Nessa
quinta-feira (25), o Judô Paralimpico Gaúcho estará sendo representado pelos
atletas Matheus Baldin de Lucas e Sidnei Ávila de Oliveira nas Paralimpiadas
Universitárias 2019 que acontecem de 24 a 27 de Julho no Centro de Treinamento
Paralimpico, na cidade de São Paulo/SP.
Ambos são integrantes da Equipe de Judô Paralimpico ACERGS/UFRGS e estarão
representando suas respectivas Instituições de Ensino Superior.
Matheus Baldin esta cursando o 5° semestre do Curso de Educação Física na Universidade Leonardo da Vinci em Porto Alegre e é atleta do Projeto de Extensão Universitária Bugre Lucena, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Matheus participará pela segunda vez desta competição, onde em 2018 foi campeão de sua categoria (até 90kg) e Vice-campeão na categoria Absoluto.
Sidnei Ávila também é estudante do Curso de Educação Física, está no 6° semestre na Universidade de Passo Fundo e é atleta da Academia Rodrigo Bilhar. Esta é a primeira participação de Sidnei na competição.
As Paralimpiadas Universitárias tem como principal objetivo estimular os estudantes universitários com deficiência visual, física e intelectual, de todas as instituições de Ensino Superior a participarem de atividades esportivas.
Esta será a terceira edição desta competição Universitária organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que contará com atletas de todo o Brasil em oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3×3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.