Categories: Notícias

Pedal Inclusivo São Léo Venha participar conosco!

No próximo dia 17 de julho, domingo, ocorrerá na cidade de São Leopoldo o primeiro Passeio Ciclístico, “Pedal Inclusivo São Léo”.

A atividade, que está sendo organizada pelos Rotary Clubs de São Leopoldo, traz para as ruas da cidade a experiência já vivenciada em Porto Alegre pelo grupo “Pedal da ACERGS”, vinculado à Associação de Cegos do Rio Grande do Sul”.
Assim, com a utilização de bicicletas de dois lugares chamadas Tandens, os ciclistas da cidade de São Leopoldo e região do Vale dos Sinos terão a oportunidade de conhecer e experimentar esta forma de pedalar, na qual pessoas cegas ou com baixa visão são guiadas por pessoas sem deficiência visual.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a inclusão também por meio do ciclismo na cidade de São Leopoldo, bem como produzir essa consciência entre seus habitantes.

O evento deve se iniciar com a concentração por volta das 8h30, no Ginásio Municipal, com a primeira largada às 9h00 e a segunda largada às 10h30.

O percurso está estabelecido em aproximadamente 8 km passando pela Avenida Imperatriz Leopoldina e arredores.

A ação também conta com apoio e patrocínio dos Rotary Clubs de São Leopoldo, SESC, Secretaria Municipal de Esportes, Associação das Pessoas com Deficiência do Vale dos Sinos, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, Pedal da ACERGS, Ciclosinos, Turma de pedal São Léo Biker’s, Turma do Pedal Feitoria, Agroplastic Comercial de Plásticos LTDA e Sicredi.

ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), fundada em 20 de outubro de 1967, é uma instituição assistencial para pessoas cegas ou com baixa visão, sendo dirigida por deficientes visuais. Atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, através da promoção de oficinas de reabilitação, qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais. A ACERGS também é uma entidade de defesa de direitos das pessoas com cegueira e baixa visão e todas as ações desenvolvidas pela instituição visam a autonomia e independência dos deficientes visuais e, assim, geram melhora da auto-estima, autoconfiança e segurança no ir e vir dessas pessoas. Por outro lado, essas ações contribuem para que a família tenha uma melhor compreensão do seu papel em relação à pessoa com deficiência. Uma pessoa cega ou com baixa visão, que acredite em si mesma, que tenha o apoio da família e da sociedade, que receba um treinamento adequado para ter acesso à informação, conhecerá um sentimento denominado dignidade e terá acesso pleno à cidadania.

Recent Posts

JUDÔ PARALÍMPICO DA ACERGS VIAJA PARA DISPUTAR 2 COMPETIÇÕES EM SÃO PAULO

Entre os dias 14 e 16 de março de 2025, vai acontecer o Grand Prix…

2 meses ago

NOTA DE PESAR

A FAMÍLIA ACERGS ESTÁ ENLUTADA. NESTA MANHÃ NOS DEIXOU UMA GIGANTE! A Associação de Pessoas…

2 meses ago

RESOLUÇÃO Nº 01/2025, DE 2 DE JANEIRO DE 2025

Dispõe sobre o valor da contribuição associativa mensal da ACERGS no ano de 2025O Presidente…

4 meses ago

Um Natal Mágico e Cheio de Alegria na ACERGS!

Hoje, vivemos um momento especial e cheio de encantamento na tradicional Festinha de Natal da…

5 meses ago

Equipe da ACERGS presente no campeonato brasileiro de futebol de cegos série A com o apoio do CBCP

Nossa equipe de Futebol de Cegos, participou do campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos Série…

5 meses ago

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje celebramos a força, a diversidade e a inclusão. É um momento para refletir sobre…

5 meses ago