Acergs ganha a Série B do Campeonato Brasileiro de goalball

Neste sábado (28), dois campeões inéditos foram consagrados no Campeonato Brasileiro de Goalball – Série B. Na categoria feminina, a decisão também valia o acesso para a Série A, e o Icemat-MT (Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso) levou a melhor sobre a Apadv-SP (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais) em surpreendente “game” por 12 a 2. Na final masculina, as duas equipes já estavam classificadas para a Primeira Divisão, mas o título veio para coroar uma campanha de recuperação da Acergs-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul). Os gaúchos superaram os paraibanos da Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência), por 5 a 3, para ficarem com a medalha de ouro.

Nem mato-grossenses nem gaúchos haviam conquistado este título antes. Esta foi a quarta edição do evento, que passou a ser disputado em 2018 – não houve torneio em 2020 e 2021 por conta da pandemia de COVID-19. Confira a galeria de campeões:

Um pouco mais cedo, houve a disputa dos terceiros lugares. O jogo valendo o bronze feminino reuniu o Ivos-ES (Instituto Vila Olímpica Social) e a Adevirn-RN (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte). A partida terminou em 5 a 5 no tempo regulamentar. Assim, foi o único confronto da competição que precisou de prorrogação para a definição. No primeiro lance, Hoseanne Lopes, que foi a vice-artilheira com 23 gols, anotou o chamado golden gol (gol de ouro, na tradução do inglês) para trazer a medalha de bronze ao instituto capixaba. 

Entre os homens, a Apec-PE (Associação Pernambucana de Cegos) e o LMC-SP (Lar das Moças Cegas) fizeram duelo equilibrado, com intensidade alta e direito à virada. Os pernambucanos estiveram à frente no começo do segundo tempo, mas os santistas deram a volta por cima e fecharam o confronto em 4 a 3.

Sobre a Série B de Goalball 2023

A competição começou com 18 equipes, dez no torneio masculino e oito no feminino. A categoria feminina contou com dois grupos de quatro equipes cada na fase classificatória. Já a masculina teve dois grupos com cinco times. Em ambos os casos, o sistema de disputas foi o mesmo: todos os times jogaram entre si nos respectivos grupos. Os dois melhores de cada grupo avançaram às semifinais. O torneio masculino cedeu duas vagas para a Série A de 2024. No caso da categoria feminina, apenas a campeã teve o acesso.

Alex Gaúcho está de pé na região central do seu lado da quadra. Ele veste camisa de manga longa azul e calça preta. O número 5, na altura do peito, está escrito em laranja.
Foto da equipe de goalball e comissão técnica da Acergs. Todos com medalha de ouro no peito e Alex gaúcho segura o troféu de campeão.
Imagem da equipe comemorando no pódio. Alex gaúcho está com o troféu erguido na mão direita.

Fonte: https://www.cbdv.org.br/icemat-e-acergs-ganham-a-serie-b-do-campeonato-brasileiro-de-goalball

Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.