O projeto Judô Paralímpico 2024, tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência visual (baixa visão e cegueira) a prática do judô em toda a sua plenitude, desde o ensino dos fundamentos básicos da modalidade até a socialização em eventos esportivos com judocas mais experientes.
O judô será utilizado como ferramenta de socialização, para promover a inclusão social e estimular a atividade física regular e saudável dos participantes.
Quem pode participar? Jovens, adultos e idosos, a partir dos 14 anos, com deficiência visual.
Critérios de seleção: Não haverá distinção entre as turmas, quanto a gênero, faixa etária ou nível técnico na modalidade. As vagas serão disponibilizadas para todos aqueles que tiverem deficiência visual comprovada (atestado de acuidade visual) dentro dos limites de vagas pré-estabelecidos.
Os interessados devem procurar a secretaria da ACERGS para efetuar a inscrição. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada.
Serão disponibilizadas 30 vagas. Assim que o projeto completar esse número, será feita uma lista de espera, para casos eventuais de desistências ou trocas de alunos durante o período de realização das atividades.
Haverá um limite simbólico de vagas (30) para conseguiremos instrumentalizar os alunos com os materiais necessários para prática (quimonos). Caso um participante tenha seu próprio quimono, poderá participar das atividades mesmo com o número de vagas excedido.
As aulas iniciam no dia 12/11/2024 e o projeto terá duração de 10 meses.
Locais de Execução do Projeto:
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança – ESEFID. Endereço: Rua Felizardo, 750 – Jardim Botânico, Porto Alegre/RS – CEP: 90690-200;
Sede administrativa da ACERGS : Endereço: Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico. CEP: 90020-100.
Horário das atividades:
Segundas e quartas (ESEFID), das 18:30 às 20:30hs
TerÇAS e quintas (ESEFID), das 16:30 às 18:30; e das 19h às 21h
Sextas-feiras (ACERGS), das 8:30 às 11:30 (aulas de 1 hora, para pequenos grupos, necessário agendamento).
O projeto Judô Paralímpico 2024, tem o financiamento da
Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio Grande do Sul, patrocínio da Guimarães Alimentos e execução do Departamento de Esportes da ACERGS
Alexsander Celente
Vice-Presidente de Esporte, Cultura e Lazer da ACERGS