Orientação e Mobilidade

A ACERGS disponibiliza a oficina de Orientação e Mobilidade para a comunidade com deficiência visual.
A oficina tem como objetivo proporcionar a autonomia dp sujeito a partir da aprendizagem de técnicas que possibilitam a locomoção com segurança e independência em locais internos e externos.

A oficina de Orientação e Mobilidade é desenvolvida de acordo com os pré-requisitos cognitivos, psicomotores, sociais e emocionais de cada indivíduo. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento de todo o processo de aprendizagem.

Promove confiança, segurança e proteção em deslocamentos em ambientes internos e externos, com a aprendizagem de técnicas de utilização da bengala longa, propiciando, assim, condições para que uma pessoa com deficiência visual exerça seu direito de ir e vir de forma autônoma.
Os atendimentos são realizados de segundas às sextas-feiras, das 12h às 18h.


 Descrição da imagem: foto em orientação retrato enquadra as pernas de duas pessoas que estão lado a lado. A mais a esquerda possui uma bengala longa que tateia um piso tátil em seu caminho.Fim da descrição.
Descrição da imagem: Aluno em atendimento de Orientação e Mobilidade realizando subidas de degraus. Fim da descrição
Descrição da imagem: Aluna realizando atendimento de Orientação e Mobilidade na Rua Vigário José Inácio. Detectando o meio fio com o uso da Bengala. Fim da descrição
Descrição da imagem: Aluno realizando atendimento de Orientação e Mobilidade, passagem estreita com obstáculos próximo ao meio fio. Fim da descrição.
Descrição da imagem: Aluna em atendimento de Orientação e Mobilidade sobre o Piso Tátil no ambiente interno da ACERGS. Fim da descrição.

Voltar para Home