Esse sábado (30) foi de muito Judô no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo/SP. Aproximadamente 150 judocas de 50 instituições de todo Brasil participaram do Grand Prix de Judô Paralímpico e da Copa Antônio Tenório realizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), sendo esta a principal competição a nível Nacional. A Equipe da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul em parceria com a UFRGS esteve presente representada por 7 atletas, sendo 3 no feminino e 4 no masculino.
Nas lutas realizadas pela manhã o atleta Tiago Fernandes, em sua primeira competição de Judô, ficou com o Bronze ao competir na Copa Antônio Tenório de Judô Paralímpico, evento este que visa fomentar a iniciação no Judô para Deficientes Visuais jovens e adultos.
Logo após as judocas Bruna
Domingos e Thais Furtado entraram em ação. Bruna, em sua primeira participação
no Alto rendimento, realizou quatro lutas contra grandes nomes da categoria até
52kg mas não obteve vitória ficando em 5° lugar.
Por sua vez, O grande destaque desta competição foi a grande atuação da judoca
Thais que sagrou-se Campeã Brasileira de Judô Paralímpico na categoria até 48kg
ao vencer três lutas, conquistando o lugar mais alto no pódio.
Na parte da tarde os judocas Giovana Pila e Sidnei Ávila, com muita garra e determinação, conquistaram respectivamente as medalhas de Prata e Bronze em suas categorias. E para finalizar os atletas Glailton Wincler e Matheus Baldin encerraram sua participação, respectivamente, em 9 e 7 lugar após combates difíceis mas com a entrega dos atletas.
Medalhar nesta etapa Final do Grand Prix de Judô Paralímpico é requisito para a obtenção ou renovação do benefício do Bolsa Atleta.
A participação neste evento foi uma ação do Departamento de Esportes e Cultura da ACERGS em parceria com a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança.
Departamento de Esportes e Cultura ACERGS
2° Vice-Presidente – Glaiton Winckler da Silva
E-mails: esportes@acergs.org.br – cultura@acergs.org.br
Fone/Whatsapp: (51) 985283270
Comunicação ACERGS
Coordenação Rafael Martins dos Santos
Texto: Matheus Baldin de Lucas
“Todas essas conquistas foram possíveis graças ao patrocínio da rede ATACADÃO S.A. O qual investiu no programa de reabilitação e aprendizagem da ACERGS em 2019 e contribui para que a ACERGS continue existindo com força em todos os seus serviços”