunicação da Instituição e será apresentado na Assembleia Geral do dia 29 de junho.
4. Gerência Projeto MPT: deliberado sobre a contratação de um gerente para o projeto e decidido por três votos contrários, uma abstenção e um voto a favor, por não se implementar um gerente para esse projeto.
5. Comunicação Entre os Membros do Conselho Administrativo: o meio oficial de comunicação da diretoria passa a ser o WhatsApp. Temporariamente, enquanto o Vice-Presidente Guilherme não estiver no aplicativo, alguém deverá avisá-lo das questões mais urgentes.
6. Banco de Projetos: Guilherme propõe que a pasta de projetos seja de acesso restrito. Deliberado sobre o assunto e decidido por não acolher a proposta.
7. Projeto COMUI: Guilherme apresenta a proposta de escrever um projeto para o COMUI com foco na saúde da pessoa idosa com deficiência visual. Debatido a respeito e decidido por se fazer mais estudos nesse sentido.
8. Projeto SMDS e Esporte: Guilherme questiona sobre o andamento do edital da SMDS. Gilberto buscará agenda com a secretária para tratar do assunto. Guilherme se coloca à disposição para participar da discussão.
9. Contrato com Vinicius e Roberto: Guilherme questiona sobre a situação do contrato com o escritório de advocacia. Gilberto agendará conversa com os mesmos para negociações e buscar esclarecimentos.
10. Campanha Inclua-se Diga Sim: Guilherme questiona sobre a situação da campanha Inclua-se. Gilberto faz esclarecimentos e procede um apanhado geral da Campanha.
11. Produção Braille: Liliane Birnfeld começou a fazer produção braile no dia 29 de maio, passando a responder pelo Setor. A contratação será efetivada na forma de terceirização.
12. Contratação Instrutora de Braille: registro de que foi contratada a senhora Franciele Brandão, para 30 horas, contrato de prestação de serviço por RPA.
13. Bicicleta Furtada: registro de que uma bicicleta da ACERGS foi furtada no dia 20 de maio na loja Bike Art.
14. Convocação de Assembleia Geral extraordinária: registro de que foi convocada assembleia para o dia 21/06 com a seguinte ordem do dia: apresentação do acordo celebrado com a empresa MS Bahia; e reforma estatutária.
Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, Secretária Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 29/05/2018.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber.

Ata Nº 1254 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos 19 dias do mês de junho do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás dezoito horas. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia:
1. Apreciação de Atas: aprovadas as atas 1251 e 1252.
2. Plano de Ação Campanha Inclua-se Diga Sim: discutido o plano de ação da campanha. Definidos: café com empresas no dia 31 de julho, ações em jogos da dupla Grenal no mês de agosto e jantar artístico-cultural no mês de setembro.
3. Maratona Internacional de Porto Alegre: registro da participação da equipe da ACERGS, no evento que ocorreu no dia 10 de junho, com oito atletas. Como destaque, o atleta Alexandre Rosa, como vencedor da maratona na categoria para pessoas com deficiência visual.
4. Participação Bicicultura: registro da participação dos diretores Bianka e Rafael no evento, que ocorreu entre os dias 08 e 10 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, com a apresentação do projeto Pedal da ACERGS e recebimento da menção honrosa na categoria Ação Educativa E de Sensibilização do Premio Promovendo a Mobilidade Urbana Através da Bicicleta.
5. Reunião com Secretária da SMDS e Esporte: reunião realizada no dia 12 de junho, com a participação dos diretores Gilberto, Guilherme, assistente social Pamela e advogado Vinicius Culasso. Pela secretaria, participaram a Secretária Denise Russo, Gabriel Alban (Diretor de Acessibilidade e Inclusão) e Jorge Brasil, além da assessora do Vereador Aldacir Oliboni, Vanessa Goulart. Guilherme fez Breve relato dos pontos tratados na reunião, registrando-se os seguintes compromissos firmados pela SMDS e Esportes: encaminhamento do edital à PGM até sexta-feira (15 de junho) e publicação do mesmo no DOPA até o final do mês corrente; verificar junto à FASC a possibilidade de se obter recursos com O Fundo Nacional da Assistência Social; verificar apoio para que a ACERGS receba Metas da FASC; viabilizar convênio com Universidades para disponibilizar estagiários à ACERGS; buscar promover e ofertar a realização de cursos para a formação de profissionais de Orientação e Mobilidade, Atividades da Vida Diária, transcrição braile e fiscais ledores; e buscar patrocínio para a implantação da oficina de AVD na ACERGS.
6. Fichas de Associados: será retomado com a funcionária Ângela para que oriente voluntários para fazer a atualização das fichas e digitalização das mesmas.
7. Sistema de Cadastro: Gilberto tratará do assunto com funcionários, visando encontrarem uma alternativa para construção de um sistema para a Associação.
8. Lista de Transmissão no Watsapp: Gilberto verificará junto ao Serviço Social voluntários para criação da Lista e Alimentação da mesma.
9. Tutorial de Cadastramento de E-mails no Site: fazer tutorial para postar nas redes sociais da Entidade. Bianka fica responsável por essa atribuição.
10. Fórum de Encruzilhada do Sul: Guilherme apresenta convite para que a ACERGS participe de um fórum na cidade de Encruzilhada do Sul para apresentar as atividades e falar sobre a importância das associações para o movimento das pessoas com deficiência. Decidiu-se que a ACERGS atenderá ao convite desde que sejam custeadas expensas relativas a transporte e alimentação, aos representantes designados.
11. Transferência Assembleia Geral Extraordinária: registro de que a assembleia convocada para o dia 21 de junho foi transferida para o dia 29 de junho.
Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, Secretária Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito. Porto Alegre/RS, 19/06/2018.
Gilberto Kemer
Bianka da Silva Rauber .

 

Ata Nº 1255 do Conselho Administrativo da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS. Aos 17 dias do mês de julho do ano de dois mil e dezoito realizou-se uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ACERGS na sede administrativa da entidade, situada na Rua Vigário José Inácio, número 433, sexto andar, na cidade de Porto Alegre RS. A reunião teve início ás 18:00 horas, em primeira convocação. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Gilberto Kemer – Presidente, Guilherme dos Santos Souza – Primeiro Vice-Presidente, Glailton Winckler da Silva – Segundo Vice-Presidente, Bianka da Silva Rauber – Secretária Geral, Airto Viana Chaves – Tesoureiro e Rafael Martins dos Santos – Suplente de Tesoureiro. Tratou da seguinte ordem do dia:

  1. Atas: aprovadas as atas 1253 e 1254.
  2. Associados: o funcionário Murilo de Lima Chaves deverá fazer contato prioritário com os associados fundadores para verificar interesse em continuarem como associados; Guilherme fará estudo de como incluir considerações sobre os associados com cadastro não atualizado; Bianka fica responsável por fazer um informativo de associados aprovados em cada reunião para colocar no site, no mural e disponibilizar na recepção; e Será exigido laudo médico para aprovação de associados pela Diretoria.
  3. Usuários: deliberado sobre a exigência de laudo médico para usuários atendidos. Decidido por adotar a obrigatoriedade de apresentação de laudo médico atestando a deficiência e sua graduação, para inscrição em toda e qualquer atividade, a qual deverá ser feita pelo responsável pela área, tendo o atendido prazo de 30 (trinta) dias para entregar o laudo.
  4. Férias de Funcionários: Murilo de Lima Chaves está em gozo de período de férias de 20 (vinte) dias iniciado dia 16/07 e encerrando em 07/08; Cleiton Fronckowiake cumprirá férias de 30 (trinta) dias a partir de 27/08; e Maurício Wolker, 20 (vinte) dias a partir de 03/09.
  5. Assembleia Geral Extraordinária: será convocada Assembleia Geral para o dia 30/08, para apresentação do Acordo judicial ajustado com a empresa MS Bahia LTDA. .
  6. Contas: Airto relatou que INSS está sendo concluído o parcelamento; FGTS está sendo quitado nesse mês; condomínio foi pago o do mês corrente e um anterior; divida trabalhista da ex-funcionária Vera foi paga a terceira parcela.
  7. Circuito SESC de Corridas 10ª Etapa – Passo Fundo: participação da equipe de atletismo da ACERGS no dia 15/07, com dois atletas, onde foi obtida uma medalha de ouro na categoria Especial.
  8. Regional Sul-Sudeste de Futebol de 5: a equipe da Associação conquistou o terceiro lugar no evento que ocorreu entre os dias 02 e 08 de julho, no Centro de Treinamentos do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB). Registro de voto de louvor à equipe, por sua denotada evolução e pelos vultuosos resultados alcançados.
  9. Reunião com Ministério Publico do Estado: relato da reunião feita com o MPRS, representado pelo promotor de justiça Sr. Alexandre Saltes, no dia 13/07, sendo a ACERGS representada pelo Presidente Gilberto e pela assistente social Pâmela Garcia, para tratar do convenio com a Prefeitura de Porto Alegre. O MPRS oficiará a SMDSE e a PGM pedindo celeridade na consecução do devido Termo com a Entidade.
  10. Reunião com a FADERS: presidente Gilberto fez breve relato da reunião que ocorreu no dia 04/07 para tratativas da participação da ACERGS na XXIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. A ACERGS participará da 2ª EXPOTAI, atuando no dia 23/08 com os setores da Orientação e Mobilidade e da Oficina de Ensino do Braille, no dia 24 com os setores de Tecnologia Assistiva e AVD e o grupo de dança Inclusão sem Fronteiras e no dia 26 com a realização da Pedalada da ACERGS. Ficando ainda, a ser tratado entre o Departamento de Esportes e a Fundação, as atividades esportivas a serem inseridas na programação da Exposição.
  11. Café com Empresas: será realizado café com empresas no dia 13/08…. Neste evento será feita entrega de bengalas para atendidos, entrega de Certificados de Honra ao Mérito a equipe de Futebol de 5, apresentação institucional e entrega de projetos e explanação de linhas de captação, bem como possibilidades de patrocínios.
  12. Gincana BRASKEN: registro de que a ACERGS será novamente apadrinhada por uma equipe da gincana da BRASKEN. Esta atividade propiciará diversos benefícios a comunidade ACERGS, como: obras de manutenção e reparos, palestras, workshoppes, minicursos, campanhas de arrecadação de itens como material escolar, de vestuário,, material de escritório, brinquedos,entre outros.
  13. Férias Diretor: o Tesoureiro Suplente Rafael Martins estará de férias entre os dias 30 de julho e 14 de agosto.
  14. Formação em Escola: no dia 09 de julho a funcionária Franciele Brandão e a associada Marilena Assis fizeram uma formação para vinte professores na escola Carlos Rauch e Felippe Wendeling,na cidade de Dois Irmãos.
  15. Eleições: a Assembleia Geral de Eleições aos conselhos Administrativo e Fiscal e Deliberativo realizar-se-ão na data de 09 de novembro, no horário das 10:00 horas às 20:00 horas.

Nada mais havendo a tratar, eu Bianka da Silva Rauber, Secretária Geral, lavrei a presente ata que será assinada por quem de direito.

Porto Alegre/RS, 17/07/20
Gilberto Kemer      
Bianka da Silva Rauber