Associados da ACERGS lançam livro Histórias de Baixa Visão no dia 29 de maio na UFRGS

A coletânea, que conta com o apoio da Associação de Cegos do RS, será tema de um Sarau Literário e Lançamento de sua 2ª edição – Revista e Ampliada.

A obra Histórias de Baixa Visão, organizada pela jornalista, técnica administrativa da UFRGS e associada da ACERGS, Mariana Baierle, trata de uma coletânea escrita por 23 autores com deficiência visual. Os autores são pessoas cegas ou com baixa visão que contam suas experiências e trajetórias de vida em textos no formato de crônicas e relatos autobiográficos. Não se constitui de um livro acadêmico ou técnico sobre o tema, sendo o foco principal as vivências e situações empíricas trazidas pela voz de quem se relaciona com o mundo sem poder contar plenamente com o sentido da visão e em diferentes contextos: escola, família, grupo de amigos, vida profissional, formação acadêmica, relacionamentos, enfrentamento de barreiras de toda ordem, preconceito e desconhecimento por parte da sociedade.


No dia 29 de maio ocorrerá um grande Sarau Literário e Lançamento do título no Centro Cultural da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul , das 19h às 22h, com a presença de dez autores. São eles: Adilso Corlassoli, André Werkhausen Boone, Eliane SantiagoFranciele Brandão, Gabriel Pessoa Ribeiro, Grazieli Dahmer, Maicon Tadler, Mariana Baierle, Rafael Giguer e Rafael Martins Dos Santos. Fazem parte ainda da coletânea os textos do presidente da ACERGS Gilberto Kemer e da associada e professora Marilena Assis. A atividade iniciará com a apresentação de trechos da obra. Na sequencia, haverá um bate-papo com a plateia, em que o público poderá fazer perguntas e os autores irão compartilhar suas experiências de vida, formas de lidar com a deficiência visual, bem como dar orientações e dicas sobre abordagens mais adequadas para quem nunca teve contato com pessoas com deficiência. Por fim, haverá sessão de autógrafos no encerramento da atividade.


O título busca contribuir com a construção de uma sociedade mais plural e respeitosa com as diferenças. Trata-se de um importante instrumento na divulgação da baixa visão e na ampliação da consciência sobre essas questões. A publicação conta com o apoio institucional da ACERGS, sendo publicada pela primeira vez em 2017 de forma alusiva ao aniversário de 50 anos da entidade. Em 2018 foi lançado a 2ª edição – Revista e Ampliada, com o acréscimo de seis novos autores, durante o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, ocorrido na Universidade Federal de São Carlos (UfsCar).


A 2ª edição ainda não foi lançada em Porto Alegre, sendo a atividade no Centro Cultural da UFRGS uma oportunidade única para trocas, tanto para os autores quanto para a comunidade universitária e a comunidade da ACERGS. Segundo a organizadora @ Mariana Baierle “Nosso objetivo não é apenas levar o livro até diferentes espaços e ambientes, mas principalmente promover momentos onde os autores possam contar sobre suas histórias, participação no livro e promover o diálogo com o público, mobilizando e sensibilizando a população para nossas demandas.”

O livro será comercializado no local, com pagamento apenas em dinheiro. O valor referente aos direitos autorais serão revertido em doações de exemplares para escolas e bibliotecas públicas de todo o país. Teremos chá e café, pedimos que traga sua caneca para evitarmos o uso de copos plásticos e cuidarmos do nosso Planeta!

SERVIÇO
O quê: Sarau Literário e Lançamento da obra Histórias de Baixa Visão – 2ª Edição Revista e Ampliada
Quando: 29 de maio de 2019 (quarta-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: Centro Cultural da UFRGS –Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Central – Porto Alegre/RS – Observação: é possível chegar até o local pela entrada da Av Paulo Gama,110, quase esquina Av Osvaldo Aranha ou pela Sarmento Leite, 320
Facebook: Livro Histórias de Baixa Visão:

Compareça! Compartilhe e curta o nosso evento no link abaixo.

No próximo dia 29 de maio, quarta-feira, das 19h as 22h, os autores do livro Histórias de Baixa Visão – organizado pela…

Publicado por Livro Histórias de Baixa Visão em Domingo, 5 de maio de 2019
Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo
11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =